Coloque em prática essas ideias sempre que quiser celebrar o Ano de São José com sua família neste ano.
Reze um Ato de Esperança
“A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos, não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo” (CIC 1817). Hoje, fale sobre a esperança e que dom ela é. Aprenda a rezar a oração abaixo e acrescente-a às orações diárias durante a semana:
Ó meu Deus, confiando em seu poder, em sua infinita misericórdia e nas suas promessas, espero obter o perdão de meus pecados, a ajuda de sua graça e a vida eterna, pelos méritos de Jesus Cristo, meu Senhor e Redentor.
Organize um Dia do Papai
- O papai cozinha seu prato favorito para toda a família. Essa refeição pode ser desde ovo frito até filé! A criança mais velha na família pode conduzir a oração, invocando São José para que ouça as intenções do pai da família.
- São José era um carpinteiro. O pai pode liderar um projeto pequeno de carpintaria nesse dia, como fazer um crucifixo ou uma manjedoura para o presépio do próximo Natal. Se esse trabalho em madeira for muito difícil, tente algum tipo de artesanato. O importante é que vocês se reúnem e trabalhem usando as mãos, assim como São José fez. Falem sobre a vida de São José e seu papel na vida de Jesus enquanto vocês trabalham.
Façam uma coroa para o Papai
Você precisará de:
- Um tipo de papel mais duro;
- Folhas com pauta (dependendo da idade de sua criança);
- Lápis, canetas e/ou giz de cera;
- Tesouras;
- Fita adesiva.
Faça uma coroa para o papai utilizando o papel mais durinho e decore com as frases “Papai, nós te amamos”, ou “O papai é nota 10”. Cada pessoa (até a mamãe!) pode fazer um desenho e/ou escrever uma carta dizendo por que o papai é demais (as crianças mais novas podem ditar para que as mais velhas escrevam no lugar delas). Coloque tudo isso em uma pasta para o papai ler no intervalo do almoço no trabalho ou nas viagens a negócios.
Conversem sobre a obediência
“Viver bem nada mais é do que amar a Deus de todo o coração, com toda a alma e com todas as forças; daí o amor será preservado íntegro e incorruptível (graças à virtude da temperança). Nenhum infortúnio pode perturbá-lo (e aí está sua fortaleza). Ele obedece apenas a Deus (e aí está a justiça), e é cuidadoso no discernimento das coisas, a fim de não ser surpreendido por enganos ou trapaças (e isso é prudência) – Santo Agostinho (De moribus eccl. 1, 25, 46: PL 32, 1330 – 1331).
São José foi obediente às palavras de Deus ditas através dos anjos. Devemos ser obedientes às palavras de Deus ditas por meio da Igreja. Hoje seria um bom dia para conversar sobre a obediência e sobre como as crianças são obedientes aos seus pais, da mesma forma como os pais devem ser obedientes a Deus. Como nós, pais, damos exemplo disso aos nossos filhos?
Falem sobre a temperança
A temperança modera a atração dos prazeres e dá o equilíbrio no uso das coisas criadas. Pratique a temperança com as crianças limitando a quantidade de comidas prazerosas ou de atividades. Isso ajudará a fortalecer o domínio da vontade sobre os instintos e ajudar a manter os desejos dentro dos limites do que é honrável, o que é muito importante no caso de adolescentes que enfrentam dificuldades no âmbito da castidade (confira o CIC 1809).
Rezem a São José
Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, Pai adotivo de Jesus Cristo, obtenha para mim a pureza, a humildade, uma mente caridosa e uma perfeita resignação à Divina Vontade. Seja meu guia, meu pai e meu modelo para a vida que eu devo viver a fim de morrer como o senhor morreu, nos braços de Jesus e Maria. Patrono das famílias, patrono dos pais, patrono da Igreja Universal, rogai por nós (trecho adaptado da “Novena em Honra a São José”).
- Escreva essa oração em letras grandes em um quadro na parede e desafie as crianças mais velhas a memorizá-la. Dê um pequeno prêmio àquelas que conseguirem fazê-lo, como uma pequena medalha de São José, uma imagem ou um santinho.
Centro de Mesa com Árvore Genealógica
Você irá precisar de:
- Galho comprido de uma árvore (que pode estar pintado com spray, se você desejar);
- Pote de margarina grande com gesso ou argila;
- Papel ou lenço decorativo;
- Fita decorativa;
- Argolas de madeira ou de plástico (tais como ganchos de cortinas);
- Tesouras;
- Cola ou fita adesiva;
- Fotos de membros da família;
- Cartões com imagens de santos de devoção da família.
São José é o patrono das famílias. O ano de São José é um momento perfeito para nos lembrar que nossa família é maior que apenas aqueles que vivem em nossa casa. Também inclui aqueles que já faleceram (incluindo crianças ou bebês que não chegaram a nascer) e a comunhão dos santos, especialmente nossos santos de devoção.
Coloque com cuidado o galho em uma porção de argila ou o gesso úmido, e depois espere que o gesso endureça. Cubra o bloco de argila ou gesso já seco com papel brilhante e amarre com a fita decorativa. Coloque pequenos laços nas argolas e cole as fotos com fita adesiva nas argolas. Pendure as fotografias na árvore genealógica e utilize-a como centro de mesa no jantar. Também pode ser usado em dias importantes na família, ou em outros momentos em que desejar.
Outras ideias simples
- Honre São José com uma oração especial;
- Honre seu pai hoje de uma forma simples. Faça uma carta, ou surpreenda-o com algo que ele goste;
- Almoce com seu pai;
- Vá ao trabalho com seu pai;
- Reze por seu pai todos os dias.
_____________
Autor: Equipe do Site Teaching Catholic Kids
Fonte: Teaching Catholic Kids
Traduzido por Tiago Veronesi Giacone – Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo nos Núcleos de Tradução, Formação e Comunicação, além de atualmente participante do Grupo de Estudo YOUFAMILY em Brasília – DF.