Informativo Campus Fidei – 04/2023

VIDA INTELECTUAL (CONHECER)

1. O Instituto Campus Fidei recebe novas famílias no novo Grupo de Estudo YOUFAMILY em um dia de Aprofundamento.

No dia 26 de março, aconteceu no Instituto Campus Fidei o Aprofundamento para os casais de esposos do novo Grupo de Estudo YOUFAMILY (2023/2024). Foram 17 casais que se reuniram para receber diversas formações sobre a vivência matrimonial e familiar. O Aprofundamento marcou o início das atividades do novo Grupo de Estudo.

Os casais se reunirão mensalmente no Instituto Campus Fidei, no primeiro domingo de cada mês para, juntos, conhecerem, encontrarem, partilharem e expressarem “as riquezas da nossa fé”. Além da reunião mensal, o grupo se dividirá em grupos menores (grupos de partilha), também mensalmente. E, fechando o tripé da dinâmica formativa do YOUFAMILY, cada casal também fará um momento de partilha e oração a dois, conforme o cronograma estabelecido.

Nesse dia, tivemos a graça de ter a santa missa celebrada pelo Pe. Dávide Raia (um dos formadores do dia de Aprofundamento – foto acima), que nos falou com propriedade, encerrando as atividades do dia. À frente do novo Grupo de Estudo estão os casais missionários Tiago e Ludmila Giacone e Reno e Isabela Lopes. Que juntos esses casais de esposos possam expressar as palavras do Papa Francisco: “A família que vive a alegria da fé comunica espontaneamente, é sal da terra e luz do mundo” (Missa do 5º Encontro Mundial para as Famílias).

Isabela Lopes


VIDA INTERIOR (ENCONTRAR)

2. A alegria de um é a alegria de todos: a Rede de Missão Campus Fidei se alegra com o batizado de Catarina, Clarice e Santiago.

O anúncio de uma nova gestação é sempre motivo de muita alegria para todo o Campus Fidei! E o que dizer do santo dia do batizado dos nossos pequenos? Dia em que se tornam parte do Corpo Místico de Cristo, tomando posse de sua herança como filhos de Nosso Senhor! No mês de março, essa graça foi tripla: tivemos o batizado de Catarina, Santiago e Clarice!

No dia 12 de março, aconteceu o batizado de Catarina (foto acima), filha da missionária Amanda Leal. O batismo foi celebrado pelo Pe. Bruno Miranda, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Frutal/MG (cidade natal da missionária). Amanda relatou como só conseguia pensar que o céu estava aberto em graças diante do batizado de sua filha e em como Nosso Senhor sempre age com imensa misericórdia para com cada um de nós!

E as graças do mês de março não pararam por aí! No dia do Glorioso São José, dia 19 de março, nossa Igreja também recebeu mais dois pequenos missionários (foto acima), a Clarice (filha dos missionários Rodrigo e Monique Mourão) e o Santiago (filho dos missionários Gabriel Dias e Débora Carvalho). O batizado dos dois pequenos foi celebrado em conjunto, na santa missa na Capela do Instituto Campus Fidei, pelo nosso querido Pe. Áderson Miranda.

Nossos pequenos contarão com a ajuda e a intercessão dos seus padrinhos de batismo e de consagração: Catarina com Valiana Teodoro e Felipe de Camargo de batismo e Rafaela Menezes e Leopoldo de consagração; Clarice com Layane e Rafael Gaia de batismo e Marina Macedo de consagração; e Santiago com Paula e Bruno Olivieri de batismo e Paulo Carvalho de consagração.

Dias para ficar em nossa memória agradecida (EG n. 13): a beleza de contemplar nossos irmãos celebrando a entrada de seus filhos na Santa Igreja, louvemos a Deus! Rezemos juntos em ação de graças por cada uma dessas famílias!

Thais Barros

3. “A Igreja não pode dispensar o pulmão da oração” (EG n. 262): práticas de Vida Interior para os missionários e os vocacionados Campus Fidei.

Durante o mês de março, os membros missionários e os vocacionados da Rede de Missão Campus Fidei participaram de atividades de Vida Interior promovidas pelo Núcleo de Oração.

Conforme a agenda anual da Rede de Missão, aconteceu no dia 18, na Capela do Instituto Campus Fidei, a Adoração Eucarística Quaresmal, ocasião de contemplação, oração e adoração que são a fonte de vida deste Carisma, que nasceu aos pés da Santa Eucaristia e que hoje se faz presença viva em nossa Capela! 

Também nesse mês, deu-se início a leitura e partilhas do livro “A alma de todo apostolado”, de Dom J. B. Chautard, com os Núcleos de Formação e de Produção de Conteúdo, partilhas estas que acontecerão durante todo o ano também com os demais núcleos de serviço. 

Outra atividade promovida foi a novena dedicada a São José, realizada de forma online. São José é para nós o Tesoureiro da Surpresas de Deus e tanto faz por essa Missão e por seus missionários, pois, afinal, “Nada há em nós que não precise dos reparos de um bom carpinteiro.” 

Louvemos a Deus por esse mês de tantas partilhas e graças recebidas de nosso Bom Deus!

Giovanna Duarte


VIDA MISSIONÁRIA (EXPRESSAR)

4. Grupo de Estudo sobre a Teologia do Corpo inicia suas atividades no Instituto Campus Fidei.

No dia 18 de março, iniciamos mais um grupo de Grupo de Estudo no Campus Fidei: sobre a Teologia do Corpo de São João Paulo II. O grupo conta com 36 membros e suas reuniões serão sempre no terceiro sábado de cada mês, às 15h, no Instituto Campus Fidei. Estão na coordenação os missionários Isabel Caminada e João Marcos Rodrigues (namorados), Layane Amorim e Monique Mourão.

No primeiro dia falou-se um pouco sobre a introdução à TdC (Teologia do Corpo) e também  sobre a vida de São João Paulo II. Layane partilhou que “apesar de já ter estudado sobre a TdC, a experiência de estudar em grupo está sendo animadora, de poder partilhar e tocar na vida de cada um, ouvir a experiência de cada membro. E poder mostrar para as pessoas que a Tdc não está reduzida apenas a casais, mas sim, a toda pessoa, pois nos ajuda a esclarecer a nossa própria vida, nos ajuda a entender como pessoa, de poder refletir o porquê Deus nos deu um corpo, porque Deus quis assumir um corpo, e isso tem sido muito importante para nós”. 

Também tivemos uma breve partilha de Letícia Lemos, que integra o grupo e também está no caminho vocacional da Rede de Missão: “Apesar de nunca ter estudado a fundo a Teologia do Corpo, já conhecia um pouco sobre o assunto. Desde o primeiro contato, já me ensinou e me formou de várias formas e aspectos. Ano passado li o primeiro livro ‘Eclipse do Corpo’, livro que estamos usando para estudo. Já havia algum tempo que tinha o desejo de estudar a TdC e foi uma linda surpresa quando soube que abriria um grupo na Rede de Missão. Fico feliz de ter a oportunidade de estar no Grupo de Estudo e poder compartilhar com outros irmãos de caminhada esses belíssimos ensinamentos que nosso querido São João Paulo II nos deixou.”

Rezemos por esse novo grupo, para que Deus derrame graças abundantes na vida de todos que passarem por ele e que dê frutos conforme a Sua santa vontade!

Fabiane Cavalcante

5. Rede de Missão Campus Fidei em saída.

A cada mês o Senhor nos convida a SER e FORMAR: no mês de março tivemos muitas atividades missionárias! Preparados?

– Para começar, no dia 3, na Arquidiocese de Belém/PA, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a missionária Fabiane Cavalcante deu uma formação para os catequistas da paróquia sobre a “A vocação e missão do catequista”.

– Nos dias 4 e 5, os missionários Danilo Luiz (Iniciador da Rede de Missão), João Marcos Rodrigues, Guilherme Guimarães, Maria Augusta Viegas e Isabel Caminada estiveram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Água Fria/GO, partilhando com os casais de namorados um pouco sobre a “Teologia do Corpo”.

– Também no dia 5, os missionários Rodrigo e Monique Mourão estiveram na Paróquia São Pio de Pietrelcina (Sudoeste/DF) no retiro de crisma, partilhando sobre “Namoro Cristão”.

– No dia 11, o Iniciador Jerônimo Lauricio formou a Pastoral do Batismo da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way/DF, no Instituto Campus Fidei, sobre “A vida e missão de Jesus”.

– Também no dia 11, os missionários Pedro Payne, Taysa Brasil e Daniel Brges estiveram nas Paróquias São Pedro e São Paulo (Taguatinga/DF) e na Capela São João Paulo II (Guará/DF), falando sobre “Vocação e Santidade, o Sacramento do Batismo e a missão dos Pais e Padrinhos na Educação da Fé”.

– No dia 12, o missionário Ícaro Eustáquio esteve no Segue-me da Paróquia São José (Lúcio Costa/DF) falando sobre como servir seguindo a liturgia.

– No dia 25, Jerônimo esteve com os crismandos da Paróquia Nossa Senhora do Rodeador (Brazlândia/DF) falando sobre “Família, caminho de salvação” (foto acima).

– E, por fim, dia 26, Danilo esteve partilhando em um retiro para moças do Regnum Christi sobre como iniciar a leitura dos clássicos.

Rezemos por essas missões, para que Deus continue nos surpreendendo com sua generosidade e confiança!

Fabiane Cavalcante


5 1 votar
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.