VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Rede de Missão Campus Fidei inicia Encontros de Preparação para Vida Matrimonial (EPVM).
No dia 02 de fevereiro a Rede de Missão Campus Fidei iniciou com muita alegria os Encontros de preparação para a vida matrimonial (EPVM) da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte/DF), acompanhando 34 casais.
A dinâmica deste EPVM consiste em encontros de formações e grupos de partilha, oferecendo uma preparação profunda e adequada sobre o sacramento do matrimônio, a vida matrimonial e sobre a missão da família cristã no mundo de hoje, com duração média de 3 meses, conforme as orientações da Arquidiocese de Brasília.
A missionária Paula Vieira partilhou um pouco conosco como tem sido: “Tem sido uma jornada muito interessante, temos casais que já são casados no civil e agora estão buscando sacramentar, tem casal que ainda nem noivo está mas que foi orientado pelo padre para que fizessem um EPVM para discernimento mais claro sobre o relacionamento e tem casais com casamento já marcado também… todos eles com o sentimento em comum: de fazer a vontade de Deus! Ainda que racionalmente não entendam muita coisa, eles estão dispostos ali a aprender, a questionar, a buscar a verdade.”
Rezemos por esses casais e pela vocação que estão discernindo, que seja um caminho frutuoso!
Giovanna Duarte

2. Rede de Missão Campus Fidei realiza Aprofundamento para Guardiãs da Eucaristia e Cerimoniários.
“Não tenham vergonha de servir o Altar, mesmo que estejam sozinhos, mesmo que estejam crescendo. É uma honra servir a Jesus quando Ele doa sua vida por nós na Eucaristia.” (Papa Francisco)
No dia 15 de fevereiro, a Rede de Missão Campus Fidei recebeu 49 jovens, entre guardiãs da Eucaristia e cerimoniários da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way/DF), para um aprofundamento com diversas formações (ver temas no tópico da Vida Missionária).
A missionária Taysa Brasil partilhou conosco que o tema central do aprofundamento foi sobre o Amor e que durante as formações isso foi sendo destrinchado pelos formadores, segundo ela foi possível se observar com muita clareza o olhar atento dos jovens, como nos contou: “foi muito tocante porque um dos jovens partilhou que depois das formações verdadeiramente ele descobriu o que é o Amor. Foi muito enriquecedor para nós enquanto missionários e creio que para os jovens também. E ficamos tocados ao perceber que conseguimos proporcionar para eles a vivência dos quatro princípios do nosso carisma. Alguns falaram sobre a vivência com pessoas que não tinham tanta proximidade (Vida Fraterna), o aprendizado (Vida Intelectual), os momentos de oração e adoração (Vida Interior) e o desejo de se colocar mais a serviço e de levar o que eles aprenderam para a vida de cada um (Vida Missionária).”
Rezemos por esses jovens que assumiram tamanha responsabilidade, para que possam seguir servindo ao Senhor com amor.
Giovanna Duarte

3. Grupo de Estudo da Vida Intelectual dá início às suas atividades.
“Creio para entender e entendo para crer.” (Santo Agostinho)
O dia 22 de fevereiro foi um marco para a Rede de Missão Campus Fidei. Neste dia, tivemos o primeiro encontro do Grupo de Estudo da Vida Intelectual, a iniciativa tem como objetivo fomentar a Vida Intelectual (Conhecer) em todos que possuem o desejo de seu desenvolvimento.
O grupo, que teve suas inscrições abertas e divulgadas em nossos meios de comunicação, possui 40 participantes e acontecerá todo quarto sábado do mês, até o mês de junho deste ano de 2025, sempre nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte/DF).
A vocacionada Catarina Rocha partilhou um pouco sobre o primeiro encontro e sobre suas expectativas com o grupo de estudo. Na oportunidade explicou que o primeiro encontro, apesar de introdutório, já trouxe consigo uma imensa riqueza. Partilhou ainda, a alegria de estar com pessoas que buscam a mesma vivência, que possuem em si a mesma sede pelo saber.
Segundo Catarina, os participantes ainda puderam ouvir de nosso fundador, Danilo Luiz, uma belíssima formação que abordava aspectos da vida material e espiritual e o quanto se faz importante alavancar a virtude da ordem em nossas vidas.
Que o Senhor conceda a todos os membros a graça de serem constantes e perseverantes no cultivo da Vida Intelectual!
Isabella Dematte

4. Missionários Campus Fidei dão início às atividades de Catequese para adultos.
“É ilusório pensar que, tendo pela frente uma razão débil, a fé goze de maior incidência; pelo contrário, cai no grave perigo de ser reduzida a um mito ou superstição. Da mesma maneira, uma razão que não tenha pela frente uma fé adulta não é estimulada a fixar o olhar sobre a novidade e radicalidade do ser.” (Carta Encíclica Fides et Ratio, São João Paulo II)
No último dia 23 de fevereiro tivemos a graça de dar início a mais uma turma de catequese para jovens e adultos, o início dessa caminhada de fé dos 25 catequizandos se deu com a Santa Missa nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte/DF), local onde também se darão os encontros semanais da catequese, que irão ocorrer sempre às terças-feiras, das 18h15 às 19h15.
O primeiro encontro dos catequizandos com os catequistas e missionários Campus Fidei: Pedro Payne, Gabriel Dias, Alexandra Araujo e Matheus Moreira, ocorreu na última terça-feira de fevereiro, dia 25, e foi conduzido pelo Matheus com o tema: “Conhecendo as quatro partes do Catecismo da Igreja Católica e sua relação com a vida cristã”.
Entre os catequizandos estão membros de grupos de estudo da Rede de Missão, além de familiares e amigos de muitos de nossos missionários, lembremos sempre que não são números, são almas! Rezemos por esses 25 nomes e rostos que deram seu sim, bem como pela perseverança de cada um deles.
Thais Barros
VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

5. A Rede de Missão Campus Fidei se alegra com a celebração do matrimônio da missionária Anne Caroline e de seu esposo Luiz.
“Só se começa bem começando pelo céu, isto é, por Deus.” (Dom Bosco)
Com a graça de Deus mais um matrimônio foi celebrado no último dia 08 de fevereiro, a missionária Campus Fidei Anne Caroline e seu esposo, Luiz Eduardo, tiveram a grande graça de dar seu sim a Deus e um ao outro para bem viver sua vocação ao matrimônio, a bela celebração aconteceu no Santuário São João Bosco (Asa Sul/DF) e foi presidida pelo Padre Aderson Miranda.
O casal de esposos participou do grupo de estudo DATING, que é ofertado pela Rede de Missão Campus Fidei e que tem como público alvo casais de namorados e noivos. A Anne partilhou que o tempo de aprendizado no grupo foi crucial para que ela e o Luiz pudessem dar esse passo rumo ao matrimônio e que o estudo da Teologia do Corpo de São João Paulo II vivenciado no grupo de estudo fez com que eles tivessem a verdadeira dimensão do que estavam vivendo no dia da celebração do matrimônio.
Bendigamos ao Senhor por mais essa família que inicia com a Sua graça e com a Sua benção e rezemos por esses nossos irmãos que iniciam sua caminhada, agora sendo um, rumo ao céu!
Thais Barros

6. Com alegria celebramos o batizado de Cecília e Maria Clara, filhas de Missionários Campus Fidei.
Em 15 de fevereiro, a pequena Cecília, filha do missionário André Crema e de sua esposa, Alicia Crema, recebeu o sacramento do batismo na Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Asa Norte/DF), em uma belíssima celebração presidida pelo Pe. Jorge Ramos, tendo como padrinhos Mariana Granato e Carlos Eduardo Granato, que são tios da Cecília, e que agora ganham também uma afilhada.
O missionário André partilhou conosco que era um desejo do casal que a pequena fosse batizada bem cedo para tão logo pertencer ao Corpo Místico da Igreja e compreender a vivência cristã de seus pais, vivência essa que em suas palavras traz ainda mais beleza ao rito do batismo: “não é só um procedimento, todos os elementos litúrgicos, como acender a vela, a criança ser sustentada pelos padrinhos… aumentam o mistério ali envolvido e ter os olhos preparados para reconhecer a grandeza desse momento foi muito tocante para nós.”

Já a pequena Maria Clara, filha dos missionários Maria Vitória e Guilherme Amorim, recebeu o sacramento no dia 22 de fevereiro no Santuário São Francisco de Assis (Asa Norte/DF), tendo como padrinhos os missionários Maria Eugênia e Lucas Batista, em uma celebração presidida por Frei Flávio Amorim, sendo este tão querido pelos pais dessa pequena, assim como o local escolhido por eles: “ele nos acompanhou desde o início do nosso relacionamento: deu a bênção do nosso namoro, celebrou nosso noivado, assistiu ao nosso casamento e, nesse dia tão especial, realizou o batismo da nossa primogênita – no mesmo lugar onde nos conhecemos e começamos a namorar.”
Seus pais partilharam conosco: “Ver nossa pequena adentrar o Corpo Místico de Cristo nesse dia, naquele lugar, com aquele Frei, com pessoas tão queridas por nós, nos fez sentir o cuidado e amor de Deus por nós, e saber que a partir de agora nossa filha, também sentiria isso, é muito emocionante, pois ela é um dom precioso que Deus nos confiou, para cuidar, educar e direcioná-la ao céu.”
Bendigamos ao Senhor pelas nossas mais novas irmãs em Cristo!
Giovanna Duarte
VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

7. Expressar o Belo de Deus: atividades missionárias do Campus Fidei no mês de fevereiro.
“Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.” (Ef 2, 10)
Confira as diversas maravilhas que o Senhor fez para nós durante o mês de fevereiro:
- Aos domingos tivemos as formações para os casais do EPVM (Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial). No dia 2, o fundador Jerônimo Lauricio ministrou a formação “Chamados ao amor conjugal: o amor de complacência, de concupiscência, de benevolência e o amor esponsal”. Na semana seguinte, dia 9, o casal de missionários Lucas Tomaz e Laise Abreu conduziram a formação “A harmonia conjugal: o dom de si mesmo, a complementariedade e a comunhão de pessoas”. No dia 16, o fundador Danilo Luiz abordou o tema “A Igreja, Mãe e Mestra e os 7 Sacramentos”. Por fim, no dia 23, o missionário Pedro Payne ministrou sobre “O Sacramento do Matrimônio: sinal do amor esponsal de Cristo e a Igreja e sua relação com as outras vocações”. Os encontros semanais ocorreram na Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte/DF);
- No dia 15, na Paróquia São Sebastião (Planaltina/DF), a missionária Laíse Abreu conduziu um momento formativo com o tema “Modéstia e castidade: juventude santa” para o grupo Ágape jovem;
- Ainda no dia 15, durante o Aprofundamento para cerimoniários e guardiãs da Eucaristia da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way/DF), foram realizadas outras quatro formações, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa (Asa Norte/DF): “Chamados à santidade”, conduzida pela missionária Ângela Mito; “Chamados ao amor”, ministrada pelos missionários João Marcos e Isabel Caminada; “Redimidos pelo amor”, conduzida pelo missionário Lucas Tomaz e, por fim, “Momento mariano: Amar é servir”, conduzida pelo missionário Matheus Moreira;
- Durante a terceira semana do mês, nossos missionários realizaram várias formações para os catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Vicente Pires/DF): dia 17, o missionário Pedro Payne abordou o tema “Introdução às Sagradas Escrituras”. Dia 18, o missionário Gabriel Dias ministrou a formação com o tema “Introdução ao Catecismo”. Já dia 19, a missionária Taysa Brasil deu continuidade às formações falando sobre “Vida interior do catequista”. E no dia 20, o missionário João Marcos abordou o tema “Missão do Catequista à luz do Munus Docendi”. Para finalizar a semana, dia 21, o missionário Guilherme Guimarães falou sobre o “Chamado à Santidade e explicação sobre os diversos cultos aos Santos”;
- No dia 22, o missionário Yvyam Santos conduziu a formação sobre “O chamado à santidade” para os servidores do altar da Paróquia Santo Afonso (São Sebastião/DF);
- Nesse mesmo dia 22, os catequistas da Paróquia da Ressurreição (Ceilândia/DF) receberam duas formações dos missionários: Daniel Borges e Gabriel Dias, que abordaram os temas “Domínio de si mesmo” e “A arte sutil do escutar”, respectivamente;
- No dia 23, tivemos formação sobre “Namoro e sexualidade” conduzida pelo casal de missionários Maria Augusta Viegas e Guilherme Guimarães para os crismandos da Paróquia São Pio (Sudoeste/DF). A formação ocorreu na Casa de retiros Solar de Guadalupe (Sobradinho/DF);
- Por fim, a formação com o tema “Teologia do Corpo” foi ministrada para a Catequese de adultos da Paróquia São José (Taguatinga/DF) pelas missionárias Monique Mourão e Maria Augusta Viegas nos dias 25 e 27, respectivamente.
Não perca também nossas últimas publicações no Blog Campus Fidei, com textos autorais, bem como com tantas publicações traduzidas pelos nossos missionários, não tem como deixar de bem viver a vida intelectual não é mesmo?
Ufa… Mas não paramos por aí! Tivemos também o lançamento de um novo episódio do Podcast Campus Fidei, com o tema: “Inveja”, conduzido pelo missionário: Gabriel Dias (âncora), com a participação dos missionários: Caio Caetano, André Crema e Vinícius Castro. Não fique de fora, venha conferir essa frutuosa partilha que está demais!
Laiza Siquara
