INFORMATIVO CAMPUS FIDEI – Edição de Junho/2025


VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. De missão em missão: missionário Campus Fidei finaliza ciclo de viagens para mestrado em Direito Canônico na Suiça.

Entre os dias 2 e 11 de maio de 2025, Tiago Giacone, Formador Geral, esteve na Suíça para mais uma etapa de sua formação acadêmica. Tiago é mestrando em Direito Canônico e Eclesiástico Comparado pela Faculdade de Teologia de Lugano, afiliada à Universidade della Svizzera Italiana. Desde setembro de 2023, ele tem conciliado a missão com os estudos, realizados majoritariamente online, mas com encontros presenciais ao longo do ano.

Durante essa última viagem, Tiago participou do curso de Praxe Administrativa Canônica, da Facoltà di Diritto Canonico San Pio X de Veneza — instituição onde ele prestará, em 2028, a prova de Licença em Direito Canônico, uma espécie de “OAB canônica”, necessária para o exercício jurídico junto aos tribunais eclesiásticos.

O percurso do mestrado se encerra agora, em junho de 2025. A partir de setembro, ele dará início ao Biênio de Estudos Teológicos e Filosóficos, etapa necessária para a defesa da tese de mestrado em 2027. Como comunidade, nos alegramos com os passos que Tiago tem dado, colocando seus dons a serviço da Igreja e perseverando com fidelidade no chamado que o Senhor lhe confiou.

Laiza Siquara


2. Missionárias Campus Fidei participam do Seminário CRESCER do Imago Dei.

No dia 17 de maio, Alexandra Araújo, Ana Carolina Souza, Isabela Lopes e Maria Vitória Amorim, participaram do Seminário CRESCER – A formação da afetividade na criança, promovido pelo Imago Dei – apostolado dedicado a propagar a Teologia do Corpo (TdC).

Pelas lentes da TdC, Laila Sousa conduziu os participantes à compreensão da necessidade de educar a afetividade (sentimentos, emoções, paixões, vontade) na criança, que é o ponto de intersecção entre o corpo e a alma, o ponto de intersecção da corporeidade e da espiritualidade, sendo a sexualidade dimensão identitária da pessoa humana.

“A gente ensina os nomes: braço, perna, coração. Mas esquece de ensinar o sentido. O corpo não é só biologia. É teologia também. (…) O corpo tem significado. O corpo tem propósito. E isso pode – e deve – ser apresentado às crianças no tempo certo, com linguagem certa. (…) Ensinar isso é formar o olhar. É plantar fé na carne. É preparar o coração, desde cedo, para o céu.” (Imago Dei sobre o Seminário CRESCER)

Isabela Lopes


3. Ser mulher à luz da fé: Campus Fidei realiza Aprofundamento para Mulheres. 

“A força moral da mulher, a sua força espiritual une-se à consciência de que Deus lhe confia de uma maneira especial o bomem, o ser humano.” (Carta Mulieris Dignitatem, n. 30)

No dia 25 de maio, vivenciamos o Aprofundamento para mulheres, que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte, Brasília/DF). O dia teve início com a santa missa, seguida de formações (confira a pauta 9), partilhas, feminilidade e um desejo profundo de corresponder aos planos de Deus para a mulher.

A missionária Bruna Aragão partilhou que “o aprofundamento para mulheres foi uma verdadeira experiência de recolhimento para verdadeiramente encontrar a essência do ‘ser mulher’. Foi um dia em que rimos, choramos, partilhamos vivências e entendemos que a nossa realização como mulheres só é completa com Cristo. Participei em 2024, agora em 2025 e já estou animada pensando nas surpresas que Deus prepara para nós ano que vem.”

Isabella Dematte


4. Novo ciclo de formações para missionários do Campus Fidei sobre a pessoa humana e a saúde mental. 

“A pessoa humana tem uma necessidade que é ainda mais profunda, uma fome que é maior que aquela que o pão pode saciar: é a fome que possui o coração humano da imensidade de Deus.” (São João Paulo II)

Após um ciclo riquíssimo de formações sobre a pessoa humana e a saúde mental, conduzidas pelo psicólogo Daniel Borges, os missionários e vocacionados Campus Fidei iniciaram uma nova rodada de formações, dessa vez com a Bruna Aragão, no dia 26 de maio, de forma remota.

A Bruna é nutricionista, com foco em comportamento alimentar, e depois de nos apresentar conceitos básicos sobre a alimentação e o apetite, mostrou de que formas nossas atitudes e hábitos diários influenciam inconscientemente nas nossas escolhas alimentares. 

Mais um grande passo para conhecer sobre esse tema tão caro para toda a Rede de Missão Campus Fidei, afinal de contas é sempre preciso ser para então formar! Demos graças a Deus pelo dom da vida da Bruna e rezemos para que esse novo ciclo de formações traga muitos frutos, cem por um! (Mt 13,8).

Thais Barros

VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

5. “A alegria de um é a alegria de todos”: Manuela, filha dos missionários Osmar e Luana, recebe o sacramento do batismo.

No dia 24 de maio de 2025, a Rede de Missão Campus Fidei se alegrou com a celebração do batismo da Manuela, filha mais nova do casal Luana Rodrigues e Osmar Júnior. A celebração aconteceu na Paróquia Sagrada Família de Nazaré (Santa Maria/DF) e foi presidida pelo Padre Luiz Meire. 

Os padrinhos de batismo escolhidos foram Tainá, prima da Luana, e o seu esposo, Weverson, que assumiram a missão de caminhar junto com a Manuela na fé. Para a consagração à Nossa Senhora foram escolhidos como padrinhos o casal missionário Mayara e Matheus Moreira.

Seja bem-vinda à vida nova em Cristo e à grande família de Deus, Manuela!

 Laiza Siquara


6. Eis me aqui: irmão querido para o Campus Fidei é ordenado sacerdote e celebra as primeiras missas.

No dia 31 de maio, na Catedral Metropolitana de Brasília/DF, oito Diáconos receberam a ordenação sacerdotal pelas mãos de nosso Arcebispo, o Cardeal Dom Paulo Cezar. De modo especial, nesse dia rendemos graças à ordenação sacerdotal de um irmão muito querido para o Campus Fidei, o neo-sacerdote Luís Felipe Cardoso.

Providencialmente, a liturgia desse dia trouxe a parábola do Bom Pastor, e nos partilhou a missionária Taysa que “foi como viver esse dia em família, eu já tinha um irmão e agora ganhei um pai.”

O Campus Fidei teve a alegria de testemunhar a ordenação do neo-sacerdote e também se fez presente em suas primeiras missas (na Paróquia São Pio de Pietrelcina – Sudoeste/DF e na Paróquia São João Paulo II – Jardim Botânico/DF).

Giovanna Souza


VIDA FRATERNA (PARTILHAR)

7. Uma canção, uma missão: música do Campus Fidei ecoa na formatura de missionário Campus Fidei em Brasília.

Em 7 de maio, na Escola de Música de Brasília, houve a apresentação dos arranjos dos formandos para Jazz Sinfônica, dentre os quais, Bruno Olivieri. Como “é próprio de quem ama surpreender”, fomos surpreendidos por Bruno ao escolher apresentar a canção “Ser e Formar”, que foi composta pelo casal de missionários Lucas Tomaz e Laise Abreu, que compuseram a letra a partir de escritos do nosso Fundador Jerônimo. 

Apresentar essa canção traz consigo a expressão profunda de ser uma missão nessa terra:

“Eu escolhi a música porque o Campus Fidei foi fundamental durante o curso e para que eu entrasse no curso. […] um dos motivos que me fez estudar arranjos foi pensando em usar o conhecimento que adquiri, na Rede de Missão, especificamente no Núcleo de Música, […] foi uma forma de homenagear os irmãos e ter uma música nossa tocada por uma orquestra”, nos contou Bruno.

Acesse o link abaixo para assistir à apresentação!

Giovanna Souza


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

8. Chamado que atravessa oceanos: fundador do Campus Fidei em missão de ensino por um mês na África Ocidental.

Você já ouviu falar de um país chamado Guiné-Bissau? Nosso Fundador Jerônimo Lauricio nos levou em uma viagem a esse pequeno país, localizado na costa oeste do continente africano.

O país que foi morada de Jerônimo durante o mês de maio faz fronteira com Senegal e Guiné, tem pouco mais de dois milhões de habitantes e seu povo, em sua maioria, pratica o islã como religião, seguido de religiões populares locais (tradicionais dentro da realidade do continente) e, em terceiro lugar, o cristianismo, com cerca de 20% da população praticante.

Mas, antes, vamos entender o contexto da viagem e o que o nosso Fundador foi fazer lá do outro lado do Atlântico!

A CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, junto à PUC-Rio, envia professores de filosofia e teologia para dar aulas no único Seminário Maior Interdiocesano que fica localizado em Bissau, capital de Guiné-Bissau. Isso acontece em razão da carência de professores neste país. Hoje, o seminário conta com um total de 18 seminaristas para as duas únicas dioceses do país (Bissau e Bafatá).

Assim, veio o convite da PUC-Rio, instituição em que Jerônimo tem realizado seu doutorado em Teologia Sistemática com ênfase em família e matrimônio. Depois, o envio a essa missão pelo nosso Arcebispo, o Cardeal Dom Paulo Cezar. Após oração e discernimento, o sim para as Surpresas de Deus: Jerônimo parte então representando a FATEO (Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília).

Bom, de forma um pouco diferente do que você está acostumado a ler no nosso informativo, eu me permito aqui dizer: eis que a missão de conhecer um pedacinho da África para lecionar as disciplinas Bioética e Introdução a Teologia Moral foi pretexto de Deus para surpreender esse pequeno missionário e a todos nós!

Que graça foi Deus escolher e enviar o Jerônimo! A vivência dele já nos alcançou, e muito, por meio de suas partilhas, de sua voz embargada ao partilhar a alegria e a esperança de um povo cheio de vida!

Para além de ensinar e doar a sua vida nesse tempo, mil vezes mais esse coração foi formado, dilatado. E que benção para nós: ele, que nos ensina a não deixar nada cair da mesa, não deixou de tudo registrar, para assim transbordar as maravilhas de Deus!

Ao longo desse mês de imersão de fé e cultura, Jerônimo nos enviou diversas partilhas sobre o sorriso autêntico de homens e mulheres que na simplicidade e em meio às adversidades, refletem Cristo com suas vidas.

Vimos que a eles faltam muitos recursos materiais (infraestrutura básica como energia, asfalto e água potável), mas transbordam em esperança no Deus verdadeiro que não abandona, que não decepciona.

Toda a vivência de Jerônimo me fez recordar uma frase da qual não me recordo o autor, que diz assim: “rico não é quem tem muito, mas é quem precisa de muito pouco para viver”, pois, afinal, é notório na beleza do sorriso daquela gente que o essencial os preenche, que a autenticidade do verdadeiro amor os faz verdadeiramente felizes.

Ressalto, por fim, o trecho de uma das partilhas de Jerônimo que, neste ano jubilar da esperança, nos ensinou que: “não existe outro modo de amar senão entregando a própria vida para que os outros encontrem o sentido de suas vidas! Isso dói, nos exige, mas é a única prova de autenticidade do amor. Não vale a pena, vale a vida! A vida de Cristo sendo formada em nós e a nossa vida sendo enraizada n’Ele!”

Amanda Teodoro


9. Com Maria, em saída: Campus Fidei vive um mês de maio repleto de missão e entrega.

Mais um mês repleto de Vida Missionária se encerrou! Vem então conferir as atividades missionárias que o Senhor nos chamou a expressar no mês de maio. A começar pelas formações, veja por onde nossos missionários, catequistas e formadores saíram a semear.

  • No dia 15, Juliana Andrade formou o público da Escola de Formação Santo Agostinho sobre o tema: “Conhecimento de si: o que é ser imagem e semelhança de Deus”, na Paróquia Santo Antônio (Cidade Ocidental/GO). 
  • No dia 17, foi a vez da Alexandra Araújo tratar sobre o tema: “Santa Missa”, para o público da catequese da Paróquia Santíssima Trindade (Guará/DF).
  • Já no dia 18, os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Samambaia Norte/DF) receberam uma série de formações com os temas: “O que é Teologia do Corpo e as experiências originais do homem”, conduzida por Angela Mito; “O dom de si mesmo, a complementariedade e a comunhão de pessoas”, conduzida por Monique Mourão; “A virtude da temperança e a vivência da castidade”, comandada por Pedro Payne e “O Sacramento do Matrimônio: sinal do amor esponsal de Cristo e a Igreja, e sua relação com as outras vocações”, conduzida pelo casal Maria Augusta Viegas e Guilherme Guimarães. 
  • Ainda no dia 18, o casal Tiago e Ludmila Giacone partilharam sobre: “Amor e sexualidade”, no Santuário São Francisco de Assis (Asa Norte/DF), para os jovens do Segue-me. 
  • No dia 20 do mesmo mês, Reno Lopes tratou sobre o tema: “A busca pelas virtudes e a grandeza de coração: Deus nos chamou para o alto”, para o público da Escola de Formação Santo Agostinho da Paróquia Santo Antônio (Cidade Ocidental/GO).  
  • No dia 21, o tema tratado foi: “Deus: pessoa do Pai”, pelo casal Lucas Tomaz e Laíse Abreu, para os casais do Ágape da Paróquia São Sebastião (Planaltina/DF).
  • No dia 23, foi a vez do João Marcos partilhar para os jovens do Segue-me da Paróquia São José (Lucio Costa/DF), sobre o tema: “Olhando para o alto”; e no dia 24, Gabriel Dias tratou sobre o tema: “As dimensões do ser humano”, para o mesmo público. 
  • No dia 25, ocorreu o Aprofundamento para Mulheres (pauta 3) nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte/DF), o aprofundamento contou com diversas formações, entre elas: “Luz do mundo: A missão intelectual da mulher na sociedade”, conduzida por Ludmila Giacone; e “Brilho da pureza: A beleza da feminilidade e a virtude da modéstia”, conduzida por Monique Mourão. 
  • Ainda no dia 25, o casal Lucas Tomaz e Laíse Abreu conduziram as seguintes formações: “Chamados por amor: a iniciativa de Deus” e “Firmes na fé: responder como discípulos e viver como testemunhas do Espírito”, para a pastoral catequética da quase paróquia São Frei Galvão (Taquari/DF).
  • No dia 27, Pedro Payne formou sobre: “Como a maturidade e a liberdade interior são essenciais para o crescimento na fé”, para a Escola de Formação Santo Agostinho da Paróquia Santo Antônio (Cidade Ocidental/GO).
  • E no dia 31, os jovens do Segue-me da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Taguatinga/DF) receberam as seguintes formações: “Dimensões do ser e sua vocação”, conduzida por Lucas Tomaz, e “A vida em família”, conduzida pelo casal Tiago e Ludmila Giacone.  

UFA!!! Mas não paramos por aí! Tivemos o lançamento de vários novos episódios do nosso Podcast favorito! Sim, estamos falando dele: O Podcast Campus Fidei, contamos com partilhas sobre: 

– “A vida de um solteiro (como viver bem esse tempo)”, com Gabriel Dias como âncora e com a participação de Letícia Lemos, Lucas Batista e Amanda Flávia;

– “Um mal chamado egoísmo”, dessa vez com a participação de Maria Vitória, Jaqueline Claudia e Nathasha Cartaxo e com Rafael Gaia como âncora; 

– “Como viver a fé longe de casa”, também com Rafael Gaia como âncora e com a participação de Ludmila Giacone, Isabel Caminada e Laise Abreu; 

– “Os tesouros escondidos no agora”, com Rodrigo Mourão como âncora e com a participação de Maria Augusta Viegas, Guilherme Amorim e Ana Carolina Souza; 

“O privilégio de ser mulher”, com Paula Olivieri como âncora e com a participação de Juliana Andrade, Debora Carvalho e Isabella Dematte;

– E, por fim, “Catecismo”, com Gabriel Dias como âncora e com a participação de Mario Neto, Matheus Moreira e Fabiane Cavalcante.

E pra finalizar, nesse campus que é a internet, nossos missionários estão a todo vapor expressando o dom de si por meio de textos de elevar o coração! Confira os últimos textos autorais lançados no nosso Blog Campus Fidei:

“Deus entre os frutos”, por Ludmila Giacone;

“Hoje é o último dia do mês mariano, peça uma graça…”, por Letícia Brasil;

“Demolir muros, construir vida fraterna”, por Pedro Payne.

Thais Barros


0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Mais antigo
Mais recentes Mais Votada
Feedbacks online
Ver todos os comentários
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
0
Deixe seu comentário no post!x