Quatro mitos sobre ser um católico solteiro

Há vários mitos que podem assombrar o imaginário e o dia a dia do católico solteiro. À medida que você vê seus colegas e amigos se casando, pode ser fácil pensar que há algo de errado com você por não estar também trilhando o mesmo caminho e se casando. Nesse vídeo (em inglês), Lilian Fallon (uma mulher católica e solteira) fala de 4 mitos sobre ser solteira e oferece esperança e conselhos para aqueles que estão buscando viver a sua vocação. 

  1. Você fez algo de errado

Lilian diz: “desde que eu me lembro, há um momento para os católicos se casarem. Isso é normalmente entre 21 e 25 anos”. Há um medo de que, se você não encontrar alguém na faculdade, você não vai encontrar ninguém. Também tem o medo de que se você não encontrou ninguém ainda, isso significa que você fez algo errado e acabou com as chances de se casar.

“Nós devemos lembrar: Deus está além de uma linha do tempo”, diz Lilian. Pense aonde Deus te conduz como uma pessoa solteira. Ele não te abandonou. Ele permite que você cresça nas suas paixões e no seu relacionamento com seus próximos. Quando tentamos colocar Deus em uma caixinha, “nós estamos rejeitando o que ele nos convida a viver enquanto solteiros”. Entenda, você não fez nada de errado. Ele (Deus) tem um plano para você

  1. Estar solteiro é um defeito

“Há uma vulnerabilidade inerente que vem com estar solteiro”, Lillian diz. Seus desejos, corações partidos, esperanças e sonhos estão lá para todos verem. Esse constrangimento vem do pensamento de que nossa solteirice é um defeito, um sinal de que estamos quebrados. “O mito é que ser solteiro significa que você não é amável ou que não mereça amor”, Lillian explica. Ela diz que nunca se deve ver a ‘solteirice’ como não ser amado, pelo contrário, deveríamos olhar para a nossa vida, reconhecer a presença de Deus e saber que nós somos merecedores de um amor incondicional.

  1. Você é muito exigente

A parte engraçada é que todo mundo que diz que você é muito exigente parece sempre estar em um relacionamento, Lillian diz. Por que dói tanto quando alguém diz isso? Esse comentário sugere que você está querendo algo inalcansável. Em outras palavras, diz que nós deveríamos diminuir o nosso sarrafo e se moldar a alguém. “Às vezes, quando eu escuto pessoas falando isso”, Lilian diz, “eu penso que estão me dizendo que não mereço a relação pela qual eu estou rezando”.

Lillian nos lembra que é melhor estar solteiro do que estar com a pessoa errada. Você deve ser  sim seletivo ao discernir e escolher com quem vai se casar. “Seja exigente sobre os valores compartilhados. Seja exigente com as vocações compartilhadas”, Lillian diz. Você está pensando em começar uma família com essa pessoa. Existe uma diferença entre expectativas  injustas e parâmetros, para aqueles que você está entregando totalmente a sua vida.

  1. Tem uma razão para você estar solteiro

Quando as pessoas tentam entender uma pessoa solteira, eles normalmente assumem que há uma razão mais profunda, como narcisismo ou uma falha de caráter que torna o casamento impossível. “Há, na verdade, uma razão para você estar solteiro”, Lillian diz. “Essa razão é Deus”. Ela compartilhou que teve um momento que tentou “forçar” relacionamentos na sua vida através de aplicativos de relacionamentos.

Ela disse que, enquanto fazia isso, deixou Deus de lado na sua vida, fez com que suas dificuldades girassem em torno dela, esquecendo-se dEle de Seu plano para ela. Ela diz que levou um tempo para compreender: “não tenho controle de quando vou encontrar a pessoa certa. Só Deus tem esse poder”. Deus te chama a ser solteiro agora. Pergunte a Ele o que Ele te chama a fazer com seu tempo e dons. Como você está servindo e amando aqueles ao seu lado nesse momento?

_____________

Autor: Lillian Fallon

Fonte: Ascension Press

Traduzido por Maria Augusta – Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo no Núcleo de Redação, Tradução e Revisão.

0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Mais antigo
Mais recentes Mais Votada
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.