INFORMATIVO CAMPUS FIDEI- Edição de Fevereiro/24

VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Formação dos Homens no Instituto Campus Fidei

No dia 21 de janeiro, no exercício do ser e formar [uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras], aconteceu no Instituto Campus Fidei uma formação dedicada especialmente para os homens da Rede de Missão.

A formação foi conduzida pelo missionário Rodrigo Mourão, cujo tema foi “Princípios Morais para a Masculinidade”. Dentro desse contexto, exortou os demais a refletir sobre como esses aspectos influenciam e/ou deveriam influenciar no processo de construção do homem, além de levá-los a pensar como isso se concretiza em ações palpáveis na vida cotidiana.

O missionário Carlos Barros partilhou conosco um pouquinho de como foi essa formação: “Ao apresentar aspectos sobre a formação do homem, é possível, de certa forma, enxergar a formação de nossa sociedade, a construção das famílias e o auxílio que deve existir ao sexo feminino. Consequentemente, há o movimento de resgate ao homem virtuoso, sua importância diante do mundo atual, o esforço para a magnanimidade e seu desejo de se assemelhar ao Cristo como líder, para que sempre estejamos preparados para as demandas diárias, como se estivéssemos sempre prontos para a guerra.”

Carlos também partilhou que os missionários iniciaram um movimento para trabalhar durante este ano os princípios da Vida Intelectual e da Vida Fraterna. Vamos aguardar as próximas formações rezando por nossos irmãos, para que tenham recolhimento, profundidade, enraizamento e frutos – conforme ensina nosso Fundador Jerônimo Lauricio: “Sem recolhimento não há profundidade; pois é a profundidade que gera o enraizamento; e o enraizamento é que gera frutos.”

Giovanna Duarte


VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

2. A Rede de Missão se alegra com a celebração da missa de noivado dos missionários. João Marcos e Isabel Caminada

No dia 28 de janeiro, na Capela do Instituto Campus Fidei, o casal João Marcos Rodrigues e Isabel Caminada fez-nos viver e experimentar (familiares e irmãos missionários) que a alegria de um é a alegria de todos com a celebração da missa de benção do noivado do casal, celebrada pelo Padre Áderson Miranda.

Acompanhar a formação dos dois na firme decisão de ser um só (Mt 19,6) nos faz perceber e contemplar a beleza do caminho que fizeram e ainda farão, onde cada passo e espera tem sentido e revela o Amor de Deus, as Suas Surpresas!

Sobre esse dia especial, registramos a partilha da noiva, Isabel:

“No dia em que fomos partilhar com o Jê sobre o nosso desejo de noivar no final do ano passado, eu já tinha no meu coração que o primeiro passo seria celebrar com uma benção junto de vocês e da nossa família. Graças a Deus, a nossa família é muito incrível, nossos amigos mais antigos também são muito especiais, mas temos a certeza de que foram vocês que rezaram pra esse noivado acontecer. E como Deus não cansa de nos surpreender, foi muito mais especial que os nossos sonhos. Poder dar esse primeiro passo com vocês e com a nossa família que pouco vai à missa foi um gostinho do céu. Obrigada a todos vocês que nos ajudaram e que estiveram presentes e que rezam por nós. Amamos muito a cada um de vocês!”

Assim o Papa Francisco aconselha aos noivos e os ensina a rezar: “Ensinai-nos a amar-nos, a querer o bem um do outro! Quanto mais vos confiardes a Ele, tanto mais o vosso amor será ‘para sempre’, ou seja, capaz de se renovar, superando assim todas as dificuldades.” (Discurso do Papa Francisco aos noivos que se preparam para o matrimônio, 14 de fevereiro de 2014)

A vocês, João Marcos e Isabel, desejamos ser irmãos, cada qual em sua vocação ou estado de vida, que os ajudam no aprendizado de amar, à exemplo de Cristo, da Virgem Maria, de São José e, claro, de nossos patronos, São João Paulo II e Santa Teresa de Calcutá. Rezemos por esse casal, para que permaneçam em um só coração e em uma só alma (cor unum et anima una –  At 4,32), atentos aos desígnios e Surpresas de Deus!

Amanda Leal


VIDA FRATERNA (PARTILHAR)

3. Missionários Campus Fidei e Vocacionados se reúnem para uma tarde de Vida Fraterna

A alegria de um é a alegria de todos! E como é bom poder dividir as nossas alegrias com nossos irmãos de missão!

No último dia 28 de janeiro, os missionários e vocacionados Campus Fidei se reuniram na área de lazer do condomínio em que o Instituto Campus Fidei está localizado, para juntos celebrarem o primeiro (de muitos!) dia de Vida Fraterna deste ano de 2024, essa com gostinho especial de comemoração pela benção de noivado do dia.

Animados pelo missionário João Marcos, o noivo do dia (vide pauta 2 do Informativo), os homens da Rede de Missão formaram times para uma tarde com muito futebol! E as mulheres da Rede de Missão, animadas pela missionária Isabel, a noiva do dia, com o apoio do Núcleo da Koinonia, também não perderam a oportunidade de aproveitar esse momento e juntas tiveram uma tarde de muita partilha, acompanhada de um delicioso piquenique! 

A missionária Bruna Aragão, que estava presente, partilhou o quanto esse momento foi importante para deixar um pouco a santa agitação do serviço missionário e dedicar mais tempo para partilhar e conviver entre irmãos.

Louvemos a Deus por mais esse dia de vida fraterna com que Ele nos agraciou vivenciar com Sua imensa bondade! 

Thais Barros


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

4. Rede de Missão em saída: atividades missionárias do Campus Fidei

O ano novo começou e nós estamos prontos para servir, pois “próprio de nós é lutar, onde quer que nos encontremos sem pausa, ao passo de Deus.” (São Josemaria Escrivá – Sulco 791)

E nesse passo, no dia 27 de janeiro, o Fundador Danilo Oliveira falou aos jovens do Pastoreio (Paróquia Santíssimo Sacramento, Asa Sul, Brasília/DF) sobre “As bem-aventuranças”.

Além dessa formação, mais episódios do nosso queridinho Podcast Campus Fidei foram lançados: “O cristão e a política” (episódio exclusivo no Orelo) e “E quando os filhos não vêm?”. Já conferiu? Não perde tempo, hein!?

Quer ouvir o nosso podcast uma semana antes de todo mundo? Baixe o App do Orelo e acompanhe nossa página nesse streaming para receber os episódios antes dos demais e se torne nosso apoiador para receber conteúdos exclusivos!

Isabela Lopes


5. Campanha dos Colaboradores

“O Reino dos Céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.” (Mt 13,44)

Cheio de alegria, o Campus Fidei lança uma campanha para cadastro de 50 novos colaboradores! Sob a proteção do Guardião das Surpresas de Deus, São José, nosso objetivo é estender a mão a você que pode nos ajudar e/ou que pode nos ajudar a chegar até quem pode colaborar com sua doação material.

Todos sabemos (ou imaginamos) quão alto é o custo material de manutenção do Instituto Campus Fidei e de tudo o que contempla a nossa Vida Missionária por Brasília afora, essa é a parte visível, certo? Porém, existe tanto mais (muito mais valioso) que contas a pagar, existem vidas dispostas a dar tudo de si para que outros tenham vida!

E como Deus nos chama a viver em comunhão, pedimos, em verdadeiro espírito fraterno, que você se una a nós para realizar essa Missão conosco tornando-se um colaborador e/ou nos ajudando a chegar até outros que estejam dispostos a dar tudo pelo tudo (“Pede-nos tudo, mas ao mesmo tempo dá-nos tudo.” EG 12).

Nosso desafio terminará no dia 19 de março, dia de São José, mas a nossa aventura segue por toda a vida, “sem pausa, ao passo de Deus.” (Sulco 791), e você é o nosso convidado especial! “Vinde e vede” (Jo 1,39), a aventura só começou e “não vale a pena, vale a vida” (J. L.)

“Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.” (Santa Teresa de Calcutá)

Isabela Lopes


5 2 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.