INFORMATIVO CAMPUS FIDEI – Edição de Maio/2024

VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Grupo de Estudo YOUFAMILY (2023/2024) vivencia dia de Aprofundamento no Instituto Campus Fidei.

No dia 07 de abril, foi realizado no Instituto Campus Fidei o Aprofundamento para o Grupo de Estudo YOUFAMILY (2023/2024), com o tema “Complementariedade, cuidado e intimidade conjugal”.

O dia começou com a oração das Laudes na Capela, seguido de diversas formações, grupos de partilha e o belíssimo testemunho do casal missionário Paula e Bruno Olivieri, que está à espera da chegada do Davi, primeiro filho deles. O dia de aprofundamento também contou com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. José Maurício.

Rayane, esposa do Daniel de Sousa (casal membro do grupo), recebeu o sacramento do matrimônio há 6 anos, e partilhou conosco um pouco sobre o dia de aprofundamento:

“O aprofundamento foi um renovo em nosso casamento. Chegamos de coração fechado, cegos em nossa vivência matrimonial e saímos com o coração grato por ter vivenciado tantos momentos que nos remeteram à nossa real missão.  Ter a oportunidade de testemunhar e partilhar com famílias que buscam o mesmo propósito é uma verdadeira benção em nossas vidas. A frase que trago no coração é que ‘às vezes precisamos ser lembrados’ do nosso chamado, do papel que desempenhamos dentro do nosso lar e como ser testemunho em nossa sociedade. Ser guiados pelos ensinamentos da nossa Santa Igreja, tem sido um verdadeiro privilégio para nossa família.”

Rezemos por esse campo de missão que são as jovens famílias do Grupo de Estudo YOUFAMILY!

Giovanna Duarte

2. O Campus Fidei contribui mais uma vez para a formação de noivos no Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM).

Os últimos dias de abril (27 e 28) foram dias de muita formação (Conhecer – Vida Intelectual), oração (Encontrar – Vida Interior), partilha (de arder o coração! – Partilhar – Vida Fraterna) e serviço (Expressar – Vida Missionária) no Instituto Campus Fidei.

Nesse fim de semana ocorreu o primeiro Encontro de Preparação para Vida Matrimonial do ano de 2024 e, mais uma vez, os missionários Campus Fidei tiveram a graça de, unidos ao Padre Jorge Eldo (pároco da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, Jardim Botânico/DF, vizinha ao Instituto), formar 23 casais de noivos que estão se preparando para receber o sacramento do matrimônio da Santa Mãe Igreja.

O encontro foi recheado de muitas formações que, com a graça de Deus, contribuirão para a vida matrimonial dos casais participantes. O que também não faltou nesse encontro foram partilhas e testemunhos, desses que fazem nossos corações se expandirem! Exemplo disso é o testemunho do casal Marcelo Feijó e Sheyla Cristine, que esperam há 30 anos pela graça de darem esse sim diante de Nosso Bom Deus! Prepara o lencinho para ler se emocionar junto com a gente com a partilha do Marcelo: 

“Após três décadas de união conjugal, tendo criado dois filhos e desfrutando a companhia de dois netos, não esperávamos grandes novidades ao participar de um encontro de preparação para vida matrimonial. Contudo, o programa EPVM do Campus Fidei transformou nossa percepção sobre o casamento sob a ótica da Santa Igreja Católica, de maneira prática e profunda. A cada formação conduzida por sacerdotes ou casais experientes, a cada discussão baseada na pedagogia da Igreja, descobríamos uma sabedoria e uma grandiosidade até então desconhecidas por nós. Não há dúvidas de que vivenciamos momentos divinos; sentimos Deus ao nosso lado, moldando nosso espírito para vivermos o nosso futuro matrimônio de modo a agradar a Deus e fortalecer nossos futuros votos de amor eterno. Com esta experiência, percebemos o quanto ansiamos por retornar à Eucaristia, o maior e mais precioso tesouro que a Igreja pode oferecer, após um longo período de exílio, provocado por nossas concupiscências. Obrigado a todos os sacerdotes, missionários e leigos comprometidos com essa linda Missão. Deus abençoe a todos.”

Bendigamos ao Nosso Bom Deus pela vida, testemunho e entrega desses casais que tão breve darão esse passo para viver suas vocações e rezemos uma Ave-Maria por eles!

Thais Barros


VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

3. Visita Pastoral de Dom Paulo ao Instituto Campus Fidei.

No dia 20 de abril, tivemos a graça de receber a visita pastoral de nosso pastor, Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília. Preparamos a casa (o Instituto Campus Fidei) e principalmente os corações para ouvir o que Deus reservava para nós nesse dia especial.

Depois de recepcionarmos Dom Paulo na porta do Instituto, ele teve um breve momento a sós com nossos fundadores e seguiu para a Capela. Após, a primeira parada foi no Curso Bíblico, que acontece quinzenalmente no Instituto, em comunhão com o ano dedicado à Palavra de Deus, instituído por nosso pastor. Em sua exortação, nos abrasou o coração dizendo que o contato com a Palavra de Deus “nos dá horizontes, novos horizontes… e a pessoa vai se tornando discípulo de Jesus, vai se colocando atrás dele, vai se encontrando com Ele, vai formando o coração do discípulo. O encontro com a Palavra vai moldando o discípulo”.

Ainda com os alunos do Curso Bíblico e com os missionários Campus Fidei, Dom Paulo teve também a oportunidade de ouvir alguns testemunhos, entre eles, registramos aqui o testemunho (de elevar o coração!) da aluna Andreia: entre outras coisas, ela partilhou que a Palavra de Deus é seu verdadeiro alimento, tendo em vista seu impedimento para comungar, e o Curso Bíblico tem ajudado nessa caminhada.

Depois seguimos para a Capela, onde Dom Paulo celebrou a santa missa, seguida de um almoço festivo, preparado especialmente para nosso pastor! E como não podia faltar, por ocasião de sua visita, entregamos a ele uma lembrança especial: um quadro com seu brasão, com um pedido de que sempre que ele olhe para o presente, lembre-se de rezar por nós.

Isabela Lopes


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

4. Expressar o belo de Deus: atividades  missionárias do Campus Fidei no mês de abril.

A Vida Missionária é um convite diário a estar atento e sensível ao chamado de Deus. Tanto os que formam, quanto os que são formados, são convidados a prestar atenção aos sinais do céu! 

Nos ensina São João Paulo II em sua “Carta aos Artistas” que “todo o homem recebeu a tarefa de ser artífice da própria vida: de certa forma, deve fazer dela uma obra de arte, uma obra-prima.” No mês de abril, foram muitas as formações confiadas a nós, pequenos artesãos responsáveis por expressar o belo de Deus, como nos ensina o Papa Francisco, em saída.

  • No dia 6, o casal de missionários Tiago e Ludmila Giacone falou sobre a “vocação do matrimônio” na Paróquia Maria Imaculada (Guará/DF);
  • No dia 7, a missionária Taysa Brasil pôde partilhar sobre a “Vida Espiritual do Catequista”, na Paróquia São José, em Taguatinga/DF;
  • Ainda no dia 7, mais três formações aconteceram, essas foram no Instituto Campus Fidei, dentro do Aprofundamento para o Grupo de Estudo YOUFAMILY 2023/2024 (confira a pauta 1): a primeira foi conduzida pelo Pe. José Maurício, com o tema “Pudor e Modéstia”; a segunda pelo casal missionário Rodrigo e Monique Mourão, que falou, em separado com homens e mulheres, sobre “Masculinidade e Feminilidade na Vida Conjugal”; e a terceira pelo casal Tiago e Ludmila (integrantes do YOUFAMILY) sobre “Intimidade conjugal”;
  • Já no dia 13, o Fundador Jerônimo Laurício (foto) falou sobre o tema “Matrimônio e família” na Capela Nossa Senhora do Rodeador, em Brazlândia/DF;
  • No dia 21, o casal Felipe e Isabella Dematte partilhou sobre o tema “Caminhando com Jesus”, em uma atividade de pós-encontro do Segue-me da paróquia Santa Rita de Cássia (Planaltina/DF);
  • Dia 27, na Paróquia São Paulo Apóstolo (Guará/DF), Danilo Luiz falou sobre o tema “Você só ama o que conhece”;
  • Ainda no dia 27, no Instituto Campus Fidei, tivemos diversas formações no EPVM (confira a pauta 2): o casal de noivos João Marcos e Isabel Caminada falou sobre “O matrimônio na ordem da criação: um olhar sobre as 3 experiências originais (a solidão, a unidade e a nudez).”; o missionário Tiago falou sobre o tema “Chamados ao amor conjugal: o amor de complacência, de concupiscência, de benevolência e o amor esponsal.”; o Padre Áderson Miranda falou sobre “O matrimônio como sacramento: sinal do amor esponsal de Cristo e a Igreja.”; e o Fundador Jerônimo falou sobre “A fecundidade do amor: paternidade responsável, procriação e educação dos filhos.”;
  • No dia seguinte, dia 28, teve o segundo dia de EPVM, e os temas foram: “A sexualidade na vida do casal: a castidade conjugal.”, conduzido pelo casal Rodrigo e Monique; “Sobre a administração do lar: o planejamento financeiro familiar.”, conduzido pela missionária Ângela Mito; “Espiritualidade conjugal: a santificação do casal na Igreja Doméstica e na vida ordinária.”, conduzido pelo Padre Luiz Meire; e, por fim, “A celebração do Matrimônio: os aspectos litúrgicos e jurídicos-canônicos.”
  • Ainda nesse dia, o Fundador Danilo Oliveira conduziu uma formação sobre “Teologia do Corpo” no EPVM (Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial) da Capelania Militar dos Bombeiros.

Além das missões em campo presencial, tivemos também as missões em campo virtual. O Podcast Campus Fidei teve dois novos episódios lançados, sendo eles: “Como vencer a preguiça”, em que participaram os missionários Paula Olivieri (âncora), Jaqueline Cláudia, Bruna Aragão e Mateus Viana (convidado – namorado da missionária Bruna); e “As 5 linguagens do amor”, com os missionários Rafael Gaia (âncora), Ana Carolina Souza, Maria Vitória Amorim e Juliana de Andrade.

Partilhas de coração pra coração! O nosso podcast está disponível nas principais plataformas de streamings, mas você pode ouvir os episódios novos uma semana antes de todo mundo, é fácil, é só baixar o App do Orelo e acompanhar nossa página por lá para receber os episódios antes dos demais e, se tornando nosso apoiador, você recebe conteúdos exclusivos!

E mais uma opção nas redes é o Blog Campus Fidei, que é uma plataforma de formação permanente: lá você encontra diversos textos selecionados e traduzidos pelos missionários Campus Fidei com todo o carinho.

Enfim, todos somos convidados a fazer uma obra-prima nas nossas vidas, como bem disse SJPII. Alguns através de um carisma específico, mas cada um tem essa missão de expressar o belo de Deus (“A beleza é para dar entusiasmo ao trabalho, o trabalho para ressurgir”, poeta polonês Cyprian Norwid).

Nós, o Campus Fidei, estamos à serviço dos desígnios de Deus, somos filhos das Suas Surpresas. E você, que já foi alcançado por algum dos nossos serviços, fica o convite: partilhe o que de bom, belo e verdadeiro ardeu em seu coração, pois o Senhor mesmo nos convida a todos a ser discípulos missionários, expressando o que dele recebemos, as Suas maravilhas!

Amanda Leal


5 1 votar
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.