VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Rede de Missão Campus Fidei promove Aprofundamento para universitários.
“O intelectual é jovem até ao fim. Dir-se-ia que participa da eterna juventude da verdade. Amadurece geralmente muito cedo, mas conserva-se ainda na pujança de vida quando a eternidade o vem recolher. Esta esquisita perenidade, lote dos santos, faz suspeitar que a essência da santidade e da intelectualidade seja a mesma”. (A. D. Sertillanges)
Com a graça de Deus, no dia 26 de janeiro, a Rede de Missão Campus Fidei protagonizou o seu primeiro Aprofundamento para Universitários! O dia formativo, que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte, Brasília/DF), buscou fomentar a Vida Intelectual (Conhecer) para o público universitário e todos aqueles que se sentiram impelidos a responder esse chamado à vivência da dimensão intelectual em suas vidas. Foram 45 participantes.
O aprofundamento teve início com a santa missa, às 7h, seguida de uma sequência riquíssima de formações ministradas por Pe. Pedro Willemsens (Opus Dei), por Lucas Tomaz, Danilo Luiz e João Marcos (missionários Campus Fidei). Os temas você confere na pauta das atividades missionárias.
A vocacionada Bruna Bastos, que se formou há um ano e meio, hoje faz doutorado e especialização, dedicando a maior parte do seu tempo aos estudos e à pesquisa. Imersa nessa realidade universitária, partilhou que sua participação no aprofundamento a relembrou da importância de se dedicar verdadeiramente a essa dimensão de vida, que foi para ela um dia de reflexão no qual se conscientizou sobre as virtudes que ainda lhe faltam para bem viver sua intelectualidade, da importância de não apenas ler, mas de fazer uma leitura em profundidade e em qualidade e da necessidade da ordem para bem aproveitar e usar o tempo. Segundo a vocacionada, “foi um dia de muita graça e uma verdadeira renovação do meu chamado à vida intelectual.”
Isabella Dematte

2. Missionários Campus Fidei participam de formação interna sobre a Pessoa Humana e a Saúde Mental.
“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.” (Santa Teresa de Calcutá)
Tendo em mente que é preciso ser para então formar, bem como o quão importante é o tema sobre “A Pessoa Humana e a Saúde Mental”, tanto para aqueles que são essa Missão, como também para aqueles que bebem desse Carisma, os missionários e vocacionados Campus Fidei deram a largada em uma série de formações sobre esse tema.
A primeira formação dessa primeira etapa será conduzida pelo psicólogo e missionário Daniel Borges. A formação se deu de forma remota, possibilitando reunir missionários e vocacionados de Brasília, bem como de outras localidades.
Daniel é psicólogo que segue a abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e, após explicar o que é a TCC e como é aplicada, conduziu uma atividade que visou fazer-nos refletir como estão as diversas áreas da vida e definir metas para vencer as dificuldades encontradas nessas áreas. Um grande passo!
Bendigamos ao Senhor pelo dom da vida do Daniel, pelo seu sim a essa missão a ele confiada e pela graça de estarmos irmanados no Carisma Campus Fidei!
Thais Barros
VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

3. Missionários Campus Fidei participam da abertura do Jubileu da Esperança na Esplanada dos Ministérios com o Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e juntos celebram a chegada de 2025.
“Nesta noite, irmã, irmão, é para você que se abre a ‘porta santa’ do coração de Deus. Jesus, Deus-conosco, nasce para você, para nós, para cada homem e mulher. E com Ele a alegria floresce, com Ele a vida muda, com Ele a esperança não desilude.” (Papa Francisco na homilia da Santa Missa na noite de Natal do Senhor)
Antecedendo a celebração da Santa Missa na noite de Natal de Nosso Senhor, o Papa Francisco inaugurou o Jubileu de 2025, o “Jubileu da esperança” (28º Jubileu da história da Igreja Católica), abrindo solenemente a Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Em Brasília/DF, nosso Arcebispo, o Cardeal Dom Paulo Cezar, em comunhão com nosso Pontífice, designou o dia 29 de dezembro para marcar a abertura do Jubileu da Esperança em nossa Arquidiocese. “Todos somos chamados a vir à nossa catedral para juntos abrirmos um ano jubilar”, convocou nosso Pastor.
E o Campus Fidei marcou presença, como verdadeiros “peregrinos da esperança”, em unidade com a Santa Mãe Igreja. Conservemos em nosso coração as palavras de esperança e vida que vêm de Nosso Senhor, que vêm dos nossos santos pastores, e sigamos conhecendo, encontrando, partilhando e expressando as riquezas da nossa fé!
Isabela Lopes

4. Rede de Missão Campus Fidei se alegra com o Batismo do Augusto, filho do casal missionário Gabriel e Débora.
No dia 18 de janeiro, o pequeno Augusto Maria, filho dos missionários Gabriel e Débora, recebeu o sacramento do batismo, marcando o início de sua filiação divina! A celebração aconteceu na Capela Nossa Senhora das Graças (Paróquia Imaculado Coração de Maria – Park Way/DF) e foi presidida pelo Padre Rafael Rodrigues.
Rayssa e André (prima e cônjuge da prima de Débora) apadrinharam o Augusto, recebendo essa importante missão de participarem de modo muito especial da sua caminhada de fé! O casal também foi escolhido para padrinhos de consagração.
Débora partilhou conosco como foi o grande dia: “Foi uma grande graça para nós esse dia. Conhecemos o Padre Rafael por meio da Missão. Tê-lo conosco no primeiro sacramento do Augusto foi especial. Partilhar esse momento com nossas famílias, amigos e irmãos de Missão é viver junto com cada um o céu que Deus nos preparou.”
Laiza Siquara
VIDA FRATERNA (PARTILHAR)

5. Núcleo de Comunicação do Campus Fidei promoveu momento de Vida Intelectual e de Vida Fraterna com filme sobre o Beato Carlo Acutis.
Separe a pipoca e o guaraná, a sessão cinema vai começar! O Núcleo de Comunicação, sob coordenação de Ângela Mito, promoveu um momento de Vida Intelectual e de Vida Fraterna no dia 16 de janeiro: convocou os membros do núcleo e convidou os demais missionários e vocacionados Campus Fidei para assistir ao filme “O céu não pode esperar”, sobre o Beato Carlo Acutis.
O filme escolhido trata-se de um documentário sobre a emocionante história de Carlo Acutis, jovem beato que morreu em 2006, aos 15 anos. O documentário reúne vários relatos de pessoas que participaram direta e indiretamente da vida do beato.
“O apóstolo da internet”, como é conhecido, era um jovem apaixonado pela tecnologia e muito devoto à Eucaristia. Ainda jovem, percebeu o potencial da internet como uma ferramenta para a evangelização. A proposta de Ângela de assistir ao filme foi justamente trazer o exemplo de vida do beato para a realidade do Núcleo de Comunicação: “o mundo digital, como nos exortou nosso Fundador Jerônimo, é um campo de missão.” (Isabela Lopes, membro do núcleo).
Além da proximidade do testemunho de Carlo com o serviço do Núcleo de Comunicação, ele é o padroeiro do Colégio Campus Fidei: eis que Deus tem mantido próximo o testemunho de vida desse jovem beato com a Rede de Missão! Deus e Suas Surpresas!
Laiza Siquara

6. Casais missionários Campus Fidei se reúnem com os fundadores da Rede de Missão.
No dia 19 de janeiro aconteceu um encontro de coração para coração entre os casais de missionários e os nossos fundadores, Jerônimo e Danilo. O momento foi de memória agradecida, ao relembrar cada casal o caminho percorrido até então, desde o namoro, noivado e matrimônio, e em como a história de cada casal se cruza com as redes lançadas pelo Campus Fidei.
A missionária Thais Barros ressaltou a importância de pensar onde estaria se não tivesse tocado nas riquezas vividas por meio da Rede de Missão Campus Fidei (por meio dos grupos de estudo e demais realidades vividas em comunidade).
Além disso, o momento foi um convite à reflexão, uma chamada à realidade, para cada missionário: foi proposto pensar, entre outras coisas, em como, depois de beber dessa fonte de água viva, o Carisma Campus Fidei, cada um está expressando (Vida Missionária) para outros as graças alcançadas.
Amanda Teodoro
VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

7. Expressar o Belo de Deus: atividades missionárias do Campus Fidei no mês de janeiro.
“A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária. Experimentam-na os setenta e dois discípulos, que voltam da missão cheios de alegria (cf. Lc 10, 17)” (Evangelii Gaudium, 21)
Voltar para casa depois de transbordar o amor de Deus é viver um pedacinho do céu! Vamos acompanhar o que fizeram os nossos missionários em saída nesse último mês no campo da formação:
- No dia 25, na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Cruzeiro Velho/DF), Jerônimo conduziu um momento formativo sobre “Teologia do Corpo para a masculinidade cristã”. Ainda nesse dia, Danilo, realizou uma formação em Luziânia/GO, na Paróquia Santo Antônio, com a temática “A importância da missão (Is 6, 8)”.
- Já no dia 26, aconteceu o Aprofundamento para Universitários na Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte, Brasília/DF), realizado pelo Campus Fidei (confira a pauta 1), e contou com formações nos seguintes temas: “A vocação à Vida Intelectual”; “As virtudes do intelectual”; “A arte de ler”; e “O trabalho intelectual”.
Além das formações, nosso blog, o Blog Campus Fidei, tem textos inspiradores e com gosto de céu! Confira os últimos textos autorais lançados: “Na noite escura”, escrito pelo missionário André Crema – um bonito relato de quem tem olhar de céu no ordinário; e “Um bebê para o tio Matheus”, escrito pela missionária Isabella Dematte – texto que traz a simplicidade, a verdade e a pureza da oração dos pequeninos.
Amanda Teodoro
