Informativo Campus Fidei – 10/2022

VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Missionários Campus Fidei realizam Clube de Leitura.

Em setembro, teve início na Rede de Missão Campus Fidei o Clube de Leitura. Expressão de um dos muitos frutos do Grupo de Estudos Literários, a proposta do clube foi reunir pessoas interessadas em uma boa obra literária: ao longo de um mês, os participantes leram a obra “Otelo”, de Shakespeare, e tiveram dois encontros presenciais para partilha.

Os encontros presenciais foram realizados nos dias 25 de setembro e 09 de outubro. Antes disso, no dia 10 de setembro, aconteceu um encontro simbólico de abertura, no Café La Pobrecita em Taguatinga/DF. Claramente uma atividade de cultivo da Vida Intelectual, mas sem deixar de tocar em outros princípios do Campus Fidei, além do aprendizado, teve muita Vida Fraterna, como não poderia deixar de ser.

E a experiência foi tão boa que vai ter repeteco: um novo ciclo de leitura e partilha vai começar. O livro escolhido da vez foi “O Deserto dos Tártaros”, do italiano Dino Buzzati. É a Rede de Missão Campus Fidei lançando-se em águas mais profundas! Deus seja louvado!

Isabela Lopes


2. Casais de esposos da Rede de Missão Campus Fidei recebem formação.

Dia 18 de setembro, aconteceu no Instituto Campus Fidei uma tarde de formação (Vida Intelectual) e partilha (Vida Fraterna) com os casais de esposos da Rede de Missão. Com o fim de proporcionar formação e assistência constantes às jovens famílias missionárias, na dinâmica do carisma Campus Fidei de SER e FORMAR, neste semestre serão duas formações, com o calendário para 2023 a ser definido.

A primeira formação foi um dia providencial e proveitoso. Dada por Jerônimo Lauricio, um dos Iniciadores da Rede de Missão, teve por tema pontos da Teologia do Corpo de São João Paulo II pouco explorados.

A missionária Paula Vieira, esposa do missionário Bruno Olivieri, presentes na formação, nos partilhou que puderam mergulhar nas dimensões do plano de amor de Deus, como a analogia do Amor com a Cruz, sendo o Amor vertical (Deus para conosco) um amor SUFICIENTE, e o amor horizontal (entre os seres humanos – casais, amigos, etc) um amor CORRESPONDENTE.

Nos partilhou também que a formação alertou para a compreensão de que os fracassos dos relacionamentos moram no erro de busca da suficiência apenas nos relacionamentos humanos. Por fim, nos partilhou ainda que a formação tocou na necessidade de cuidarem uns dos outros enquanto casais irmanados no mesmo Carisma e que na vivência da Vida Fraterna podem auxiliar-se nas dificuldades e se fortalecerem enquanto Rede de Missão.

“A família que vive a alegria da fé comunica espontaneamente, é sal da terra e luz do mundo”. (Papa Francisco – Missa Quinto Encontro para as Famílias)

Fabiane Cavalcante


VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

3. “A Igreja não pode dispensar o pulmão da oração” (EG 262): Vigília da Misericórdia e Grupo de Oração.

No dia 02 de setembro, graças ao nosso Bom Deus, foi realizado no Instituto Campus Fidei mais um dia de Vigília da Misericórdia. Dessa vez, com a presença do querido Padre Renato, da Paróquia Santa Teresinha (Cruzeiro Novo/DF).

A missionária Taysa Brasil destacou como é importante esse momento para ela, pois é um momento em que se sente muito acolhida por Deus, em que experimenta um carinho generoso Dele, por Se deixar ficar na nossa presença. Ela destacou que por meio desses encontros mensais de adoração, consegue também exercitar o princípio da Vida Interior, onde, ali, na presença do Senhor, ela tem a oportunidade de estreitar os laços com Ele.

Além da sublime ocasião da Vigília da Misericórdia, a Rede de Missão Campus Fidei também se une para outro momento de oração comunitária: o Grupo de Oração. Realizado no dia 04 de setembro, foi ocasião de unirmo-nos em um só coração e em uma só alma rezando por todas as intenções de oração confiadas a nós (dos membros missionários, dos nossos colaboradores e voluntários, dos membros dos nossos Grupos de Estudo, dos que nos visitam e participam de alguma forma das nossas atividades).

Sobre a vivência da Vida Interior, complementa Taysa que a experiência no Grupo de Oração não é diferente da experiência na Vigília, porém, agora não mais sozinha, é uma experiência com o Senhor em fraternidade.

Louvemos a Deus pela graça de Sua presença em nossa casa!

Fabiane Cavalcante


4. Em uma só alma e em um só coração: a Rede de Missão Campus Fidei se alegra com o batizado de Tarcísio, filho do casal missionário Tiago e Ludmila Giacone.

No dia 18 de setembro, marcado por um grande sinal da graça de Deus para todos nós da Rede de Missão, aconteceu no Instituto Campus Fidei o primeiro batizado em nossa Capela.

Tarcísio Alvim Giacone, filho dos missionários Campus Fidei Tiago e Ludmila Giacone, foi o pequenino que marcou a história do Campus Fidei. Nesse dia, recebeu a maior herança que um dia seus pais poderiam lhe dar: o Batismo! Tarcísio recebeu vida nova, se tornou membro da Igreja, recebeu na alma um sinal espiritual e se tornou um só corpo em Cristo!

O sacramento foi celebrado pelo querido Padre Áderson Miranda. E para acompanhar o pequeno Tarcísio na vivência da fé, foram escolhidos como padrinhos Isadora Alvim (irmã da Ludmila) e Reno Lopes (missionário Campus Fidei). Como madrinha de consagração foi escolhida Daniela Giacone (irmã do Tiago).

Além de ser o primeiro batizado realizado no Instituto Campus Fidei, a família Giacone também deixou marcada a sua característica generosidade na história da Rede de Missão: a pia batismal foi um presente da família para o Campus Fidei!

Louvemos a Deus por tamanhas graças! E rezemos uma Ave-Maria pelo pequeno missionário Tarcísio!

Fabiane Cavalcante


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

5. Rede de Missão Campus Fidei em saída.

A agenda missionária da Rede de Missão foi bastante movimentada no mês de setembro!

Para começar, com as formações, lembramos que, em 5 de setembro, Ícaro de Souza conduziu uma pregação sobre “São José nas Sagradas Escrituras” para os jovens do Grupo Petrus (Movimento Escalada), na Paróquia Santa Rita de Cássia (Asa Sul, Brasília/DF). No dia 10, foi a vez do João Marcos falar aos jovens na sede do Movimento Escalada sobre “Fé e Sofrimento”.

Ainda no dia 10, Jerônimo falou aos casais participantes do curso de noivos da Capelania Militar do Espírito Santo (Corpo de Bombeiros) sobre “Introdução à Teologia do Corpo” (foto). Já no dia 25, Rodrigo e Monique Mourão foram ao Núcleo Rural Nova Betânia (Chácara de Retiros) para falar sobre “Amor e Sexualidade”.

Entre as formações mencionadas acima, no dia 17, foi um dia marcado por especial dedicação missionária, pois, a pedido do pároco da Paróquia Maria Imaculada (Pe. Arnaldo), os missionários Campus Fidei assumiram 6 formações no encontro de jovens paroquial.

Realizado na Chácara dos Rogacionistas, em Valparaíso/GO, tratamos dos temas “Deus me ama, logo existo” (Maria Augusta), “Combati o bom combate” (Pedro Pagano), Maria (Isabela Lopes), “Filho pródigo” (João Marcos), “Família e reconciliação (Guilherme Guimarães) e “Teologia do Corpo” (o casal Matheus e Mayara Moreira).

Também tivemos temporada nova do programa A Fé Partilhada, desta vez partilhando sobre “Os originais”, fundamentos da Teologia do Corpo de São João Paulo II. Conduzido pelos missionários Osmar Júnior e Ângela Oliveira, os âncoras da temporada, foram 3 episódios incríveis, já disponíveis no canal da Rede de Missão no YouTube. Corre lá pra conferir!

Isabela Lopes


0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.