INFORMATIVO CAMPUS FIDEI- Edição de Março/2024

VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Rede de Missão dá início a Curso Bíblico no Instituto Campus Fidei.

“Quanto mais alguém desconhece a Escritura, tanto menos conhece a Cristo” (São Jerônimo). 

Alegrem-se conosco: em comunhão com a Arquidiocese de Brasília, iniciamos no dia 03 de fevereiro o primeiro Curso Bíblico da Rede de Missão Campus Fidei. As aulas estão sendo ministradas nos primeiros e terceiros sábados do mês, no Instituto Campus Fidei.

Com a graça de Deus, entre missionários e público externo, mais de 70 pessoas estão fazendo este curso, cujas aulas até aqui foram ministradas pelos Padres Paulo Matassa e André Lima (dois sacerdotes entusiastas e especialistas das Sagradas Escrituras) e pelo missionário Fundador Jerônimo Lauricio. Estes têm transmitido com maestria aos alunos ali presentes a beleza e a bondade da Verdade da Palavra de Deus.

Louvemos ao Nosso Bom Deus, pois não faltou o vinho novo, o melhor vinho (cf Jo 2,10) para encher as nossas talhas (os nossos corações!). 

Thais Barros

2. Ano da Vida Interior: missionários e vocacionados Campus Fidei realizam Exercícios Espirituais.

“Mestre (…) em atenção à tua palavra, vou lançar as redes” (Lc 5,5).

O ano de 2024 no Campus Fidei está sendo dedicado ao princípio da Vida Interior (encontrar). E o campo, o Campus Fidei, “para além de ser um lugar de semeadura, é lugar de treinamento.” (Papa Francisco – Discurso na Vigília da JMJ 2013), e, assim, no dia 11 de fevereiro, aconteceu no Instituto Campus Fidei os Exercícios Espirituais para missionários e vocacionados.

Na parte da manhã, rezamos a oração das Laudes, o Santo Terço e tivemos um momento de adoração ao Santíssimo com a escuta de uma meditação do Padre Francisco Faus sobre magnanimidade.

Seguido desse momento de profunda oração, nosso Fundador Jerônimo nos exortou sobre o tema “A magnanimidade e os 4 Princípios de Vida do Campus Fidei” e sobre o tema “Se vos possuo, nada mais me atrai”.

No período da tarde, como convidado especial, recebemos formação do Padre Luiz Octávio, falando-nos sobre “Introdução à Liturgia das Horas”. Neste dia muito propício ao silêncio e à oração, os missionários e vocacionados também puderam receber o sacramento da confissão. 

Giovanna Duarte

3. Missionários Campus Fidei recebem certificado de pós-graduação em Matrimônio e Família pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO).

“A alegria de um é a alegria de todos”: no dia 28 de fevereiro, o Campus Fidei se alegrou com o recebimento do certificado de pós-graduação em Matrimônio e Família (FATEO) pelos missionários Letícia Brasil e Reno Lopes.

A FATEO assumiu a pós-graduação no ano de 2022, totalizando assim dois anos de estudo pela instituição. À frente da coordenação da pós-graduação esteve nosso Fundador Jerônimo e no corpo docente nossa missionária Ludmila Giacone. Por ali passaram grandes nomes, mestres e alunos, mas para além de seus nomes (seus conhecimentos), maiores são os seus corações (magnânimos), que começaram e terminaram desejosos de “viver e anunciar as obras” da misericórdia do Senhor.

A seguir registramos a partilha “de coração para coração” da missionária Letícia:

“Me lembro que a oportunidade de fazer essa pós-graduação surgiu no mesmo período em que eu estava procurando uma pós em direito, mas nada do que eu pesquisava/queria estava dando certo. Entendi então que era uma resposta de Deus para aquela ocasião. Não imaginava que me depararia com tamanha riqueza e diversidade de assuntos, bem como que algumas matérias me deixaria emocionada. Como bem disse o Reno, ‘sabe Deus o que agora pedirá a nós’.”

Isabela Lopes


VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

4. Matrimônio de Guilherme e Maria Vitória: a Rede de Missão se alegra com a formação desta nova família.

“Família, torna-te aquilo que és!” (Papa São João Paulo II, Familiaris Consortio)

No dia 12 de fevereiro, Guilherme e Maria Vitória receberam o sacramento do matrimônio, tornando-se a família Amorim. O sacramento foi celebrado na hora da misericórdia, na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way/DF), e foi testemunhado por alguns irmãos de Missão. 

Ouvindo o apelo de Deus em seus corações, o jovem casal trilhou seu caminho de namoro e noivado na companhia da Igreja (Mensagem do Papa Bento XVI aos namorados em 11/09/2011) e, no seio do carisma Campus Fidei, deram um seguro passo em direção a ser aquilo que Deus os chamou: ser família

Agora, como família, que sigam firmes na companhia da Igreja, como família missionária no Campo da Fé de Deus, o Campus Fidei, enraizados na fé e fecundos em boas obras e em filhos, conforme o Senhor em Sua generosidade já os confiou: sim, temos a alegria de registrar que Maria Vitória concebeu um(a) filho(a) e ela e seu esposo Guilherme são pais!

Rezemos por esta jovem família, pelo fruto do amor conjugal que está sendo gestado no ventre de Maria Vitória e por todas as famílias, para que assumam seu chamado serem quem são, conforme os santos planos de Deus!

Isabela Lopes

5. A alegria de um é a alegria de todos: Estevão, filho do casal missionário Tomaz e Laise, é batizado na Capela do Instituto Campus Fidei.

“«O Batismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus […] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que há de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que não trazem nada: graça, porque é dado mesmo aos culpados: batismo, porque o pecado é sepultado nas águas; unção, porque é sagrado e régio (como aqueles que são ungidos); iluminação, porque é luz irradiante; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus» São Gregório Nazianzo, Oratio” (Catecismo da Igreja Católica, Parágrafo 1216).

No dia 18 de fevereiro, na Capela do Instituto Campus Fidei, aconteceu o batizado do Estevão, que é filho do casal missionário Tomaz e Laise. A celebração foi presidida pelo Padre Áderson Miranda e a missão de padrinhos de batismo foi confiada ao Caio e à Mayara e de padrinhos de consagração ao casal Theylor e Lívia.

É uma grande alegria para nós, como Rede de Missão, partilhar e testemunhar a graça do sacramento do batismo, que é o início da caminhada desse filho de Deus, e, dessa forma, dizer: seja bem vindo, Estevão!

Laise partilhou conosco que “foi um dia de muita emoção e gratidão.” Além de ter sido uma oportunidade de fazer memória agradecida (EG 13) do primeiro contato deles com o carisma Campus Fidei: ela recordou que em fevereiro de 2022 ela e o esposo chegaram ao Instituto para participar do Grupo de Estudo YOUFAMILY e, dois anos depois, aqui estão eles com o Estevão nos braços e missionários desta Rede.

Ela destacou ainda a importância de estar rodeada dos irmãos missionários que viveram juntamente com eles as dores de uma gestação e parto de grande risco e hoje testemunham e celebram o dom da vida desse pequenino. “O Estevão é fruto do Campus Fidei”, declarou a mamãe missionária Laise.

Amanda Leal


VIDA FRATERNA (PARTILHAR)

6. “Estar com os outros e ser para os outros” (EG 273): dia de VIDA FRATERNA para os membros do Grupo de Estudo DATING São João Paulo II.

“Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro.” (Eclo 6,14) 

Após dois anos mergulhados nos ensinamentos de São João Paulo II sobre a Beleza, a Verdade e o Amor e, portanto, munidos das lentes da Teologia do Corpo desse grandioso santo, os membros do Grupo de Estudo DATING São João Paulo II (para casais de namorados e noivos) se reuniram para um dia de Vida Fraterna após encerradas as suas atividades.

Na noite do dia 03 de fevereiro, na casa do casal missionário e um dos coordenadores do Grupo de Estudo, Daniel e Amanda, os casais se reuniram para uma noite de pizza, jogos de tabuleiro e muita partilha!

O Grupo de Estudo se encerra, mas a amizade construída entre os seus membros continua! Além da grandiosidade de terem, com a graça de Deus, concluído os dois anos de estudo, é muito bonito contemplar como os membros construíram essa bela amizade, em Deus, e nada melhor que uma noite de Vida Fraterna para coroar isso! Rezemos pelos frutos desse Grupo de Estudo, por cada vida alcançada!

Thais Barros


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

7. “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo.” (EG 176): atividades missionárias do Campus Fidei no mês de fevereiro.

O mês de fevereiro foi cheio de formações e atividades missionárias, vem conferir!

No dia 10, o missionário Reno Lopes falou sobre “Dons e frutos do Espírito Santo” no Instituto Campus Fidei. No dia 16, na Paróquia Santa Teresinha, a missionária Monique Mourão deu uma formação sobre “Castidade no namoro e no matrimônio”.

Nos dias 20 a 23 de fevereiro, aconteceu a Semana Catequética na Comunidade Santa Rita (Paranoá/DF): nos dias 20 e 21, os missionários Pedro Pagano e Ângela Mito falaram, respectivamente, sobre “Introdução às Sagradas Escrituras” e “Introdução ao Catecismo”. Dando continuidade, os missionários Guilherme Guimarães e Ícaro de Souza (foto), nos dias 22 e 23, formaram os presentes com os temas, respectivamente, “Chamado à Santidade e explicação sobre os diversos cultos aos Santos” e “Missão do Catequista à luz do Munus Docendi”. 

No finalzinho do mês, o Instituto Campus Fidei recebeu os catequistas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida para uma imersão catequética antes do início dos encontros.

No dia 24, a primeira formação foi dada por nosso Fundador Jerônimo, com o tema “O Catecismo da Igreja Católica: história e estrutura e sua relação com a Vida Cristã”. Em seguida, os missionários Matheus Moreira e Daniel Borges, respectivamente, falaram sobre “Introdução ao Evangelho de Marcos” e “Como catequizar uma criança com necessidades especiais?”. 

No dia 25, as formações ficaram por conta dos missionários João Marcos e Taysa Brasil, que falaram (respectivamente) sobre “Uma visão integral sobre a pessoa humana e sua vocação ao amor” e “A vida interior do Catequista: oração, confissão e eucaristia”.

Ufa! Uma maratona de riquissímas formações. Mas, calma que ainda temos mais!

Nosso queridíssimo Podcast Campus Fidei recebeu novos episódios com os temas “A incredulidade e a fé católica”, “Conhecendo a Terra Santa”, “Saúde Mental e Fé” e o “Puerpério”, com tudo isso já somamos 49 episódios de Podcast cheio de tesouros ao alcance da sua mão! Já conferiu? Não perca tempo! Nosso podcast está disponível nas principais plataformas de streamings. 

Mas você pode ouvir o episódio novo uma semana antes de todo mundo. É só baixar o App do Orelo e acompanhar nossa página nesse streaming para receber os episódios antes dos demais e se tornando nosso apoiador passa a receber conteúdos exclusivos!

Giovanna Duarte


5 1 votar
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.