INFORMATIVO CAMPUS FIDEI- Edição de Janeiro/24

VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

1. Encerramento da Catequese na Catedral Metropolitana de Brasília.

Com grande alegria, testemunhamos no dia 9 de dezembro a celebração do sacramento do Batismo e no dia 10 de dezembro a celebração do sacramento da Crisma dos catequizandos da Catedral Metropolitana de Brasília, em que os missionários Campus Fidei (Alexandra Andraus, Matheus Moreira, Pedro Payne, Rodrigo Mourão e Taysa Brasil) tiveram a grande graça de serem canal de Nosso Bom Deus, sendo catequistas desses que receberam os sacramentos e que agora são enviados em missão.

Merece destaque o testemunho do casal de esposos Aline Franklin e Vinícius Araújo, amigos do catequista e missionário Campus Fidei Rodrigo, que, embora já tenham recebido os sacramentos do batismo e crisma, decidiram participar da catequese para aprofundamento na fé católica e melhor preparação para receber o sacramento do matrimônio.

Nesse itinerário, o casal teve seus corações transformados e, graças aos ensinamentos recebidos, abriram-se à vida, conforme ensina a Santa Mãe Igreja, e foram surpreendidos com o primeiro dom matrimonial, um(a) filho(a)! Bendito seja o nome do Senhor por ter verdadeiramente vencido na vida dessa família.

Fecharemos esta pauta com a partilha da catequista e missionária Taysa: “Encerramento de um ciclo, início de uma caminhada cristã. Se antes houve um chamado para a conversão, agora o chamado é para a missão.”

Rezemos por essas almas, para que tomem posse da graça de Deus e continuem correspondendo ao chamado do Senhor!

Thais Barros


VIDA FRATERNA (PARTILHAR)

2. A Rede de Missão Campus Fidei se reúne para dia de Ação de Graças.

Entre nós temos a tradição de, ao final de cada ano, elevar a Deus uma especial Ação de Graças por tudo o que Ele semeou, treinou e construiu em nossas histórias! Assim, no dia 2 de dezembro, celebramos no Instituto Campus Fidei o dia de Ação de Graças pelo ano de 2023!

O dia foi iniciado com a Santa Missa, celebrada pelo Padre Jorge e concelebrada pelo Padre Luiz (Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria – Jardim Botânico/DF), seguida de um almoço fraterno (organizado pelo Núcleo da Koinonia), com direito a fotos natalinas na belíssima árvore de Natal do Instituto (alguns cliques podem ser conferidos na nossa página do Instagram @campusfidei, segue a gente lá para não perder nada!) e marca-páginas de lembrança com frases tiradas do livro que nos acompanhou no Ano da Vida Intelectual (A Vida Intelectual, A.-D. Sertillanges).

A missionária Layane Gaia (coordenadora do Núcleo da Koinonia) recordou que “O crente é, fundamentalmente, ‘uma pessoa que faz memória’” (Evangelii Gaudium, 13) e partilhou conosco que “durante todo o dia de ação de graças buscamos nos unir em um só coração para rezar e agradecer uns pelos outros e, assim unidos, em oração, nos entrelaçamos como uma rede mesmo. É um dia de muita ALEGRIA, essa é a palavra que resumiu o dia.”

A missionária Paula Olivieri complementou dizendo que “É um momento especial de viver o que nosso amado Iniciador Jerônimo sempre faz questão de nos recordar: a alegria de um é a alegria de todos, a dor de um é a dor de todos!”

A missionária Ângela Mito também partilhou dizendo que esse é o dia mais esperado do ano, pois “é um dia para estar unida aos meus irmãos no partir do pão no altar e na mesa. A Santa Missa e a Vida Fraterna depois, para mim, são formas de olhar para tudo que vivemos naquele ano e dar graças a Deus por todas as alegrias e dores que partilhamos uns com os outros.”

Giovanna Duarte


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

3. Encerramento dos Grupos de Estudo DATING São Pio e São João Paulo II.

“Gaudete et Exsultate”. Fim de um ciclo! Um ciclo de muita alegria, aprendizado, graças e oração! Alegremos e exultemos, pois após dois anos mergulhados nos ensinamentos da Teologia do Corpo de São João Paulo II, os Grupos de Estudo para casais de namorados e noivos DATING São Pio e DATING São João Paulo II, encerraram suas atividades.

O DATING da São Pio (foto acima) se reunia na paróquia São Pio de Pietrelcina (Sudoeste/DF), sempre iniciando com a Santa Missa às 18h30, todo segundo sábado do mês. No último ano, a coordenação foi dos casais de namorados Maria Eugênia e Lucas e Giovanna e Caio. Maria Eugênia registrou sua partilha (de elevar o coração!) sobre o final dessa caminhada: 

“O encerramento do DATING da São Pio foi emocionante e com muitas alegrias. Os casais partilharam um pouco de como foi a caminhada durante esses dois anos de grupo e essa partilha foi norteada por duas perguntas: O que, entre tudo que estudamos nesses últimos 02 anos, me anima a viver a Teologia do Corpo daqui pra frente? O que é necessário para viver a Teologia do Corpo, segundo São João Paulo II, e como esses elementos nos conduzem à uma vivência plena da TdC? Diante das respostas, pudemos testemunhar as maravilhas que Deus fez na vida de cada pessoa e cada casal. Particularmente, fiquei muito emocionada ao ver o ‘resultado’ daquilo que construímos durante esse tempo, o amadurecimento nos relacionamentos, os noivados e casamentos que foram frutos de cada estudo e partilha que o grupo nos proporcionou. Sem dúvidas, chegamos até aqui porque assim Deus quis, porque é Sua obra, porque Ele sempre vence!”

Já o DATING São João Paulo II (foto acima) se reunia na Capela São João Paulo II (Park Sul/DF) também todo segundo sábado do mês, iniciando às 16h30 e finalizando com a Santa Missa. A coordenação do grupo foi de responsabilidade dos casais de esposos, missionários Campus Fidei, Carlos e Thais e Matheus e Mayara, e contaram com o apoio de mais um casal missionário no último ano, o casal de esposos Daniel e Amanda. Um dos membros do Grupo de Estudo, Anselmo Araujo, também nos agraciou com sua partilha que verdadeiramente fala de coração para coração

Posso dizer, sem medo, que minha vida é outra após o DATING. Não foi um impacto cinematográfico. Foi uma mudança suave, que se reforçou a cada partilha de casal e de grupo, a cada segundo final de semana do mês. Além do conhecimento precioso pelo qual percorremos nesses 02 anos, ganhei presentes de Deus: amigos de caminhada. Vi alguns se tornarem noivos; noivos se tornarem esposos. Presenciei o conteúdo da Teologia do Corpo se materializando na minha circunstância e na dos casais que fizeram essa jornada conosco. Eu e Julia enxergamos nosso relacionamento com outra dimensão. Se hoje pretendemos chegar ao matrimônio e encaramos isso com seriedade, foi porque o DATING nos abriu os olhos para beleza que há nessa vocação. Não há como agradecer o esforço dos coordenadores que estiveram conosco nessa jornada, abrindo mão de suas tardes de sábado. Há, sim, como afirmar: o sacrifício de vocês gerou frutos.”

Louvemos ao Pai por esses dois anos de caminhada trilhados até aqui e que o Senhor nos favoreça, com Sua graça, colher muitos frutos mais de conversão e alegria!

Thais Barros

4. O Grupo de Estudo YOUFAMILY 2022/2023 encerra suas atividades.

Em dezembro, o Grupo de Estudo YOUFAMILY – para jovens famílias –, teve a sua última reunião, encerrando um ciclo de dois anos de estudos (Vida Intelectual), oração (Vida Interior), partilhas (Vida Fraterna) e serviço (Vida Missionária)! O grupo teve início no primeiro semestre de 2022 e foi o primeiro a ser integralmente realizado no Instituto Campus Fidei, as reuniões aconteciam todo terceiro domingo do mês.

Baseado no tripé do estudo mensal em conjunto, grupos de partilha e partilha entre o casal, os membros do grupo puderam mergulhar nas belezas do amor humano! Tendo por base o estudo da obra “Amor e responsabilidade” de São João Paulo II e outros temas (riquíssimos) afetos à vivência matrimonial e familiar, as jovens famílias participantes puderam receber as riquezas da nossa fé e levá-las então para o seu dia a dia, no mais íntimo de seus lares e nos ambientes em que Deus as chamou a estar.

O grupo deu fruto e deixou saudades. No segundo ano de grupo estiveram à frente da coordenação os casais Ângela e Yuri e Laíse e Tomaz (que registrou uma belíssima partilha sobre esse tempo de Grupo de Estudo, que você confere a seguir):

“’O Poderoso fez em mim maravilhas e grande é o Seu nome’ (Lc 1,49). Irmãos, finalizamos no último domingo o Grupo de Estudo YOUFAMILY 2022/2023. É impossível olhar os frutos nessa foto e não contemplar as inúmeras maravilhas que surgiram com este Grupo de Estudo. A começar pela minha família: foi por meio dele que eu e Laíse tivemos contato com o carisma Campus Fidei, por meio dele que conhecemos a TdC, por meio dele pudemos nos decidir e reconhecer o chamado para sermos missionários. Durante esse tempo, ouvimos vários testemunhos marcantes, famílias foram restauradas, crianças foram geradas, corações foram amolecidos, consciências foram formadas. Somos muito gratos a Deus por tudo que vivemos durante esse tempo, mesmo diante de várias dificuldades que surgiram nesse itinerário. Deus também nos formou nessas dificuldades. (…) Sentimos a formação na carne, e isso mudou nossas vidas.” (Lucas Tomaz)

Com essa partilha de aquecer o coração, elevemos a Deus nosso louvor por todo bem que Ele realizou nas vidas dessas famílias e pelos próximos Grupos de Estudo que Deus nos permitir conduzir!

Isabela Lopes

5. Faxinão de Advento no Instituto Campus Fidei.

Vassouras e rodos, baldes e panos… Missionários e vocacionados prontos para o segundo faxinão do ano no Instituto Campus Fidei! No dia 9 de dezembro, os missionários e vocacionados Campus Fidei se dedicaram então aos cuidados materiais do nosso Instituto.

A missionária Mária Vitória partilhou conosco que, enquanto limpava, refletia sobre a importância do zelo pelos pequenos detalhes, até mesmo aqueles que não serão vistos ou percebidos pelos demais, mais que são tão importantes: “A faxina de um pequeno quarto, foi para mim uma faxina interior, colocando tudo no seu devido lugar.”

Em sintonia com a preparação espiritual do tempo do Advento, a preparação de nossa casa comum (o Instituto) espelha o cuidado e a ordem que vêm de dentro para fora – a Vida Interior transbordada nas obras de Vida Missionária.

Giovanna Duarte

6. Rede de Missão em saída: atividades missionárias do Campus Fidei.

Em dezembro, o último mês de 2023, o Campus Fidei viveu as últimas atividades de Vida Missionária do ano com o coração grato. Vamos conferir tudo o que aconteceu?

– No dia 6 de dezembro, o missionário Osmar Júnior falou sobre “Sexualidade” aos jovens da Paróquia Sagrada Família de Nazaré (Santa Maria/DF).

– No dia 10, a missionária Monique Mourão falou para os pais dos participantes do Grupo Recomeçar da Paróquia São Pedro de Alcântara (Lago Sul/DF) sobre “Feminilidade e Masculinidade na Família”. No mesmo dia ainda, os missionários Juliana e Jeferson falaram sobre “Castidade” na Paróquia São Pio de Pietrelcina (Sudoeste/DF).

Além dessas formações, tivemos ainda o lançamento de mais quatro episódios do Podcast Campus Fidei, quentinhos, sendo três deles exclusivos para assinantes no App do Orelo!

Os temas dos últimos episódios foram: “Catecismo”; “O privilégio de ser mulher”; “A vida no seminário”; e “Os tesouros escondidos no agora”. Quer ouvir o nosso podcast uma semana antes de todo mundo? Baixe o App do Orelo e acompanhe nossa página nesse streaming para receber os episódios antes dos demais e se torne nosso apoiador para receber conteúdos exclusivos!

Amanda Leal


0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.