VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. Missionários Campus Fidei participam de Congresso de Teologia do Corpo.
A Teologia do Corpo (TdC) ocupa um lugar especial na Rede de Missão Campus Fidei desde a origem de nossa história: por meio desse tesouro, hoje não tão escondido, pudemos alcançar muitos jovens e muitas famílias, abrangendo solteiros, celibatários, namorados, noivos e casados.
Com o tempo, Nosso Senhor nos convida a avançar para águas mais profundas na contemplação e compreensão de Seus mistérios. Assim, no dia 23 de agosto, nossos fundadores, Jerônimo e Danilo, e os missionários Ângela, Catarina e Ícaro participaram do Congresso de Teologia do Corpo (edição 2025).
O congresso foi organizado pelo apostolado Imago Dei (@imagodeitdc), e trouxe um dos principais expoentes do tema: Cristopher West (Theology of the Body Institute – https://tobinstitute.org/). O evento também contou com a presença do cantor e compositor Mike Mangione.
Amanda Teodoro
VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

2. Devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria no Campus Fidei.
No dia 17 de agosto, o Campus Fidei foi envolvido pelo Sagrado Coração de Jesus e pelo Imaculado Coração de Maria: nesse dia histórico para nós, essa nova devoção começou a ser cultivada, treinada. A cada semana um missionário ou família missionária receberá o oratório em sua casa para um momento de Vida Interior.
Na raiz desse novo tempo, está a vivência devocional de nosso Fundador, Jerônimo, e da missionária Ludmila Giacone, os quais foram portadores desse sinal que agora se concretiza no Campus Fidei.
Naquela ocasião, os missionários e vocacionados estavam reunidos em adoração eucarística e, ao final, a proposta foi partilhada por Jerônimo e a primeira família missionária a receber o oratório itinerante foi anunciada: a família Mito.
Isabela Lopes
VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

3. Rede de Missão em saída: atividades missionárias de agosto.
Agosto foi um mês repleto de atividades missionárias! Vamos conferir os campos onde Deus nos convidou a semear durante esse mês?
No dia 2, Letícia Brasil conduziu uma formação sobre “Nossa Senhora das Graças” em uma Oficina de Scrapbook promovida pela Paróquia Divino Espírito Santo (Asa Norte, Brasília/DF).
No dia 3, Bruna Aragão falou sobre “Oração” para o grupo Recomeçar, na Paróquia São Pedro de Alcântara (Lago Sul/DF).
No dia 12, Yvyam Santos partilhou sobre “Diálogo entre pais e filhos” com a Pastoral Familiar do Santuário Imaculado Coração de Maria (Park Way/DF). Também no dia 12, Tiago e Ludmila Giacone falaram sobre o tema “Chamados ao amor: a alegria de doar-se” à comunidade da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos (Águas Claras/DF).
No dia 13, Ângela de Oliveira conduziu uma formação sobre “A linguagem da esperança: o corpo como sinal do amor”, na Capela Nossa Senhora do Amparo (Arniqueira/DF).
No dia 14, João Marcos abordou o tema “Júbilo na vocação: quando o amor encontra o caminho” em formação destinada à comunidade da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos (Águas Claras/DF).
Também no dia 14, Lucas Tomaz e Laíse Abreu partilharam sobre “Júbilo na vocação” com a Pastoral Familiar da Paróquia São Vicente de Paulo (Planaltina/DF). Ainda no dia 14, Rodrigo e Monique Mourão falaram sobre “Paternidade responsável” ao público da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (São Sebastião/DF).
No dia 15, Monique e Rodrigo Mourão abordaram o tema “Família: fonte de esperança para a comunidade cristã” para a comunidade da Capela Santa Clara de Assis (Ceilândia/DF).
Também no dia 15, Ludmila conduziu uma formação sobre “Métodos naturais” ao público da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (São Sebastião/DF). No mesmo dia 15, Tiago e Ludmila ainda falaram sobre “Vocação matrimonial” aos alunos da Escola Paradiso (Guará/DF).
No dia 16, Pedro Payne conduziu a formação com o tema “As virtudes necessárias para ser um bom catequista” aos catequistas da Paróquia Sagrada Família de Nazaré (Santa Maria/DF).
Também no dia 16, Matheus Moreira abordou o tema “Espiritualidade conjugal e familiar: santificação do casal na Igreja doméstica e na vida ordinária” em uma formação para a Pastoral Familiar da Paróquia Santo Inácio de Loyola (Samambaia/DF). Ainda no dia 16, Daniel Borges abordou o mesmo tema para a Pastoral Familiar da Paróquia São Bento (Samambaia/DF).
Nos dias 10, 17, 24 e 31, no EPVM (confira o item 1), foram dadas as seguintes formações:
- “Chamados ao amor conjugal: o amor de complacência, de concupiscência, de benevolência e o amor esponsal”, conduzida por Jerônimo;
- “A harmonia conjugal: o dom de si mesmo, a complementariedade e a comunhão de pessoas”, conduzida por Ângela;
- “A Igreja, Mãe e Mestra e os 7 Sacramentos”, conduzida por Matheus;
- “Castidade conjugal: a sexualidade na vida matrimonial”, conduzida por Lucas Tomaz e Laíse.
No dia 20, Ludmila falou sobre “A importância da Vida Intelectual” a um grupo de mulheres amigas no Lago Norte/DF.
Nos dias 23 e 24, no EPVM na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria (Jardim Botânico/DF), foram dadas as seguintes formações:
- “Chamados ao amor conjugal e o matrimônio como sacramento”, conduzida por Daniel;
- “Castidade conjugal e abertura à vida”, conduzia por Matheus;
- “Espiritualidade conjugal e a administração do lar a luz da espiritualidade”, conduzida por Yvyam e Cleisa Santos;
- “Crises conjugais”, conduzida por Guilherme e Maria Augusta Viegas.
No dia 23, Tiago e Ludmila falaram sobre “Família: escola de amor e virtudes” aos pais dos alunos da Escola Paradiso (Guará/DF).
No dia 24, Felipe e Isabela Dematte abordaram o tema “Servir com amor” em formação aos jovens do grupo Segue-me na Paróquia Santa Rita de Cássia (Asa Sul, Brasília/DF).
No dia 25, Guilherme Guimarães conduziu uma formação sobre “Teologia do corpo” aos integrantes do Movimento Regnum Christi, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Asa Sul, Brasília/DF). Também no dia 25, Rodrigo abordou o tema “Espírito Santo, defesa da fé” em formação para os coordenadores do Grupo Aurora, no Santuário Santíssimo Sacramento (Asa Sul, Brasília/DF).
No dia 31, Lucas Batista e Maria Eugênia falaram sobre “Masculinidade e feminilidade na juventude” para o grupo jovem Ânima, na Paróquia Cristo Redentor (Ceilândia/DF).
E ainda tem mais novidade! No Podcast Campus Fidei, tivemos o lançamento do episódio #77: “Como um católico enfrenta uma doença”, com Isabel Caminada (âncora), as missionárias Jaqueline Cláudia e Ângela de Oliveira e a convidada Priscilla Gonçalves (benfeitora do Campus Fidei).
Laiza Siquara
