VIDA INTELECTUAL (CONHECER)
1. Curso Bíblico Campus Fidei tem o último encontro.
No dia 16 de novembro aconteceu o último dia de Curso Bíblico Campus Fidei, um frutuoso caminho que teve início no mês de fevereiro deste mesmo ano (o último módulo). As aulas foram ministradas nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, começando em nosso antigo espaço e sendo finalizadas em nossa atual sede, a Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte, Brasília/DF).
Sobre a experiência vivida nos últimos meses, a missionária Letícia Brasil afirmou ter sido uma imensa graça a sua participação no Curso Bíblico. Em sua partilha, citou a intimidade que os formadores do curso possuem com as Sagradas Escrituras e como essa percepção a levou a desejar também essa intimidade.
Algo que chamou a atenção da missionária foi a abertura no olhar, de modo a permitir que o contato com as Sagradas Escrituras leve a encontrar formas de meditar a própria vida e escutar a voz de Deus que – verdadeiramente – fala conosco por meio da Bíblia.
“Tarde te amei! Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu Te amei!” (Santo Agostinho)
Isabella Dematte
2. Fim de mais um ciclo: membros do Grupo de Estudo de Teologia do Corpo se reuniram para encerramento.
“O corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus, e assim ser sinal d’Ele.” (São João Paulo II – Catequese de 20/02/1980).
Após dois anos de duração, no dia 20 de novembro, o Grupo de Estudo de Teologia do Corpo (TdC) teve o seu encerramento. O grupo tinha como finalidade estudar o tema desenvolvido por São João Paulo II em suas catequeses, as quais falam da sacralidade do corpo, do desejo, desígnio e destino.
A missionária Layane Amorim, uma das coordenadoras do grupo, partilhou-nos um pouco das experiências vividas e metas traçadas pelos 18 membros, que caminharam juntos: a alegria de escutar sobre os aprendizados pessoais, de forma especial sobre a percepção de que a Teologia do Corpo não é só pra casais, mas para que todos aprendam a necessidade de se educar para uma vida de virtudes, para glorificar a Deus por meio do corpo e descobrir a dignidade de filhos de Deus.
Isabela Dematte
3. Rede de Missão Campus Fidei promove aprofundamento para Ministros da Sagrada Eucaristia (MESCE) da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way/DF) e da Paróquia São José de Anchieta (Paranoá/DF).
No dia 23 de novembro, tivemos no Campus Fidei um Aprofundamento de Formação Bíblica para os MESCE da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way) e da Paróquia São José de Anchieta (Paranoá/DF).
No exercício do Carisma de “ser e formar uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras”, alguns dos missionários Campus Fidei (João Marcos, Ângela, Lucas Tomaz e Taysa) deram formações sobre os temas, respectivamente: “Tipologias bíblicas da Eucaristia”; “O Cristo, o Noivo e a Eucaristia”; “Uma explicação bíblica da missa”; e “Vida Interior e a Vida Missionária dos MESCE”.
A vocacionada Bruna Madureira nos partilhou que um momento específico causou grande admiração nela e nos demais ouvintes da formação “O Cristo, o Noivo e a Eucaristia” (ministrada pela missionária Ângela). Bruna relatou que, na oportunidade, a missionária, ao se voltar para os casais presentes, ressaltou que, quando não vivemos bem a nossa vocação matrimonial, com o devido respeito e generosidade que competem aos esposos, torna-se mais fácil cometer abusos litúrgicos, pela falta de compreensão dessas realidades que tanto se aproximam.
Quanta riqueza! Louvemos a Deus pelas maravilhas que realiza por meio do nosso ser e formar!
Isabela Dematte
4. Rede de Missão Campus Fidei promove 3ª Edição do Aprofundamento sobre Teologia do Corpo.
Com a graça de Nosso Bom Deus, no dia 24 de novembro aconteceu mais um aprofundamento sobre as maravilhas da Teologia do Corpo de nosso amado patrono, São João Paulo II.
Com formações de tema “O corpo humano e seus três significados: filial, esponsal e procriativo” (com Laíse e Lucas Tomaz); “Generosidade e responsabilidade: o aparente paradoxo de gerar filhos” (com Pe. Áderson Miranda); “O dom de si mesmo, a complementariedade e a comunhão de pessoas” (com Ângela Mito); “Chamados ao amor e à responsabilidade” (com Jerônimo Laurício); os 43 participantes do aprofundamento tiveram a oportunidade de mergulhar ainda mais nos mistérios desse tesouro de nossa Santa Igreja.
Com a terceira edição do aprofundamento, encerramos um ciclo cheio de beleza, bondade e verdade, propagando as maravilhas de Deus encontradas na Teologia do Corpo, um tesouro que pouco a pouco vem sendo descoberto e que nos maravilha a cada ensinamento.
Thais Barros
VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)
5. Catequistas e missionários Campus Fidei se alegram com a 1ª Eucaristia e a Crisma dos catequizandos da Paróquia São José de Anchieta (Paranoá/DF).
Os dias 10 e 15 de novembro foram dias de ação de graças para os catequistas e para os catequizandos da Paróquia São José de Anchieta (Paranoá/DF). Todo o Campus Fidei muito se alegrou com os 6 paroquianos que receberam o sacramento da 1ª Eucaristia, celebrada pelo seu pároco, o Padre Heverton Rodrigues, e com os 34 paroquianos que receberam o sacramento do Crisma, celebrado por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese.
Os missionários Alexandra Araújo, Gabriel Dias (coordenação), Guilherme Guimarães, João Marcos Rodrigues, Juliana Andrade, Pedro Payne e Taysa Brasil (coordenação) tiveram a grande graça de poder contribuir com a formação desses nossos irmãos em Cristo, sendo seus catequistas e trilhando junto com eles um caminho formativo até chegar ao grande dia da celebração dos sacramentos mencionados.
Demos graças ao nosso bom Deus por, mais uma vez, vencer em nossa Missão de ser e formar para Ele, bem como por vencer, por excelência, na vida desses catequizandos!
Thais Barros
6. Memória agradecida: dia 27/11 – segundo dia fundacional do Carisma Campus Fidei.
Nos detalhes, a Bela Senhora, a Mãe das Surpresas de Deus, se faz presente e marca a nossa história, as nossas vidas. E no dia 27 de novembro de 2013 Ela se manifestou a nós, sob o título de Nossa Senhora das Graças (no dia dedicado a Ela), proporcionando o encontro dos nossos Fundadores, Jerônimo e Danilo.
Nosso patrono, São João Paulo II, profundamente devoto da Virgem Maria, já nos ensinou: “Nos desígnios da providência não existem meras coincidências.” E esse dia assim foi, uma manifestação da providência divina, que muito nos disse, que muito nos diz e que muito ainda nos dirá.
No dia 27 de novembro de 2013, nossos Fundadores se encontraram pela primeira vez na Paróquia Santa Teresinha, no terço semanal do Movimento Segue-me, do qual Danilo participava. E sobre esse dia singular, não teríamos melhores palavras para expressar, senão as palavras de nosso Fundador Jerônimo sobre esse irmão em Cristo concedido por Deus:
“Bendito seja Deus por aquele outro dia de ato fundante do Carisma Campus Fidei, dia 27 de novembro de 2013.
Vocês já ouviram de mim um milhão de vezes sobre aquele dia também fundacional no Carisma. Hoje só quero dizer: obrigado, Senhor, por ter chamado e escolhido Danilo, dentre tantas outras dezenas de nomes e rostos em Brasília, dos quais eu já conhecia antes dele. Mas o Senhor o conheceu primeiro. O Senhor o escolheu. O Senhor quis eclipsar na história fundacional deste Carisma os dias 27 de julho de 2013 e 27 de novembro de 2013.
(…)
Nossa Senhora das Graças preparou tudo. Deus faz a história como Ele deseja e a faz de modo surpreendente. Ele sabia que a minha medida de perseverança, na inspiração e na fé no Carisma, precisava de outro Fundador, muito mais ainda corajoso, criativo e ousado. Seu nome é Danilo Luiz.”
Isabela Lopes
VIDA FRATERNA (PARTILHAR)
7. A Rede de Missão realiza momento fraterno com as missionárias do Campus Fidei que estão gestantes.
Para o Campus Fidei, a chegada de um filho nas nossas famílias missionárias é sempre motivo de imensa alegria! Por isso, o nosso Núcleo de Koinonia proporciona às nossas missionárias, esposas dos missionários e vocacionadas (e suas respectivas famílias ali representadas) um momento de Vida Fraterna especialmente dedicado a elas e aos seus bebês.
Trata-se de um momento singular de saída de si em busca de gerar uma acolhida (Vida Fraterna) – das dores e das alegrias vividas, esperadas – e entrega daquelas vidas a Nosso Senhor por meio da oração (Vida Interior – geralmente reza-se o santo terço).
Em uma partilha pessoal, a missionária Ludmila Giacone, que recebeu a sua última visita em outubro (foto), quando gestante da sua caçula, Maria Teresa, afirmou que o momento foi uma oportunidade de espairecer e trocar experiências.
Acrescenta a grande alegria pelo recebimento do ramalhete espiritual, no qual diversos missionários enviaram mensagens de carinho e se comprometeram a rezar por suas vidas, pela chegada da pequena. Em sua partilha, declarou que a experiência a ajudou a vivenciar melhor o momento de espera, partilhando ainda que, durante o seu trabalho de parto, pôde reler algumas das mensagens e, lembrando-se de todas as pessoas que rezaram por ela, sentiu-se fortificada.
Nas palavras da missionária Isabela Lopes, que também partilhou conosco, esse momento organizado pelo Núcleo de Koinonia em nome de toda a Rede de Missão é frutuosa ocasião que nos permite vivenciar um acolhimento que ganha um lugar especial na vida da gestante e de toda a família.
Isabela Dematte
VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)
8. Expressar o belo de Deus: atividades missionárias do Campus Fidei do mês de novembro.
O mês de novembro foi repleto de atividades missionárias que nos convidaram a EXPRESSAR! Nossos missionários foram de uma ponta à outra do Distrito Federal, com o coração repleto de fidelidade, felicidade e fecundidade para anunciar as maravilhas do Senhor. Vejamos:
– No dia 3, o casal missionário Layane e Rafael Gaia falaram sobre o tema “namoro santo” para o Ágape de Jovens da Paróquia Santíssima Trindade (Guará II/DF);
– Nos dias 5, 12, 18 e 25, foram realizadas formações online para os catequistas e público em geral da Cidade Ocidental/GO, respectivamente, com os temas: “Em que cremos: origem, estrutura e conteúdo do credo”, com Juliana Andrade; “Creio em Deus Pai: a paternidade e onipotência divina”, com Guilherme Guimarães; “Creio em Jesus Cristo, Verbo Encarnado”, com Pedro Payne; e “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida”, com Yvyam Santos;
– No dia 9, o casal missionário Laíse e Lucas Tomaz foram responsáveis por falar à pastoral catequética da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Planaltina/DF) sobre “Como viver a afetividade e sexualidade de forma casta sendo jovem no mundo de hoje?”. No mesmo dia, Jerônimo falou aos jovens crismandos do Colégio Galois sobre “Criados para mais, criados para as coisas grandes.” (foto);
– No dia 17, o casal de namorados missionários Juliana Andrade e Jefferson Marques formaram os jovens do grupo Brasas sobre o tema “namoro e sexualidade” na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Gama/DF);
– No dia 23, os missionários João Marcos, Ângela, Lucas Tomaz e Taysa formaram os MESCE da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way/DF) em um dia de aprofundamento (vide pauta 3). No mesmo dia, o missionário Reno Lopes falou aos jovens líderes do Segue-me Brasília sobre “Jesus, o perfeito líder”. Além dele, nosso Fundador, Jerônimo Laurício, falou sobre “O Celibato e o significado esponsal do corpo” às Irmãs Junioristas da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Por fim, ainda nesse dia, o missionário Guilherme Guimarães falou aos membros da Pastoral dos Cerimoniários da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Park Way/DF) sobre a “Vivência da Castidade na juventude (em especial, para os homens)”;
– No dia 24, o casal de noivos missionários João Marcos e Isabel Caminada falou sobre “Teologia do Corpo” à pastoral catequética da Capela São João Paulo II, no Park Sul/DF. Nesse mesmo dia, nossos missionários deram formação na 3ª edição Aprofundamento de Teologia do Corpo (vide pauta 4);
– No dia 29, nosso Fundador Danilo Luiz formou os componentes do Pastoreio Jovem do Santuário Sacratíssimo Sacramento (L2 Sul, Brasília/DF) sobre o “Imediatismo e Silêncio: Lições de Santa Clara para o Mundo Contemporâneo”;
– Por fim, nos dias 29 e 30 de novembro e em 1º de dezembro, toda a Rede de Missão Campus Fidei se mobilizou para servir na festa da padroeira da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte, Brasília/DF), nossa nova sede. A bela festa contou com a ajuda de missionários, amigos e familiares que se dispuseram a contribuir nas diversas barracas do evento e na novena nos dias antecedentes.
Não se esqueçam de que no Blog Campus Fidei você confere os novos textos autorais (e diversos textos traduzidos) publicados. Não perca nossas últimas publicações: “Viático”, escrito pelo missionário Lucas Tomaz, e “Os ursinhos de Coquitlam”, do missionário Pedro Payne.
E fique ligado no Podcast Campus Fidei, logo mais teremos novos episódios lançados, é vida partilhada que testemunha o ser e formar! Você encontra o nosso podcast nos principais agregadores e no YouTube!
Isabella Dematte