INFORMATIVO CAMPUS FIDEI – Edição de Junho/2024

VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1.O Instituto Campus Fidei sedia Encontro Catequético sobre a Doutrina Social da Igreja.

No dia 11 de maio, aconteceu no Instituto Campus Fidei um encontro especial dedicado à temática da Doutrina Social da Igreja – DSI para os catequistas da Paróquia São José (Candangolândia/DF). Os missionários Campus Fidei puderam dar a conhecer a riqueza que é a DSI, um tema que talvez nem todos tenham conhecimento, mas que perpassa todas as realidades humanas, com o ser cristão e a sua inserção na sociedade.

A missionária Alexandra Araújo, uma das formadoras do dia, partilhou conosco que foi um momento que a permitiu fazer memória agradecida (EG 13) da primeira vez que ela teve contato com a DSI, o que a fez lembrar também do seu encantamento com os ensinamentos da Igreja que em tudo está atenta às necessidades humanas. Além disso, ela destacou o envolvimento dos catequistas e a preocupação com a boa formação para dar o melhor aos seus catequizandos.

E fechou seu testemunho partilhando que: “Falar da dignidade da pessoa humana, o tema da formação que conduzi, foi um momento de lembrar o quanto sou amada por Deus e o quanto desejo transmitir aos outros sobre esse amor.”

E você, o que conhece da DSI? Logo abaixo você encontra o link para o primeiro de três episódios (O que é DSI?) da temporada sobre DSI do antigo programa A Fé Partilhada do Campus Fidei, no YouTube. Confira!

Amanda Teodoro


2. Vida Interior e Feminilidade: Aprofundamento para Mulheres acontece no Instituto Campus Fidei.

O mês de maio no Instituto Campus Fidei terminou, literalmente, mais florido! No dia 26, recebemos 65 mulheres (entre missionárias, vocacionadas e público externo) para um dia dedicado, especialmente, à Vida Intelectual (conhecer) e à Vida Fraterna (partilhar), mas também houve momentos dedicados à Vida Interior (encontrar), na oração, e à Vida Missionária (expressar), no serviço prestado a todo instante.

O aprofundamento teve como tema “Vida Interior e a Feminilidade Cristã”, tendo como ponto de partida a santa missa, celebrada pelo Padre Rodrigo Graciano, na Capela do Instituto. Estiveram à frente do aprofundamento as missionárias Alexandra Araújo, Juliana de Andrade, Maria Eugênia, Maria Vitória e Thais Barros.

As formações ficaram sob a responsabilidade das formadoras Monique Mourão (“O que significa ser verdadeiramente submissa?”), missionária Campus Fidei, e as convidadas Sâmia Vieira (“Mulheres na Bíblia”), Karina Andrade (“Como a vida profissional enriquece a vida interior?”) e Marina Diniz (“A prática da Vida Interior”).

Entre tantas riquezas partilhadas, levamos em nossos corações que não devemos ter medo se assumir e exercer os dons próprios da feminilidade e colocá-los, no dom de nós mesmas, a serviço da humanidade, sem medo de servir, onde o Senhor nos chamar! Bendito seja Deus que nos fez (e faz) encontrar com Ele, nele!

Giovanna Duarte


VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

3. Missionários Campus Fidei participaram da celebração de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios. 

“Passam os dias, os anos, os séculos, mas não passa este gesto santíssimo no qual Jesus condensou todo o seu Evangelho de amor. Ele não deixa de se oferecer a si mesmo, Cordeiro imolado e ressuscitado, para a salvação do mundo. Com este memorial a Igreja responde ao mandamento da Palavra de Deus, que também hoje ouvimos na primeira Leitura: ´Recorda-te… Não te esqueças´ (cf. Dt 8, 2.14).” (Homilia de São João Paulo II em 30/05/2002)

No dia 31 de maio, diversos missionários e vocacionados Campus Fidei participaram da celebração de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. A missa foi celebrada por nosso Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar, seguida da procissão com o Santíssimo.

Tal manifestação pública de fé e gratidão por tamanho dom tem origem nas inspirações confiadas por Deus à Santa Juliana de Mont Cornillone, que as confidenciou ao Papa Urbano IV (na época das confidências ainda não era Papa), tendo este instituído a Festa de Corpus Christi em 11/08/1264 (por meio da Bula “Transiturus”).

A nós, missionários e vocacionados Campus Fidei, não caberia outra resposta senão corresponder a mais esse apelo divino de amor (o Amor que quer ser amado e amar). A participação então na celebração de Corpus Christi foi verdadeira ocasião de encontro, verdadeira ocasião de vivência comunitária do Princípio da Vida Interior, em unidade com a Santa Igreja.

Isabela Lopes


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

4. Expressar o Belo de Deus: atividades  missionárias do Campus Fidei no mês de maio.

O mês de maio se encerrou e mais uma vez os missionários Campus Fidei tiveram a graça de ser para que assim pudessem formar o Seu povo confiado a nós! Vem apressadamente (como Nossa Mãe Maria!) conferir as diversas atividades que os missionários tiveram a graça de dar o seu sim, a serviço do Nosso Bom Deus e de Sua Santa Igreja!

  • Logo no dia 1º de maio, os missionários Guilherme Guimarães e Danilo Luiz  partilharam com os crismandos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim da Imaculada, na Cidade Ocidental/GO (Céu Azul), sobre os temas: “A Palavra de Deus e a Eucaristia sustentam a vida dos discípulos” e “Domingo: Dia do Senhor”, respectivamente;
  • Ainda no dia 1º, a missionária Layane Gaia formou a juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Samambaia/DF), sobre o tema: “Teologia do Corpo”; 
  • No dia 5, o missionário Pedro Payne tratou sobre o tema “Vida de Oração”, com a Catequese da Paróquia São José em Taguatinga/DF; 
  • No dia 11, ocorreu o Encontro Catequético sobre a Doutrina Social da Igreja no Instituto Campus Fidei (Jardim Botânico/DF), com os seguintes temas e formadores: “Os princípios da DSI: bem comum, solidariedade e subsidiariedade”, com a missionária Maria Augusta Viegas; “A pessoa humana: única e infinitamente valiosa”, com a missionária Alexandra Araújo; “O trabalho humano: vocação e profissão”, com o missionário João Marcos Rodrigues; e “Família: fundamento da sociedade”, com o missionário Guilherme Guimarães;
  • Seguindo para o dia 13 de maio, a missionária Laise Abreu formou os presentes na Festa do Divino Espírito Santo, sobre o tema: “Espírito Santo de coragem”, na Paróquia São Vicente de Paulo (Planaltina/GO), e no dia 27 do mesmo mês, partilhou com a Pastoral Familiar sobre o tema: “Teologia do Corpo: relação do amor esponsal e carnal”, na Capela Nossa Senhora Aparecida (Taguatinga/DF);
  • Nos dias 17 e 24 de maio, as missionárias Monique Mourão e Layane Amorim trataram dos temas “Introdução à Teologia do Corpo” e “As Palavras de Cristo sobre o matrimônio”, respectivamente, de forma remota, na Escola de Formação de Casais;
  • Ainda no dia 24 de maio, a missionária Bruna Aragão formou os jovens presentes no retiro do Grupo Recomeçar sobre o tema: “O privilégio de participar de uma vigília”, no Colégio Everest (Lago Sul/DF);
  • E por fim, mas não menos importante, no dia 26 de maio, a missionária Monique Mourão formou as mulheres que participaram do Aprofundamento para as mulheres no Instituto Campus Fidei (Jardim Botânico/DF), sobre o tema: “O que significa ser verdadeiramente submissa?”.

Ufa! Mas não paramos por aí! Tivemos o lançamento de dois novos episódios do nosso Podcast preferido: o Podcast Campus Fidei! Com os seguintes temas e participantes: “Como ser um bom padrinho”, com a missionária Paula Vieira como âncora e com a participação dos missionários Henrique Sales, Bruna Aragão e Taysa Brasil; “Vida Financeira e Fé”, com o casal Rafael Gaia (âncora) e sua esposa Layane Gaia e o casal de esposos convidados (vocacionados Campus Fidei) Laiza Leal e Vinicius Vieira.

Não deixe de conferir também os textos lançados no nosso Blog Campus Fidei: todos os meses os nossos missionários estão empenhados em trazer uma riqueza de conteúdo autoral, bem como textos traduzidos. Ora, sem desculpas para o exercício da Vida Intelectual, hein?!

Bendigamos ao Senhor por mais um mês recheado de atividades missionárias, pois até aqui Ele nos acompanhou! 

Thais Barros


0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.