O Sacramento da Unção dos Enfermos

O nome Jesus significa “Deus salva”. Esse nome enfatiza que Jesus é Aquele que veio para salvar a todos. Cristo significa “ungido”. O nome mostra que Deus Pai deu a Jesus uma missão e O dotou com o poder de salvar e o poder de curar. Toda a vida de Jesus foi destinada a salvar pessoas. Suas palavras e ações são o fundamento da graça salvadora que agora recebemos nos sacramentos. 

O sacramento que ajuda a unir aqueles que sofrem com o poder salvador e curador de Jesus é a Unção dos Enfermos. Por meio desse sacramento, as pessoas recebem o perdão de seus pecados e conforto em seu sofrimento; são restauradas em espírito; e às vezes experimentam até a melhora da saúde física. O sofrimento faz parte da vida, mas Jesus une nosso sofrimento a Sua Paixão e Morte para que, por meio de nosso sofrimento, possamos participar de Sua obra salvífica e curadora. Esse sacramento também nos lembra que Deus deseja consolar os que sofrem e deseja que aliviemos o sofrimento onde pudermos.

No Sacramento da Unção dos Enfermos, o sacerdote unge os que estão gravemente enfermos, feridos ou os idosos com o óleo dos enfermos. O óleo dos enfermos é um óleo especial usado para o sacramento da unção dos enfermos, e é abençoado pelo bispo na Missa dos Santos Óleos durante a Semana Santa.

Além da unção, a pessoa frequentemente recebe a Sagrada Comunhão. Quando uma pessoa está morrendo, a Comunhão é chamada de viático. Para uma pessoa que está morrendo, o sacramento é uma preparação para a passagem para a vida eterna.

A unção às vezes ocorre em uma igreja e é dada aos enfermos ou idosos em um ambiente comunitário. Geralmente ocorre nas casas, em lares de idosos e hospitais. Por exemplo, uma pessoa que vai fazer uma cirurgia pode ser ungida. O sacramento pode ser recebido mais de uma vez, como quando o estado de saúde de uma pessoa piora.

Nos ritos da Unção dos Enfermos, o sacerdote unge o enfermo na testa, dizendo: “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo (…)”. Ele também unge o enfermo nas mãos, dizendo: “(…) para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos”.  O “alívio” se refere à cura espiritual, bem como a qualquer cura física que possa ocorrer.

O Sacramento da Unção dos Enfermos, outrora referido como “Extrema Unção” e ministrado apenas àqueles em perigo de morte, é uma oração de cura e pode ser celebrada individual e comunitariamente.

_____________

Autor: James Campbell, D Min

James P Campbell, D.Min., pai de dois filhos e avô de seis, é educador religioso e autor.

Fonte: Loyola Press 

Traduzido por Mariana Leite – servindo no Núcleo de Tradução da Rede de Missão Campus Fidei.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.