Nós precisamos construir um sistema imunológico intelectual

A natureza nos equipou com um sistema imunológico de complexidade impressionante e uma eficiência fantástica. Ele consiste em 100 bilhões de receptores reguladores imunológicos que são capazes de distinguir o eu do não-eu. A função dele é regular o organismo de substâncias estranhas que podem potencialmente machucá-lo. Não importa as dimensões ou a forma do invasor inimigo, haverá algum receptor correlato que poderá reconhecê-lo e efetuar a sua eliminação.

Além da maravilha de como o sistema auto imune reconhece o eu do não-eu, existe, ainda, a sua capacidade de distinguir carboidratos invasores, dos ácidos nucléicos e proteínas e aqueles que existem no nosso organismo, frequentemente em formatos que são bastante parecidos com os dos invasores. Quando o sistema imunológico está funcionando adequadamente, ele nunca é ativado por substâncias próprias e infalivelmente responde e rejeita substâncias que não lhe pertencem.

Enquanto a natureza nos proveu com um sistema imunológico esplêndido que toma conta do nosso corpo, é nossa responsabilidade estabelecer um sistema imunológico intelectual para nos proteger de aceitar as más ideias. Dostoevsky falou sobre quão facilmente ideias incompletas que flutuam pelo vento podem afetar as mentes dos estudantes universitários. Ele utilizou esse tema como base para o seu romance, Crime e Castigo. 

Nós precisamos nos proteger dessas ideias incompletas instalando uma série de boas ideias. A escolha, por exemplo, é uma ideia incompleta uma vez que não especifica um objeto. O psiquiatra Viktor Frankl referiu-se a um conjunto errado de ideias na cultura como constituindo uma “epidemia psíquica”. Enquanto epidemias somáticas são “resultados típicos da guerra”, ele continua dizendo, as epidemias psíquicas, associadas a uma ausência virtual de uma filosofia de vida sã e realista, são possíveis causas da guerra.

É encorajador notar que, apesar de existir um número infinito de ideias ruins,  relativamente apenas poucas ideias boas são necessárias para estabelecer um sistema imunológico intelectual confiável. A operação é bem menos complicada e contém muito menos elementos do que é necessário para construir um firewall para bloquear os vírus dos nossos computadores. Uma pessoa não precisa saber muito para ser sábia. A explosão de conhecimentos não precisa ser uma fonte de confusão e desânimo para a pessoa que quer ser educada corretamente, no sentido fundamental de ser capaz de distinguir ideias boas e ruins. A Filosofia, tanto especulativa quanto prática, fez poucos avanços nos tempos modernos. Nesse sentido, não há nada novo debaixo do sol. Na verdade, muito foi perdido como resultado de erros que infectaram o pensamento moderno.

Educação e uma vida virtuosa são de essencial importância. O filósofo e educador Mortimer Adler escreveu dois livros que ilustram maravilhosamente a  “simples” maneira em que a mente pode reconhecer um erro e rejeitá-lo. Os títulos sozinhos são bem ilustrativos: Six Great Ideas (Seis grandes ideias) e Ten Philosophical Mistakes (Dez erros filosóficos). O primeiro lida com a Verdade, a Beleza e a Bondade (ideias pelas quais julgamos) e Liberdade, Justiça e Igualdade (ideia pelas quais agimos). O segundo lida com as 10 áreas do pensamento que podem nos proteger de erros comuns. O objetivo do Dr. Adler como educador, realmente, é de nos ajudar a estabelecer e fortalecer o nosso sistema imunológico intelectual. 

Quando nós percebemos a importância de estabelecer um sistema imunológico intelectual, nós percebemos, ao mesmo tempo, a importância da Filosofia. A Filosofia como a busca pela sabedoria, não pode ser colocada ao lado de alternativas da moda como o desconstrucionismo, relativismo, ceticismo ou o cinismo. Nós precisamos da Filosofia, não como distração, mas de maneira fundamental, como os pulmões precisam de oxigênio, o sistema digestivo precisa de alimento e o sistema respiratório precisa de sangue. 

De acordo com São Tomás de Aquino, nós estamos inclinados por natureza a buscar a Verdade, a Beleza e a Bondade, e assim por diante. Essas inclinações são partes elementares da Lei Natural. A natureza não nos inclina a buscar erros. Ninguém pergunta pelas horas erradas.

Toda pessoa deseja ser um eu autêntico, ou seja, um eu inteiro tanto no corpo quanto na alma. Deve-se notar, e cientistas da imunologia concordam, que uma mente saudável, consistindo em boas ideias, é significativamente fortalecedora do sistema imunológico. Filosofia, então, não é apenas uma busca por sabedoria, mas um caminho para se possuir de maneira mais completa.

_____________

Autor: Dr. Donald DeMarco

O Dr. Donald DeMarco é professor emérito da St. Jerome’s University e professor adjunto do Holy Apostles College. É autor de quarenta e dois livros e ex-membro correspondente da Pontifical Academy of Life. Alguns de seus últimos livros, The 12 Supporting Pillars of the Culture of Life and Why They Are Crumbling, e Glimmers of Hope in a Darkening World, Restoring Philosophy and Returning to Common Sense e Let Us not Despair estão publicados na amazon.com. Ele e sua esposa, Mary, têm 5 filhos e 13 netos.

Fonte: Catholic Exchange

Traduzido por Juliana de Andrade – Membra da Rede de Missão Campus Fidei, servindo no Núcleo de Tradução e Didaskalia, além de atualmente participante do Grupo de Estudo Dating São Pio em Brasília – DF.

4.7 3 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.