Corpus Christi: O Rei(no) está aqui!

A solenidade de Corpus Christi (Corpo de Cristo) celebra a presença real de Jesus na Eucaristia, seu Corpo e Sangue, Alma e Divindade. Essa solenidade representa um ponto alto, prolongando e celebrando toda a força do Mistério Pascal: Jesus derrota a morte e o pecado e ressuscita para uma nova vida no domingo de Páscoa; após sua ascensão, ele e o Pai enviam o Espírito Santo (veja Jo 15, 26; 16, 7) em Pentecostes, seguido pelo Domingo da Trindade e depois Corpus Christi.

A Trindade é a comunicação eterna da natureza divina do Pai para o Filho, e através do abraço amoroso do Pai e do Filho, o Espírito Santo procede de ambos. Esta é a Trindade imanente, a própria vida interior de Deus desde toda a eternidade.

A Trindade econômica diz respeito a Deus sair de si mesmo, em suas obras de criação e redenção. No Mistério Pascal, nós vemos o envio do Filho e do Espírito, que estende e prolonga essas procissões internas dentro de Deus no tempo. Os sacramentos, essencialmente a Eucaristia, tornam presente o Mistério Pascal e nos levam para dentro dessa dinâmica interior de vida e amor.

Assim, o Mistério Pascal nunca está trancafiado no passado, mas existe sempre no presente – especialmente na Eucaristia, para que todo o povo de Deus possa ser oferecido ao Pai, “por Ele, com Ele e n’Ele”.

Vamos agora dar uma olhada na Eucaristia através das lentes bíblicas do maná e do Santo dos Santos.

Maná

Deus libertou Israel do Egito no Êxodo, para a vida na Terra Prometida. O maná é precisamente aquele alimento para a jornada que sustentou Israel após o Êxodo, a caminho da Terra Prometida. E, de fato, o maná cessou quando os israelitas finalmente chegaram (Js 5, 12). Lembre-se de que o maná não era pão comum, mas o “pão de anjos” (Sl 78, 24-25), que milagrosamente caía diariamente (um elemento que pode perpassar a petição “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”). Jesus afirmou claramente que esse maná antigo prenunciava a Eucaristia, anunciando a superioridade desta última:

“Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer.” (Jo 6, 49-50)

Também encontramos uma ligação semelhante entre a multiplicação dos pães feita por Jesus e a Última Ceia: os mesmos quatro verbos em grego se repetem (lambano [tomou], eulogeo [abençoou], klao [partiu], didomi [deu]) (Mt 14, 19; 26, 26). De fato, há uma igreja em Tabgha, no mar da Galiléia, que remonta ao século IV, que marca o local da multiplicação dos pães; nesta igreja há um mosaico com apenas quatro pães (não cinco, como na história de Mt 14, 17); o ponto é claro: o quinto está no altar! Claramente, esses cristãos do século IV e os autores do Evangelho viam a multiplicação dos pães como uma prefiguração de um milagre maior por vir, a saber, a Santa Eucaristia.

Santo dos Santos

Na Carta aos Hebreus, há uma alusão ao véu que separava o Santo dos Santos do Santo Lugar no Templo. Em Hebreus, o templo terreno dá lugar ao celestial; e o véu pelo qual passamos para entrar no Santo dos Santos dos céus não é outra senão a carne ressuscitada de Jesus Cristo:

“…poder entrar no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus, pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o caminho de seu próprio corpo”. (Hb 10,19-20)

Através da Eucaristia, adentramos em algo maior que o antigo Santo dos Santos – através da carne ressuscitada de Cristo na Eucaristia entramos no Santo dos Santos celestial, pelo qual temos esperança de que possamos comer e “viver para sempre” (Jo 6, 51; veja também Gn 3, 22b).

Onde quer que o Rei esteja, está o Reino; e na Eucaristia, o Rei está presente – como também está o seu Reino. Jesus não terá um único grama a mais de glória no final dos tempos do que Ele tem agora na Eucaristia; a diferença estará apenas na nossa capacidade de ver.

_____________

Autor: Andrew Swafford

Fonte: Ascension Press 

Traduzido por Angela de Oliveira – Membro da Rede de Missão Campus Fidei.

0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Mais antigo
Mais recentes Mais Votada
Feedbacks online
Ver todos os comentários
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
0
Deixe seu comentário no post!x