INFORMATIVO CAMPUS FIDEI – Edição de Abril/2024

VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Novo Grupo de Estudo YOUFAMILY (2024/2025) inicia suas atividades no Instituto Campus Fidei com dia de Aprofundamento.

No dia 10 de março, foi realizado no Instituto Campus Fidei o Aprofundamento para o novo Grupo de Estudo YOUFAMILY: um dia de formação (Vida Intelectual), oração (Vida Interior), partilha (Vida Fraterna) e, claro, serviço (Vida Missionária), marcando o início das atividades do novo Grupo de Estudo, que se reunirá aos terceiros domingos.

O dia começou com a oração das Laudes na Capela, seguido de muitas formações e, entre elas, o “Couple Quiz”, grupos de partilha e o belíssimo testemunho do casal missionário Tomaz e Laise Abreu. O dia de aprofundamento também contou com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Áderson Miranda.

A missionária Nathasha, que coordena o grupo junto com seu esposo Luigi Cartaxo, em conjunto com o casal missionário Mayara e Matheus Moreira, partilhou um pouco conosco sobre o dia de aprofundamento:

“Um momento que me marcou foi a oração das Laudes logo no início do dia, todos já estavam presentes pontualmente, apesar de dificuldades no percurso até o Instituto, lá pude ver aqueles casais diante do altar e do sacrário mirando Aquele que é o Único e Verdadeiro Amor, com desejo de céu, para si e para os seus. Vi as famílias com os corações dispostos a serem dom total de si, ação que é inerente ao carisma da Rede de Missão e é isso que buscamos para o bem das famílias, um amor esponsal, encarnado, que não se contenta com pouco, vai até o fim. Foi um dia distinto de todos os outros, Deus reserva muitos frutos para este novo grupo e o aprofundamento foi só o nosso aquecimento.”

Rezemos por este novo campo de missão que são as jovens famílias do novo Grupo de Estudo YOUFAMILY!

Giovanna Duarte

2. “O Amor me explicou tudo.” (São João Paulo II): novo Grupo de Estudo DATING (2024/2025) inicia suas atividades com dia de Aprofundamento no Instituto Campus Fidei.

Os dias 23 e 24 foram muito agraciados para os casais de namorados e noivos do novo Grupo de Estudo DATING da Rede de Missão Campus Fidei, que se reunirão todo terceiro domingo no Instituto Campus Fidei.

Entre uma formação e outra, os casais se reuniram em grupos de partilha para discutir os temas e também participaram de dinâmicas. No sábado à noite, os casais participaram do tradicional jantar romântico do aprofundamento, com troca de cartas, e puderam ouvir o testemunho do casal missionário Guilherme e Maria Vitória Amorim.

Integram a coordenação do grupo os casais de namorados, missionários Campus Fidei, Juliana de Andrade e Jeferson Marques e Maria Eugênia Silva e Lucas Batista, os dois casais frutos dos Grupos de Estudo anteriores.

A missionária Juliana partilhou conosco um pouco sobre esse dia:

“Como eu estava no ‘backstage’, a curiosidade sobre como o coração dos 19 casais estava recebendo todas as formações foi crescendo ao longo dos dois dias, mas o pouco que eu via ou ouvia durante as dinâmicas e partilhas foi fortalecendo a minha esperança e me mostrando, mais uma vez, o quanto Deus atua por meio de nós, que somos instrumentos tão falhos. Principalmente na adoração, que tivemos sábado à noite, conduzida pelo Jerônimo e com a participação do Núcleo de Música. A obra é sempre dEle. Na partilha final, me surpreendi com a sinceridade dos testemunhos que abriram o coração sobre o quanto estavam distantes da Igreja ou estavam próximos, mas a caminhada sozinhos estava sendo muito difícil, alguns com maior caminhada partilharam sobre a sede de se aprofundar ainda mais e sobre como o DATING vai ser importante na caminhada frente ao matrimônio.”

Rezemos pelos casais que irão trilhar a jornada do Grupo de Estudo DATING, para que, ao longo desse tempo, compreendam dia a dia que “O verdadeiro amor promete o Infinito.” (Papa Bento XVI)

Giovanna Duarte


VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

3. Celebrações da Semana Santa no Instituto Campus Fidei.

“A minha vida é um só instante / Uma hora passageira / A minha vida é um só dia / Que me escapa e me foge / Tu sabes, ó meu Deus! / Para amar-Te na terra / Só tenho o dia de hoje!” (Santa Teresinha)

Escutamos e repetimos por diversas vezes esse ensino de Santa Teresinha na quaresma. E assim fomos convidados a viver a Semana Santa, com entrega magnânima, como se fosse a última de nossas vidas.

Domingo de Ramos, celebrou para nós o Pe. Heverton de Oliveira. Quinta-feira de lava-pés, celebrou para nós o Pe. Cássio Dalpiaz. Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor, celebrou para nós o Pe. Luiz Meire. Sábado, na Vigília Pascal, celebrou para nós o Pe. Áderson Miranda.

Na Sexta-feira Santa tivemos ainda a primeira Via-Sacra encenada no Instituto Campus Fidei, organizada pelo missionário Ícaro de Souza, contando com a participação de diversos missionários e vocacionados. E no sábado, após a Vigília Pascal, tivemos um festivo momento de Vida Fraterna entre missionários, vocacionados e alguns convidados.

A graça de vivermos esse momento em comunidade tem valor incomensurável, agradeçamos e louvemos a Deus por tamanha graça, agradeçamos e louvemos pela Semana Santa de nossas vidas!

Isabela Lopes


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

4. Faxinão quaresmal no Instituto Campus Fidei.

Todos os anos, na Quaresma e no Advento, os missionários, vocacionados e membros dos Grupos de Estudo do Campus Fidei se reúnem para um dia de faxina no Instituto Campus Fidei.

Limpeza e ordem exteriores que devem refletir o empenho na limpeza e ordem interiores, buscado no tempo propício da Quaresma: é atividade de Vida Missionária que ilumina e reflete a Vida Interior.

Assim, no dia 9, nosso tradicional faxinão quaresmal foi feito e o Instituto Campus Fidei teve cada cantinho limpo e bem organizado, para bem vivermos a Semana das semanas (confira a pauta 3), em comunhão plena com o Senhor – Senhor de nossas vidas, Senhor do Instituto Campus Fidei.

Isabela Lopes

5. “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo.” (EG 176): atividades missionárias do Campus Fidei no mês de março.

O mês de março foi campo de semeadura na Vida Intelectual: os missionários Campus Fidei saíram a anunciar a Boa-Nova do Senhor! Vamos conferir as formações que nos foram confiadas:

  • No dia 3, o casal de missionários (noivos) João Marcos Rodrigues e Isabel Caminada falaram sobre “Namoro” e o missionário Tiago Giacone falou sobre “Envio” na Casa de Retiros Assunção, na Asa Norte (Brasília/DF);
  • No dia 10, foi realizado no Instituto Campus Fidei o Aprofundamento para o novo Grupo de Estudo YOUFAMILY (confira a pauta 1). O casal missionário Paula e Bruno Olivieri falou sobre “O fundamento do matrimônio” e o missionário fundador Jerônimo Lauricio falou sobre “O acompanhamento nos primeiros anos de vida matrimonial”;
  • Nos dias 23 e 24, foi realizado no Instituto Campus Fidei o Aprofundamento para o novo Grupo de Estudo DATING (confira a pauta 2). Os missionários Ângela Mito, Monique e Rodrigo Mourão, Ludmila e Tiago Giacone, Maria Augusta e Guilherme Guimarães, João Marcos e Isabel e Jerônimo, falaram, respectivamente, sobre os temas “Chamados ao amor: o amor de complacência, de concupiscência, de benevolência e o amor esponsal.”; “Amor e Responsabilidade: o dom de si mesmo, a complementariedade e a comunhão de pessoas.”; “Masculinidade e feminilidade à luz da teologia do corpo.”; “O que é a Teologia do Corpo? A sacramentalidade do corpo.”; “A Teologia do Corpo como caminho para a compreensão da vocação ao matrimônio.”; e “O verdadeiro amor promete o Infinito.” (Papa Bento XVI);
  • No dia 25, Jerônimo falou aos profissionais da Escola Paradiso sobre “Quaresma”;
  • E para fechar, no mês de março teve início a Catequese para adultos da Paróquia São José de Anchieta (Paranoá/DF) que, a pedido do Pe. Heverton, está sob os cuidados do Campus Fidei (foto).

No campo virtual também teve semeadura: a começar pelo Podcast Campus Fidei, três novos episódios foram lançados, foram eles, “Memória agradecida: JMJ 2023”, em que participaram os missionários Rafael Gaia (âncora), Layane Amorim, Letícia Brasil e Taysa Brasil; “Evangelização nas redes sociais”, em que participaram os missionários Gabriel Dias (âncora), Bárbara Pedrosa, João Marcos e Nathasha Cartaxo; e “Os primeiros anos do matrimônio”, em que participaram o casal missionário Gabriel Dias (âncora) e Débora Carvalho e o casal convidado Ari de Andrade e Gabriela Sarkis.

É o ser e formar sendo partilhado! Vem com a gente! O nosso podcast está disponível nas principais plataformas de streamings, mas lembre-se que você pode ouvir os episódios novos uma semana antes de todo mundo, hein!? É só baixar o App do Orelo e acompanhar nossa página nesse streaming para receber os episódios antes dos demais e, se tornando nosso apoiador, você recebe conteúdos exclusivos!

Ainda no campo virtual, queremos lembrar você também do Blog Campus Fidei, que é uma plataforma de formação permanente: lá você encontra diversos textos selecionados e traduzidos pelos missionários Campus Fidei com todo o carinho! É o ser e formar em constante marcha, rumo ao céu!

Isabela Lopes


0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.