Há tantas coisas que amo em ser católico: a intimidade da Eucaristia, a misericórdia incondicional oferecida por meio da Confissão e o mistério sagrado dos Sacramentos, em geral. Temos as capelas simples e as catedrais góticas, os vitrais, as obras de arte e o incenso – temos os cheiros e os sinos.
A Igreja Católica deu ao mundo meu livro favorito também, caso alguém tenha se perguntado de onde veio a Bíblia. Para ser claro, a Igreja não ‘surgiu’ da Bíblia, a Bíblia surgiu da Igreja.
Há tantas coisas que valem a pena mencionar, mas uma das partes mais legais em ser católico é a Tradição. Somos uma Igreja construída em um alicerce de 2.000 anos – com o próprio Cristo como nosso Fundador e ‘pedra angular’ (Ef 2,20; 1 Pd 2,6).
Existem muitas opiniões e ‘teorias’ da conspiração circulando sobre o próximo papa e o papado, em geral, atualmente. Sem dúvida, há um autor em algum lugar se preparando para reescrever a história, mais uma vez, em um best-seller, contando-nos tudo sobre ‘o que realmente está acontecendo’ por trás das portas fechadas durante as eleições papais.
Não preste atenção no sensacionalismo da mídia, nas teorias da conspiração, nos blogueiros descontentes ou na ignorância secular. Em vez disso, vamos apenas orar – orar para que o Espírito se mova e as almas ouçam. Ore para que a vontade do Pai seja feita, agora e para sempre.
Divirta-se com esse momento. Você está testemunhando a história.
Na verdade, aqui estão alguns fatos interessantes sobre o papado:
- A palavra papa significa ‘pai’.
- O papa é conhecido como o ‘Vigário de Jesus Cristo na Terra’. A palavra ‘vigário’ vem do termo em Latim vicarius que significa ‘substituto’.
- O papa não come em público.
- O pontificado mais longo foi provavelmente o nosso primeiro papa (Simão) Pedro, que reinou desde a Crucificação/Pentecostes até o seu martírio nos anos 60. O Papa Pio IX (1846-1878), que durou quase 32 anos, seria, tecnicamente, o segundo lugar.
- O termo Pontífice vem do termo em Latim ‘ponte’.
- O pontificado mais curto foi Estevão II (752), que durou um dia, seguido por Urbano VII, que morreu 12 dias depois de tomar posse e João Paulo I, que morreu depois de apenas 33 dias na Cátedra de Pedro (1978).
- O Papa Paulo VI foi o primeiro papa a viajar de avião.
- O papa não precisa ser um cardeal. . . ele nem precisa ser padre. Qualquer homem batizado pode ser eleito papa, na verdade, mas a última vez que os cardeais escolheram um “não cardeal” foi em 1378, quando elegeram Urbano VI. O último papa que não era sacerdote foi Leão X (1513).
- Quando alguém é eleito papa, assume um novo nome. O nome mais comumente usado é João (usado 23 vezes), seguido por Gregório e Bento (ambos usados 16 vezes). Apenas dois papas adotaram dois nomes: João Paulo I e João Paulo II.
- Até o momento, 81 papas foram canonizados. Nove papas foram beatificados.
- O papa (emérito) Bento XVI tem licença para pilotar helicóptero, mas não para dirigir um carro.
- Houve mais de 260 papas desde São Pedro. Desse número, 205 foram italianos, 19 foram franceses, 14 gregos, 8 sírios, 6 alemães, 3 africanos, 2 espanhóis, 1 austríaco, 1 palestino, 1 inglês, 1 holandês e 1 polonês (era João Paulo II).
- Nove homens diferentes detiveram o título de Papa durante o século XX.
- O primeiro papa a morar no Vaticano foi Nicolau III (1277-1280).
- Os papas mais velhos já eleitos foram Celestino III e Celestino V (ambos com 85 anos), seguido por Adriano I com 80 anos.
- Acredita-se que o papa mais jovem eleito seja Bento IX (1032), que muitos historiadores acreditam ter sido “eleito” aos 12 anos e assumiu o papado por volta dos 20 anos. Alguns dizem que o Papa João XII (aos 18 anos) era o mais jovem. Outros ainda apontam para Leão X ou Clemente VII. Tudo depende de qual ‘fonte’ histórica você ouve e quando eles foram ‘eleitos’ versus quando eles realmente assumiram o pontificado.
- O carro do papa é chamado de ‘papamóvel’. Existem pelo menos 20 papamóveis espalhados pelo mundo. A garagem do Vaticano abriga seis dos veículos de quatro toneladas. A Land Rover fabricou o primeiro papamóvel blindado em 1982, após a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II. Os papamóveis também foram fabricados pela Fiat, Renault, Peugeot, GM, Toyota e Mercedes Benz.
- O papa tem vários títulos, na verdade. Ele é:
- Bispo de Roma
- Vigário de Jesus Cristo
- Sucessor do Príncipe dos Apóstolos
- Sumo Pontífice da Igreja Universal
- Patriarca do Oeste
- Primaz da Itália
- Arcebispo e Metropolita da Província de Roma
- Soberano da Cidade do Vaticano
- Servo dos Servos de Deus
_____________
Autor: Mark Hart
Meu plano de infância era ser um Jedi. Meu plano de adolescente era estar no Saturday Night Live. O plano de Deus era me ter no ministério. Deus venceu – e estou feliz por isso.
Fonte: Life Teen
Traduzido por Angela de Oliveira – Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo no Núcleo de Comunicação, além de atualmente coordenar o Grupo de Estudo Online Santa Teresa de Calcutá.