Extra, extra, extra.

1. Inauguração do Instituto Campus Fidei.

No dia 4 de setembro foi inaugurado o Instituto Campus Fidei! Fruto das Surpresas de Deus, sua inauguração marca o início de novos tempos na Rede de Missão Campus Fidei.

Para esse momento solene foi celebrada a santa missa por Dom José Aparecido, Bispo Auxiliar de Brasília. Em sua homilia, que belas e sábias palavras nos dirigiu: nos recordou que somos chamados a semear com o Senhor a Sua Boa Nova (formar) e, igualmente, somos chamados a ser terra boa e frutificar (ser e formar uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras – nosso carisma).

Estavam presentes os membros da Rede de Missão, padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Brasília e outros convidados especiais, conforme permitiu a lotação da capela do Instituto.

A santa missa inaugural também marcou o início do Encontro Geral da Rede de Missão Campus Fidei, destinado aos membros da Rede e àqueles que estão em discernimento para ingresso.

O Campus Fidei é uma expressão muito bonita que é usada na Jornada Mundial da Juventude e que nos traz à memória tantas passagens do Evangelho, e que nos ajudam a redescobrir qual é a intenção do Papa com aqueles encontros e qual é o desígnio de Deus para essa específica família eclesial que nasce com esse nome.” (Dom José Aparecido – Homilia na Capela do Instituto Campus Fidei – 04/09/2021)

Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade.” (Sl 117,24), que ficará para sempre em nossa memória agradecida (Evangelii Gaudium n. 13).

Isabela Lopes


2. O que é a Rede de Missão Campus Fidei?

Uma obra que ficou amplamente conhecida até março de 2021 como Rede de Missão YOUCAT Brasil. A nossa inspiração inicial foi em julho de 2013, durante a Vigília da JMJ com o Papa Francisco, com o discurso do Campus Fidei. Mas a Missão nasceu na Arquidiocese de Brasília em 2014, com dois jovens leigos missionários (Danilo e Jerônimo), sob a benção de Dom Sérgio. Nos anos seguintes, outros jovens e casais foram se aproximando e os trabalhos de formação e evangelização foram crescendo, com o incentivo e acompanhamento de nossos bispos e alguns sacerdotes próximos desta pequena obra. Após 7 anos de serviço e missão, hoje contamos também com o apoio e a benção de Dom Paulo Cezar, que igualmente nos anima a continuar servindo a Deus com grande alegria através do carisma da formação.

Somos atualmente 42 missionários espalhados por 5 estados do Brasil (DF, GO, PA, MG e SP): jovens solteiros, celibatários, casais de namorados, noivos e jovens esposos, vivendo com alegria a vocação laical. “Somos uma Missão nesta terra e para isto estamos neste mundo” (EG, n. 273).

Para semear, treinar e construir o Campus Fidei de uma geração de jovens e famílias: o campo da fé de novos discípulos-missionários.Tudo isso, porque há uma geração de jovens e famílias esperando por uma bela semeadura, um bom treinamento e uma verdadeira construção de suas vidas à luz da vida de Cristo! Por isso que esta Missão do Campus Fidei não vale a pena, vale a vida!

E ser discípulo missionário significa saber que somos o CAMPO DA FÉ de Deus. (…) Um campo como lugar onde se semeia, um campo como lugar de treinamento, um campo como lugar de construção” (Papa Francisco, discurso da Vigília da JMJ 2013).

Jerônimo Lauricio


3. O que é o Instituto Campus Fidei?

É um campo de semeadura, treinamento e construção da fé de discípulos-missionários! A partir do “munus docendi” de Cristo e iluminados pelo carisma de “ser e formar uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras”, no Instituto Campus Fidei se promoverá a formação integral de tantos jovens que ainda desconhecem as riquezas da nossa fé; de tantos casais de namorados e noivos que temem as escolhas definitivas por não conhecerem o Plano Redentor Divino para o amor humano; e tantos jovens esposos necessitados de ajuda nos primeiros anos de vida matrimonial. Portanto, inspirados no discurso do Papa Francisco na Vigília da JMJ 2013, para nós o Instituto Campus Fidei se traduz em 3 imagens:

🌾 🗣 Um lugar de semeadura do Evangelho, a partir das experiências concretas da vida das pessoas e da Doutrina da Igreja!

🏋🏻‍♂️🙏 Um lugar de treinamento e aprofundamento da nossa Vida Intelectual, Vida Interior, Vida Fraterna e Vida Missionária.

⛪️ 👨‍👩‍👧‍👦 Um lugar de construção da fé dos jovens e das famílias, perpassando três dimensões: bíblico-catequética, humano-afetiva e sócio-eclesial.

📍O Instituto Campus Fidei está sediado na Arquidiocese de Brasília, nas dependências do antigo Convento Mercedário. E como um centro católico de formação, em comunhão com toda a Igreja, este Instituto, sob a intercessão de nossos patronos, São João Paulo II e Santa Teresa de Calcutá, se reveste das ferramentas e do espírito da NOVA EVANGELIZAÇÃO para saciar a fome e a sede daqueles que vivem nas periferias existenciais da fé e do amor.

Jerônimo Lauricio


0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.