
Foi no dia 27 de julho de 2013, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro/RJ, que Deus inspirou o Carisma Campus Fidei, com o propósito de ser e formar uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras. E aqui estamos nós, 12 anos depois!
Desde aquele dia singular, a cada ano fazemos dele uma especial memória agradecida (cf. Evangelii Gaudium, 13). Neste ano de 2025, há ainda muito mais a celebrar. No dia 26 de julho, na Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (Asa Norte/DF), atual sede do Campus Fidei, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, presidiu a celebração Eucarística em ação de graças:

- Pelos 12 anos da inspiração do Carisma fundacional Campus Fidei.
Em 2013, Nosso Senhor inquietou o coração de Jerônimo Lauricio, chamando-o a SER discípulo missionário e a SER o “Campo da Fé de Deus”, conforme descreveu o Papa Francisco na Vigília da JMJ 2013: “o campo como lugar onde se semeia; (…) o campo como lugar de treinamento; (…) o campo como lugar de construção.”
Com a posterior implantação da sede na capital do país, Deus também inquietou um segundo coração missionário, o de Danilo Luiz. Juntos, eles FORMARAM uma rede – um srodowisko (termo utilizado por São João Paulo II) – a Rede de Missão Campus Fidei.


- Pelo reconhecimento diocesano e aprovação dos Estatutos da Associação Privada de Fiéis Campus Fidei.
Nos desígnios da providência, nos quais não existem coincidências (parafraseando São João Paulo II), quis o bom Deus que, por ocasião de seus 12 anos, esta obra crescesse “em SABEDORIA, em ESTATURA e em GRAÇA, diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52). Assim, recebeu o reconhecimento diocesano como Associação Privada de Fiéis e a aprovação de seu estatuto canônico.
E assim o Espírito Santo confirma, pela autoridade confiada à Santa Mãe Igreja, que este Carisma é autêntico, é católico, mantém comunhão eclesiástica, é via de santificação e produz frutos de eternidade!
O Decreto Canônico foi lido durante a missa, de forma solene, pelo nosso Assessor Eclesiástico, o Pe. Luciano Mattar, instituído nesse nobre ofício a pedido do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar, em 8 de abril de 2025.

- Pela renovação dos compromissos dos missionários Campus Fidei e pelo ingresso e primeiros compromissos de 8 novos missionários.
De 2013 em diante, com o passar do tempo, o Campus Fidei foi enredando novos corações missionários, preenchendo-se “de rostos e de nomes” (EG 274) sedentos por ser e formar uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras.
Em 2025, os 72 missionários enredados renovaram seus compromissos, e 8 novos membros prestaram seus primeiros compromissos, abraçando o Carisma Campus Fidei como missionários.
São eles (da esquerda para direita): Catarina Rocha; o casal de esposos Ana Isabel e Giovanni Olivieri; o casal de esposos Bruna e Gabriel Póvoa; Bruna Madureira; e o casal de esposos Laiza e Vinícius Siquara (BA).Antes éramos apenas dois, agora já somos 80 missionários enredados nesta Rede de Missão pelas Surpresas de Deus e para Sua maior glória!

De joelhos no chão, com o coração ao alto, os olhos fixos no Senhor, um sorriso nos lábios e de mãos à obra: assim devemos, cada missionário, corresponder ao divino chamado deste Carisma!
Isabela Lopes
