A Graça imediata da Novena de Emergência de Madre Teresa

Se eu já tinha ouvido a palavra “novena” quando era pequena, não me recordo. Apesar de ter nascido em berço católico, eu não aprendi o que era uma novena ou como rezar uma até que eu estivesse em meus vinte e poucos anos.

Depois de ter descoberto mais sobre as novenas e os benefícios espirituais anexos a elas, tentei correr atrás do tempo perdido. Meu marido e eu fizemos uma novena perpétua a São José por anos, começando desde nosso noivado, e ainda hoje é nossa novena de cabeceira. São José jamais nos desapontou. Também alcançamos grandes graças por meio de outras novenas, tais como a novena do Peregrino, a de Santa Teresa e a da Divina Misericórdia.

Mas, às vezes, não há tempo suficiente para esperarmos nove dias por uma intenção. De vez em quando, precisamos de grandes graças quase que de forma imediata para nos auxiliar em uma situação urgente. São nesses momentos que fico muito grata por ter aprendido sobre a Novena de Emergência de Madre Teresa (também chamada de Novena Rápida ou Novena Expressa).

Madre Teresa estava sempre repleta de pedidos de oração, e ela tinha muitas intenções que desejava rapidamente elevar até Nossa Senhora. Qual solução ela encontrou para isso? Rezar uma novena de Lembrai-vos. Madre Teresa rezaria por nove vezes o Lembrai-vos seguidamente – e ela ainda acrescentou uma décima vez como força de agradecimento pelas graças recebidas.

Não consigo me recordar quando ouvi pela primeira vez algo a respeito da Novena de Emergência, mas as graças que eu recebi cada vez que a rezei foram sempre tangíveis e imediatas.

Há pouco tempo, passei por um difícil e intenso período de sofrimento em minha vida pessoal. Houve momentos em que eu não sabia como poderia enfrentar nem que fossem os próximos dez minutos, tamanho o sofrimento que eu vivia, e quanto mais a hora seguinte, o próximo dia ou semana.

Em todo esse momento, eu rezei novenas tradicionais, rosários (especialmente o Rosário das Sete Dores), e muitas outras orações. Mas naquelas circunstâncias de necessidades imediatas e quase insuportáveis, o Espírito Santo lembrou-me de recorrer à Novena de Emergência. Nove Lembrai-vos (com um décimo como agradecimento).

Já nos primeiros Lembrai-vos, eu comecei a respirar mais facilmente. Nos últimos, eu senti uma paz cada vez maior. O que foi ainda mais incrível, porém, é que sempre que eu rezei a Novena de Emergência, minhas orações foram imediatamente respondidas. Cada emergência foi resolvida. Cada oração que veio do profundo do meu coração foi escutada. Cada grito de minha agonia espiritual foi respondido.

Há muito tempo eu já tinha uma devoção por Madre Teresa, e rezar a sua Novena de Emergência é mais um meio para se sentir próxima a essa santa que eu admiro tanto. A força dessa oração não está tanto no fato de ela ter sido pensada por Madre Teresa, mas porque ela implora a ajuda da Senhora a quem Madre Teresa confiou todas as coisas.

É Maria quem nos escuta e responde em meio às nossas necessidades urgentes. É Nossa Senhora das Dores que conhece o que nossos corações estão enfrentando, e é Nossa Senhora da Consolação que virá em nosso auxílio quando implorarmos pelas graças que precisamos em momentos difíceis.

Se você se encontrar em um beco sem saída, sem nove dias ou mesmo sem nove minutos para esperar por ajuda, lembre-se que você pode recorrer à Novena de Emergência de Madre Teresa. Abaixo está a oração do Lembrai-vos para quem precisar.

E se o seu sofrimento for tão intenso e avassalador que até mesmo rezar a Novena de Emergência é pesado demais, aí vai uma oração ainda mais curta de Madre Teresa: “Maria, Mãe de Jesus, por favor, seja uma mãe para mim agora”. Talvez rezar essa pequena oração te dará a força para fazer a Novena de Emergência.

Que Nossa Senhora escute seus pedidos e interceda por você com sua imediata e superabundante graça.

Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós!

Lembrai-vos

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à vossa proteção, implorado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.

Animado eu pois com igual confiança, a vós recorro como minha Mãe, ó Virgem entre todas singular, e de vós me valho. Gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de alcançar-me o que vos rogo. Amém.

_____________

Autor: Maura Roan McKeegan

Maura Roan McKeegan é autora de diversos livros infantis premiados, e possui artigos em diversas revistas.

Fonte: Catholic Exchange

Traduzido por Tiago Veronesi Giacone Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo nos Núcleos de Comunicação e de Formação.

0 0 votos
O que você achou?
Assinar
Notifição de
0 Comentários
Feedbacks online
Ver todos os comentários
0
Deixe seu comentário no post!x
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.