7 razões para os pais praticarem a fé na frente dos seus filhos

Eu uso diferentes chapéus quando se trata do trabalho diário ou semanal. Mas nenhum desses papéis é tão transbordador do que ser pai para os meus três filhos. Ao mesmo tempo, há uma grande probabilidade de nenhum outro papel ser mais difícil, devido à grande responsabilidade colocada nos ombros dessa pessoa que esses três pequenos garotos chamam de “pai”. Eu tenho certeza que qualquer pai lendo isso vai concordar.Nosso amor por Deus e pela nossa esposa nos move a fazer o melhor pelas nossas crianças, para que elas sejam capazes de entrar nesse mundo em constante transformação com uma boa cabeça sobre seus ombros, assim como um coração que deseje a união com o Senhor Jesus.A coisa que todos os pais e mães, especialmente os pais, devem ter em mente, é que suas crianças não são deles: eles são filhos de Deus. O Catecismo da Igreja Católica nos diz bastante na seção “deveres dos pais”:

“Os pais devem olhar para os seus filhos como filhos de Deus e respeitá-los como pessoas humanas. Educarão os seus filhos no cumprimento da lei de Deus, na medida em que eles próprios se mostrarem obedientes à vontade do Pai dos céus” (CIC 2222).

Enquanto pais e mães devem contribuir com a educação de suas crianças, cada pai oferece algo que o outro não consegue. Então, o que os pais podem especificamente fazer para santificar suas famílias? A principal coisa que eles podem fazer é praticar a sua fé na frente de seus filhos. Como um padre que eu conheço diz, não podemos ser “agentes secretos católicos”, especialmente na frente dos nossos filhos. Nós precisamos ser ousados ao praticar a nossa fé, especialmente se nós professamos que amamos muito os nossos filhos. Vamos ver 7 (sete) razões para os pais praticarem a fé na frente de seus filhos.

1. Vai evangelizá-los

Na sua exortação apostólica Evangelli nuntiandi, o Papa São Paulo VI diz:

“Pareceu-nos de capital importância uma Exortação deste gênero, porque a apresentação da mensagem evangélica não é para a Igreja uma contribuição facultativa: é um dever que lhe incumbe, por mandato do Senhor Jesus, a fim de que os homens possam acreditar e ser salvos”.

Como os leigos também fazem parte da Igreja, nós, como pais, não estamos eximidos desse pedido feito pelo Santo Pontífice. Se somos chamados a testemunhar para a fé dos nossos pares, quanto mais para fazê-lo aos nossos filhos?Nós precisamos colocar nas nossas conversas ao longo do dia coisas que pertençam à fé Católica. Como Jesus pode ajudar nessa situação? Pelo o que você é grato hoje? Nós rezamos juntos hoje? Essas são questões que deveríamos estar fazendo aos nossos filhos.Se nós não damos testemunho do amor que temos por Jesus aos nossos filhos, então o testemunho dos seus pares sobre o mundo vai atraí-los no lugar. O Catecismo nos conta que “os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os filhos” (CCC 2225). Não vamos nos eximir vivendo a fé de forma quieta. Seja corajoso para evangelizar suas crianças

2. A Palavra de Deus nos diz para fazer isso

As Escrituras são bem claras: uma das tarefas mais importantes do pai na vida é garantir uma educação religiosa a seus filhos. Se nós não usamos as palavras do Magistério ou da Tradição Sagrada para esse dever que temos, ao menos, podemos aceitar que a Palavra de Deus nos instrui a fazê-lo.No livro do Deuteronômio, nós vemos como é importante para os pais transmitirem a fé de uma forma visível. Ensinar os mandamentos do nosso Senhor para eles deveria ser natural para nós:

“Ensinai-as aos vossos filhos, falando-lhes delas seja em vossa casa, seja em viagem, quando vos deitardes ou levantardes.” (Dt 11, 19)

Voltando para o tema dos “agentes secretos católicos”, nós não podemos permitir que as nossas crianças só nos vejam praticando a fé por um hora semanal, durante a Missa. A fé deve permanecer conosco durante toda a semana. Mesmo que a passagem acima seja de milhares de anos atrás, é ainda bastante memorável hoje. Nossa fé tem que ser como o ar que respiramos, permeando tudo o que fazemos. As crianças vão perceber isso e ter o mesmo estilo de vida.

3. Vai mostrar-lhes que não só as mulheres são religiosas

Eu lembro de estar em uma livraria católica alguns anos atrás, e encontrar um livro sobre o rosário. Era especificamente para os homens, com um mesmo ponto ao longo do livro: “O Rosário não é a oração ‘feminina’ que você imagina”.Lembro-me de ter ficado bastante confuso, porque eu nunca vi o Rosário como algo que só as senhoras da Igreja rezavam. Mas depois de falar com alguns amigos católicos após leituras sobre esse assunto, descobri que essa era a compreensão que muitos homens católicos tinham.Foi então que eu percebi o que fez a diferença para mim. Meu próprio pai. E o meu avô, que louvava a Deus, ainda vive hoje. Eles costumavam rezar o rosário, e isso parecia normal para mim. Meu pai, um serralheiro, costumava trabalhar várias horas enquanto eu crescia, mas eu o via sentado no sofá todas as noites com seu livro de orações, rezando sua novena ou o terço.Foi a sua prática de fé que me ajudou a ver isso como a forma que um homem de fé vive. Minha mãe, que também era devota, rezava com frequência. Mas, em mim, isso não tinha o mesmo efeito que ver o meu pai rezando. Estudos demonstram que crianças tendem a continuar praticando a sua religião se o pai é devoto na vivência de sua fé. Se você é morno na sua fé como pai, como você espera que seu filho faça algo melhor? É ótimo a mãe praticar a sua fé, mas você só saberá se testar: se um pai está sendo testemunha do seu amor pelo Senhor Jesus, as crianças têm mais chances de “imitá-lo”.

4. Eles vão aprender a rezar efetivamente

Esse ponto se conecta com os pontos acima, como a oração deve ser algo presente em crianças desde sempre. Como catequista, infelizmente, eu encontrei crianças na idade do Ensino Fundamental II que não sabiam as orações básicas de “Pai Nosso” e “Ave Maria”. Quão triste é o fato de os seus pais não terem dado o presente de oração a eles, tanto em orações individuais quanto em orações comunitárias na Santa MissaÉ verdadeiramente maravilhoso o que a oração pode fazer. Com que frequência nós utilizamos esse recurso tão especial no nosso dia-a-dia? Se nós não rezamos com nossas crianças ao menos no fim do dia e no jantar, nós certamente precisamos reavaliar como podemos encontrar tempo e fazer um maior esforço para isso.

5. Eles verão que o papai ama a Deus

Se você é pai, então você sabe uma coisa que é verdade, e isso é que seu filho vai basicamente copiar tudo que você fizer. Das palavras que você fala, a sua maneira de falar, até seu jeito e como reage a certas situações. Basta dizer que as crianças gostam de copiar seus pais. Nós vamos frequentemente ouvir que os meninos aprendem a respeitar as mulheres ao ver como o seu pai trata a sua mãe. O mesmo pode ser dito para a forma que o pai trata o seu amor por Deus.Se o pai negligencia coisas como a confissão, reclama quando vai à missa com a mãe e as crianças, isso não encoraja a criança a estabelecer uma relação com Deus, nosso Pai celeste, então as crianças vão apenas seguir o exemplo.Voltando ao meu pai, quando eu tinha medo à noite, ele costumava me dizer que Deus tinha dado um Anjo da Guarda para me proteger. Ele até colocou uma estátua do anjo da guarda, que ele tinha quando criança, na minha estante, para me ajudar a diminuir o medo naquele momento.Quando eu tinha um teste importante para me preparar, ele me dizia para escrever “JMJ” no topo do papel, crendo que a Sagrada Família ia me guiar.Mais importante, ele me levava à Adoração Eucarística toda quinta, na nossa paróquia, para a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.Quando ele fazia reverência para o padre nos dar a benção, eu podia ver quão profundamente meu pai amava a Jesus. Ele também agia de forma gentil com qualquer estranho que encontrava, vendo Cristo em cada pessoa, sempre dando o benefício da dúvida. O que nós fazemos hoje que mostra de forma tangível como amamos a Jesus? O que nossas crianças vão imitar do nosso comportamento?

6. Você prometeu passar a sua fé no batismo do seus filhos e no seu casamento

Quando seu filho foi batizado, você, como pai, foi questionado pelo padre ou diácono que administrou o sacramento: “Caríssimos pais: Pedistes o Batismo para os vossos filhos. Deveis educá-los na fé, para que, observando os mandamentos, amem a Deus e ao próximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis?”Se você e a mãe da criança responderam “sim, estamos”, então você fez uma solene promessa perante a Deus. Como eu mencionei acima, o privilégio de ser pai é também uma grande responsabilidade. Mas, nós podemos voltar ainda mais no tempo. Se você e a mãe do seu filho se casaram na Igreja Católica, então você deve se lembrar que você respondeu sim para a seguinte pergunta, perante a Deus e a Igreja: “Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja?”Nós vimos acima que a lei de Cristo e da Igreja é evangelizar. Isso inclui nossos filhos. Essas promessas feitas durante cada um desses sacramentos devem ser levadas a sério. Testemunhando a fé todos os dias vai ajudar a manter a promessa que você fez nessas ocasiões.

7. Você é a cabeça da sua Igreja Doméstica

Por fim, devemos nos lembrar que os pais lideram a Igreja de suas casas, isso é, a Igreja Doméstica. Assim como o padre, na sua paróquia, é a cabeça e o pastor da comunidade, você também é a cabeça da sua pequena comunidade da sua esposa e filhos. Se se espera que o seu pastor viva a fé de heroicamente, como um exemplo àqueles que ele é responsável, então você deve fazer o mesmo na sua casa. Que melhor forma de servir às suas crianças que levá-los a mais perto de Deus? Nós, como pais, devemos sempre lutar para melhorarmos, e colocar os demais à frente de nós. Isso inclui especialmente nossas crianças.Se houve momentos em que nossos esforços não foram adequados, vamos usar a oportunidade agora para resolver fazer melhor. Se nós já estamos fazendo algumas dessas coisas, o que mais podemos incorporar? Nenhum de nós é perfeito (Eu sei que eu ainda estou lutando para ser o melhor testemunho para os meus filhos). Apesar disso, nós devemos tentar ao menos o nosso melhor para alcançar o maior objetivo, que é o céu. Deus nos deu um grande presente, os nossos filhos. Nós devemos trabalhar diligentemente para garantir que esse presente retorne são e salvo para Deus também._____________

Autor: Nicholas LaBanca

Fonte: Ascension Press

Traduzido por Maria Augusta Viegas – Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo no Núcleo de Tradução, Formação e Comunicação.

0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.