INSPIRAÇÃO FUNDACIONAL DO CARISMA CAMPUS FIDEI

A Rede de Missão Campus Fidei foi historicamente iniciada na Arquidiocese de Brasília em 20 de outubro de 2014 por dois jovens leigos celibatários, Jerônimo Lauricio e Danilo Luiz, provocados a concretizar o apelo que o Papa Francisco fez no dia 27 de Julho de 2013, dia da inspiração fundacional do carisma Campus Fidei, durante a Vigília da JMJ-2013:

“(…) Não quererá porventura o Senhor dizer-nos que o verdadeiro Campus Fidei, o verdadeiro Campo da Fé não é um lugar geográfico, mas somos nós mesmos? Sim, é verdade! Cada um de nós, cada um de vocês, eu, todos. E ser discípulo missionário significa saber que somos o Campo da Fé de Deus. Ora, partindo da denominação – CAMPUS FIDEI – Campo da Fé, pensei em três imagens que podem nos ajudar a entender melhor o que significa ser um discípulo missionário: a primeira imagem, o campo como um lugar onde se semeia; a segunda, o campo como um lugar de treinamento; e a terceira, o campo como um lugar de construção.

(Papa Francisco, vigília da JMJ 2013).

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido NUM CAMPO. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo (…) O Reino dos Céus é ainda como UMA REDE lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam” (Mt 13,44.47-48).

nossos PRINCÍPIOS DE VIDA

IDENTIDADE

A Associação Privada de Fiéis Campus Fidei, doravante denominada, por simplesmente Campus Fidei, é uma Rede de Missão fundada na Arquidiocese de Brasília; um corpo associativo de fiéis leigos católicos, formado por homens e mulheres; jovens e adultos; solteiros, casados e celibatários (também com a possibilidade de clérigos seculares); que sob a intercessão de seus patronos São João Paulo II e Santa Teresa de Calcutá, buscam responder juntos ao carisma de “ser e formar uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras”.

MISSÃO

A missão do Campus Fidei, a partir da Arquidiocese de Brasília, tem por finalidade, nos caminhos da nova evangelização, semear, treinar e construir o Campo da Fé de uma geração de jovens e famílias: o campo da fé de novos discípulos missionários.

Um campo da fé que se assemelhe a um lugar de semeadura do Evangelho, a partir das experiências concretas da vida das pessoas e da Doutrina da Igreja; a um lugar de treinamento e aprofundamento da Vida Intelectual, da Vida Interior, da Vida Fraterna e da Vida Missionária; e a um lugar de construção da fé dos jovens e das famílias, perpassando três dimensões: bíblico-catequética, humano-afetiva e sócio eclesial.

A partir do “múnus docendi” de Cristo e iluminados pelo carisma da formação, tanto da educação da fé, quanto da educação para o amor, a Rede de Missão Campus Fidei, se propõe a atender os jovens, os casais de namorados, os noivos e os casais de esposos nos seus primeiros anos de vida conjugal que, majoritariamente, já tiveram uma experiência de fé, mas buscam aprofundá-la e enraizá-la, tanto em sua vivência individual como comunitária.

Tudo isso de forma presencial, por meio dos Grupos de Estudo (Catecismo, Teologia do Corpo, DATING, YOUFAMILY, Clube de Literatura), encontros, aprofundamentos, formações nas paróquias e fora da Arquidiocese de Brasília; cursos, retiros, congressos, simpósios, etc; ou de forma virtual, através dos grupos de estudo online, ferramentas e recursos audiovisuais (Blog, YouTube, Podcast), tradução e publicação de textos e livros inéditos.

ESPIRITUALIDADE

O caminho espiritual da Rede de Missão Campus Fidei se caracteriza pelo que a Evangelii Gaudium define como “espiritualidade missionária” (EG, n. 78): jovens solteiros, celibatários, clérigos, casais de namorados, noivos e jovens esposos vivendo com alegria a vocação de discípulos missionários.

A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar. (…) Ou seja, pessoas que decidiram, no mais íntimo de si mesmas, estar com os outros e ser para os outros” (EG, n. 273).

SOMOS IGREJA

São João Paulo II
Patrono

“(…) «Senhor, por causa da tua palavra, LANÇAREI AS REDES» (Lc 5,5). Queridos amigos, a imagem da pesca corresponde à missão da Igreja. Conduzir as almas humanas à luz da Fé, à fonte do Amor e à Esperança no Reino de Deus: eis a missão contínua da Igreja. Sem olhar as dificuldades, somos chamados a esta sublime tarefa de lançar as redes com fé, confiante de que o Senhor faz o resto”.

Santa Teresa de Calcutá
Patrona

“Salvar o maior número possível de almas da escuridão da falta de fé, eis a nossa missão… Levar almas a Deus, e Deus às almas. (…) Por causa disso, confio no seu amor e espero tudo d’Ele. Isto é o que me fez chegar até aqui. Nele e com Ele posso fazer tudo quanto Ele quer que eu faça. (…) Que, portanto, Ele faça comigo o que quiser, pois sou muito feliz em ser a flor do CAMPO DE DEUS”.

Jerônimo Lauricio
Fundador

Doutorando e Mestre em Teologia, professor e Missionário.

Danilo Oliveira
Fundador

Bacharel em Teologia, estudante de Direito, Literatura e Missionário.

Os membros da Rede de Missão Campus Fidei, admitidos pelo Conselho Geral, se identificam através de três modos de compromissos. (…) Sob uma mesma espiritualidade e uma idêntica missão todos e cada um dos Missionários Campus Fidei, realizam o chamado de difundir o carisma de “ser e formar uma geração mais enraizada na Fé e fecunda em Boas Obras”. Estes três modos de compromissos são, portanto, enquanto:

1. Membros Fundadores: são nossos dois irmãos celibatários, nos quais o Senhor confiou o carisma fundacional da Rede de Missão Campus Fidei em 2013

2. Membros Dedicados: são aqueles celibatários que, vivendo em comunidade (masculinas ou femininas), se dedicam ao apostolado como atividade principal, empenhados na vida missionária e nas atividades da Rede Missão Campus Fidei, constituindo-se na garantia da manutenção do carisma;

3. Membros Enredados: como o nome já diz, são aqueles que, “dispostos como uma rede”, se comprometem em atuar de modo regular e continuado nas atividades da Rede de Missão Campus Fidei. São fiéis leigos, casados ou solteiros, chamados a viver a identidade e missão do carisma Campus Fidei, residindo em suas próprias casas, nas condições ordinárias da sua família, seu estado de vida, sua profissão e sua vida social.

4. Membros Clérigos: são os membros ordenados que se associam à Rede de Missão a partir de suas realidades próprias ou na vivência comunitária e possuem características próprias na admissão, nos direitos e nas responsabilidades.

Campus Fidei

Missionários

Luiza Trivelli
Brasília - DF

Débora Carvalho
Brasília - DF

Ludmila Giacone
Brasília - DF

Henrique Sales
Brasília - DF

Fabiane Cavalcante
Ananindeua - PA

Thais Freitas
Brasília - DF

Layane Amorim
Brasília - DF

Layane Mendes
Brasília - DF

Angela de Oliveira
Brasília - DF

TIAGO GIACONE
Brasília - DF

Giovanna Gonçalves
Manaus - AM

Gabriel Dias
Brasília - DF

Pedro Pagano
Brasília - DF

Lettícia Payne
Brasília - df

Lucas Pessanha
Brasília - df

João Marcos
Brasília - df

Amanda Leal
Curitiba - PR

Mayara Carvalho
Brasília - df

Luana Beatriz
Brasília -DF

Luigi Cartaxo
Brasília -DF

Carlos Barros
Brasília -DF

Ícaro de Souza
Brasília - df

Rafael Gaia da Silva
Brasília - df

Isabel Caminada
Brasília - df

Daniel Vieira
Brasília - df

Rodrigo Mourão
Brasília - df

Isabela Lopes
Brasília - df

Osmar Júnior
Brasília - df

Paula Olivieri
Brasília - df

Guilherme Guimarães
Brasília - df

Letícia Brasil
Brasília - df

ALEXANDRA ARAUJO
Brasília - df

Nathasha Cartaxo
Brasília - df

Maria Viegas
Brasília - df

Reno Lopes
Brasília - df

Monique Mourão
Brasília - df

Mário Saturnino
Ananindeua - PA

Bruno Olivieri
Brasília - df

Bárbara Pedrosa
Brasília - df

Amanda Resende
Brasília - df

Matheus Moreira
Brasília - DF

Taysa Brasil
Brasília - df

Ana Carolina Sampaio
Brasília - df

Bruna de Almeida
Brasília - df

Vinicius Silva
Brasília - DF

Maria Vitória
Brasília - df

Isabella Dematte
Brasília - df

Jaqueline Jesus
Brasília - df

Amanda Jesus
Brasília - DF

Letícia Donato
Brasília - df

Guilherme Amorim
missionário - df

Lucas Batista
Brasília - df

Patrícia Castro
Brasília - DF

Giovanna Amorim
Brasília - df

Laise Abreu
Brasília - df

Gabriel Batista
Brasília - df

Juliana de Andrade
Brasília - DF

Caio Vinícius
Brasília - DF

Maria Eugênia
Brasília - DF

Jeferson de Freitas
Brasília - DF

Ana Carla Batista
Brasília - DF

Felipe Dematte
Brasília - DF

Lucas Tomaz
Brasília - DF

A COLABORAÇÃO é para nós, por um lado, sinal da Surpreendente Providência Divina e, por outro lado, a resposta agradecida de um coração que deseja ver esta Missão cada vez mais semeando, treinando e construindo o Campo da Fé de Deus! 

Ajudar é muito simples!

O trabalho voluntário no Campus Fidei, não é apenas uma prestação de serviços por pessoa física à Associação de Fiéis Campus Fidei, conforme o Termo de Voluntariado na forma da lei.

Parafraseando o discurso do Papa Francisco aos voluntários da JMJ-2013, “(…) com os sorrisos de cada um, com a gentileza e com a disponibilidade ao serviço, cada voluntário (a) prova que “há maior alegria em dar do que em receber” (At 20,35).

O serviço generoso realizado por cada voluntário (a) nos lembra a missão de São João Batista, que preparou o caminho para Jesus. Cada um, a seu modo, é um instrumento para que muitos rostos e nomes tenham o “caminho preparado” para encontrar Jesus. “E esse é o serviço mais bonito que podemos realizar como discípulos missionários: preparar o caminho para que todos possam CONHECER, ENCONTRAR E AMAR o Senhor.”

A vocês que, neste tempo, desejam responder com tanta prontidão e generosidade ao chamado para ser Voluntários Campus Fidei, queremos ainda dizer com o Papa Francisco: “Não se perde nada; ao contrário, é grande a riqueza da vida que se recebe! Não tenham medo daquilo que Deus lhes pede! Vale a pena dizer “sim” a Deus. N’Ele está a alegria!”

Ajudar é muito simples!