Informativo Campus Fidei- 05/2023

VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

1. Celebrações da Semana Santa no Instituto Campus Fidei.

Após uma santa quaresma, os missionários Campus Fidei vivenciaram juntos a Semana das semanas: tivemos a grande graça de celebrar o Domingo de Ramos, o Tríduo Pascal e o Domingo de Páscoa na Capela do Instituto Campus Fidei.

Na celebração que inicia a Semana Santa, o Domingo de Ramos, recebemos o Monsenhor Javier Camañes para celebrar nesse dia. Ele é membro do Corpo Diplomático da Santa Sé no Brasil e exerce o ofício de 1º Secretário da Nunciatura Apostólica.

Na quinta-feira santa, contamos com a presença do Padre Heverton de Oliveira (Assistente Eclesiástico do Campus Fidei). No dia seguinte, sexta-feira santa, a celebração da Paixão de Nosso Senhor, foi presidida pelo Diácono Rodrigo Graciano. Após a celebração, os presentes rezaram juntos a Via Sacra na Capela. No Sábado Santo, vivenciamos juntos aquela noite singular: a Vigília Pascal! A Santa Missa foi uma grande benção, presidida pelo Padre José Maurício Lima, e seguida por uma noite e jantar festivo em ação de graças pela ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!

E tendo iniciado nosso Tríduo Pascal com a Santa Missa do Lava Pés, o Padre Heverton também o encerrou para nós, com a Santa Missa dominical de Páscoa! Um dia de muita alegria e celebração para todos os missionários e vocacionados da Rede de Missão, bem como para os seus amigos e familiares presentes na celebração.

Louvemos ao Nosso Bom Deus por mais uma Semana Santa vivenciada em nossa casa! 

Thais Barros

2. A Rede de Missão Campus Fidei se alegra com o batizado de Clara, filha da missionária Ângela e de seu esposo Yuri, na Capela do Instituto Campus Fidei.

No dia 15 de abril, toda a Rede de Missão Campus Fidei mais uma vez esteve em festa, pois aconteceu na Capela do Instituto o batismo da pequena Clara, filha de Yuri e Angela, missionária da Rede de Missão. A pequena Clara tem como padrinhos Reno e Isabela Lopes, também missionários Campus Fidei.

Angela partilhou um pouquinho com a gente de como foi esse dia: ”O batizado da Clara foi uma ocasião em que pudemos contemplar e fazer memória agradecida de tudo que Deus realizou em nosso primeiro ano de matrimônio. O Núcleo de Música (que também tocou no nosso casamento) escolheu para o batizado algumas músicas da celebração do nosso matrimônio, novamente o Padre Heverton presidiu a celebração… Enfim, muitos sinais que falavam diretamente conosco. Poder batizar a nossa filha no Instituto, com a presença de pessoas tão queridas, nossos familiares e irmãos de missão foi cheio de significado para nossa família. Foi difícil conter as lágrimas e o coração ficou cheio de gratidão a Deus por tudo que Ele tem feito em nossas vidas.”

Rezemos e nos alegremos com essa nova vida gerada na Igreja, peçamos a intercessão da Virgem Maria para que os pais e padrinhos da Clara sempre conduzam ela no querer de Deus.

Fabiane Cavalcante


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

3. Faxinão da Quaresma no Instituto Campus Fidei.

No dia 01 de abril, missionários e vocacionados se reuniram durante o dia para fazer um faxinão na nossa casa, o Instituto Campus Fidei, para  que pudéssemos celebrar a Páscoa do Senhor.

Para nós católicos, é comum no período da quaresma nos preparamos de forma espiritual para esse momento, seja fazendo um bom exame de consciência, uma boa confissão ou atos penitenciais. Porém, também somos convidados a nos preparar de forma exterior, com olhares atentos às nossas gavetas, armários, guarda-roupa e jogar fora tudo aquilo que não tem mais utilidade, bem como exercendo a caridade na doação.

Sem dúvida, fazer o “retiro da boa morte” não se trata apenas de jogar as coisas fora, mas sim fazer uma verdadeira “limpeza” na alma. Assim, conseguimos experimentar o amor de Deus em nós, Ele que veio em nosso auxílio com Sua providência material e espiritual, e agradecer a Ele por nos ajudar a limpar as gavetas e armários do nosso coração.

Fabiane Cavalcante

4. O Campus Fidei contribui mais uma vez para a formação de noivos no Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM).

“É preciso preparar os jovens para o matrimônio, é preciso ensinar-lhes o amor.” (São João Paulo II)

Nos dias 29 e 30 de abril, aconteceu no Instituto Campus Fidei o Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM). Recebemos 28 casais de noivos da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria (Jardim Botânico/DF), que se reuniram para receber formações sobre a vida matrimonial e familiar.

Muitas foram as formações para esse fim de semana de graças! No dia 29 tivemos a formação de tema “O Matrimônio na ordem da Criação: um olhar sobre as 3 experiências originais (a solidão, a unidade e a nudez)”, com os missionários João Marcos Rodrigues e Isabel Caminada e também a de tema “A Redenção e o Sacramento do Matrimônio: sinal do amor esponsal de Cristo e a Igreja”, com o casal de missionários Daniel Borges e Amanda Resende. Já no dia 30, contamos com a formação “A fecundidade do amor: a castidade conjugal e o planejamento familiar natural”, com os missionários Ludmila e Tiago Giacone, e finalizando com nosso missionário e Iniciador Jerônimo Lauricio, com o tema: “A celebração do Matrimônio: aspectos litúrgicos e orientações práticas.”

O casal de noivos e missionários Maria Augusta Viegas e Guilherme Guimarães participaram das formações e compartilharam conosco que “com a reta final do noivado e todas as preocupações que isso pode trazer, foi emocionante ser formado por outros irmãos missionários e ver na prática como exemplo vivo de que tudo aquilo que foi explanado nas formações é vivido de forma tão plena e bela pelos casais formadores, mesmo com todas as misérias humanas, é possível de ser vivido.”

Rezemos por esses casais que agora estão tão próximos de receber o sacramento do matrimônio e que a Sagrada Família de Nazaré interceda por cada nova família se formando.

Giovanna Duarte

5. “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo.” (EG 176): Rede de Missão Campus Fidei em saída.

Ninguém acende uma lâmpada e a põe em lugar oculto ou debaixo da amassadeira, mas sobre um candeeiro, para alumiar os que entram(Lc 11,33).

Que grande graça é poder se fazer instrumento nas mãos do Pai! E nesse último mês de abril não foi diferente para os missionários Campus Fidei, que puderam sair de si na busca de SER e FORMAR. Esse foi mais um mês recheado de formações e também do lançamento de novos episódios do nosso podcast favorito! Sim! Estamos falando dele: O Podcast Campus Fidei!

– No dia 22 de abril, a missionária Ludmila Giacone partilhou na Paróquia São Pedro e São Paulo (Taguatinga/DF) sobre a “Vocação e o amor conjugal” e no mesmo dia a missionária Fabiane Cavalcante formou os jovens do grupo Maranatá na Paróquia Santo André Apóstolo (Ananindeua/PA), com o tema “Cristo como modelo ideal para os jovens”.

– Já no último fim de semana de abril aconteceu no Instituto Campus Fidei mais um Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (pauta 4 deste Informativo).

– No mesmo fim de semana, no dia 29 de abril, a missionária Fabiane Cavalcante, teve a grande graça de formar seminaristas do Seminário de Belém do Pará, com três formações de belíssimos temas: “Caminho de santidade no mundo atual”; “Como ser santo na nossa vocação”; e “Celibato Sacerdotal”.

Ufa! Paramos por aí? Não! Tivemos ainda o lançamento de mais 04 episódios do Podcast Campus Fidei, quentinhos! Os temas foram: “A vida de um pai”, com a apresentação de Rafael Gaia; “Amizade e o nosso caminho para o Céu” e “Ser Cristão no mundo”, ancorado por Paula Olivieri; e ainda “Uma vida de ensino”, com a apresentação de Rodrigo Mourão! Não deixe de conferir esses novos episódios pelo nosso canal do YouTube ou nos principais agregadores! 

Thais Barros


4.7 3 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.