Uma das mentiras mais perniciosas da modernidade é a de que nós teríamos sido feitos para o conforto. Todos os dias, diversas propagandas e supostos especialistas nos prometem uma vida livre de sofrimentos e de dor – desde que compremos um certo produto.
Contudo, a vida confortável que eles nos prometem é uma ilusão. Ainda que tenhamos logrado diversos avanços na ciência e na tecnologia, o sofrimento está longe de ser erradicado. Para cada problema que resolvemos, muitos outros surgem.
A vida envolve sofrimento. O que determina quem somos é o modo como respondemos a ele.
Há uma lei imutável na vida espiritual: se você não estiver crescendo, você estará lentamente morrendo. A vida espiritual não é algo automático. Ela exige esforço. E assim como nós precisamos constantemente nos alimentar e cuidar das necessidades corporais, também é necessário, num grau ainda maior, cuidar de nossa alma imortal.
Uma das maneiras mais fáceis de alcançar esse desenvolvimento espiritual é abraçando os inevitáveis sofrimentos e dificuldades da vida.
Frequentemente, acreditamos que a santidade viria facilmente para nós se estivéssemos livres de circunstâncias difíceis, de pessoas irritantes ou de compromissos terrenos. Isso simplesmente não é verdade.
Você não poderá crescer na paciência sem dificuldades para enfrentar. Você não poderá se tornar forte se nada te desafiar.
Facilidades não produzem santidade. Qualquer santidade que não for testada e provada é apenas uma ilusão. Os santos são assim constituídos na ardente forja da luta e da tribulação.
“Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações”, afirma São Tiago, “sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma” (Tg 1, 2-4).
É a resistência física e a dificuldade do treinamento que tornam alguém forte. Da mesma forma, a resistência interior encontrada nas interrupções do dia a dia, nas distrações e provações que a vida nos dá, ajuda a aumentar a fortaleza no espírito.
Todo obstáculo é uma oportunidade. Toda dificuldade é um dom. Abrace-os e se fortaleça.
Autor: Sam Guzman
FONTE: Catholic Gentleman
Traduzido por Tiago Veronesi Giacone – Membro da Rede de Missão do YOUCAT BRASIL, servindo nos Núcleos de Tradução e Formação, e também atualmente participante do Grupo de Estudo YOUFAMILY em Brasília – DF.