Santa Clara de Assis foi nomeada padroeira da televisão em 1957. Você pode se surpreender com o motivo.
Deve nos parecer um pouco estranho que uma santa que viveu há quase 800 anos seja a padroeira da televisão. E, no entanto, é esse o caso. Santa Clara de Assis foi nomeada padroeira da TV pelo Papa Pio XII em 1957.
Nascida em 1194, filha de pais nobres, Clara decidiu fugir de suas riquezas herdadas e buscar a vida religiosa. Ela era uma seguidora próxima de São Francisco, tendo o ouvido falar pela primeira vez quando era adolescente. Visto que ela foi a única mulher que procurou segui-lo naquela época, ela foi inicialmente colocada em um mosteiro beneditino. Sua irmã se juntou a ela logo depois, e em pouco tempo as duas não só foram transferidas para um novo local próximo à Igreja de São Damião em Assis, mas também começaram a atrair outras seguidoras.
O próprio São Francisco foi o diretor do grupo por algum tempo, mas Santa Clara logo se tornou a abadessa de uma comunidade que se tornaria conhecida como as Clarissas. Ela foi uma defensora feroz do compromisso de sua ordem com a pobreza e rejeitou muitos bispos – até mesmo um papa ou dois – de tentar impor ou sugerir regras atenuadas.
Conforme Clara envelhecia, sua saúde estava cada vez pior, e é aqui que nossa história se torna interessante.
Diz-se que em uma véspera de Natal, Clara estava doente demais para ir à Missa e ficou emocionalmente abalada por estar acamada. Porém, o Espírito Santo veio em seu socorro e projetou as imagens e sons da Missa na parede de seu quarto, a fim de permitir que Clara estivesse “presente” na Missa.
Tendo crescido na Itália e, sem dúvida, tendo ouvido esta história, o Papa Pio XII imediatamente pensou em Santa Clara quando a televisão – literalmente definida como “visão de longe” – foi inventada em meados do século XX.
Talvez prevendo profeticamente os dias de maratonas na Netflix, sem mencionar as vastas tentações e portas precárias que essa nova tecnologia poderia abrir, Pio escreveu sobre a nova invenção:
“Este instrumento maravilhoso – como todos sabem e nós mesmos dissemos claramente – pode ser a fonte de uma grande riqueza, mas também de profundos problemas”
Como resultado, ele escolheu uma santa mergulhada na pobreza, humildade e amor para com o Senhor para ser sua intercessora celestial. Pio XII nomeou oficialmente Santa Clara a padroeira da televisão em uma cerimônia no dia de São Valentim em 1957.
Santa Clara de Assis, rogai por nós!
_____________
Autor: Matthew Sewell
Fonte: Aleteia
Traduzido por Angela de Oliveira – Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo no Núcleo de Tradução, além de atualmente coordenar o Grupo de Estudo Online Santa Teresa de Calcutá.