I – Núcleo de Formação: em setembro, as demandas de formação foram para casais. A primeira foi ministrada pelo casal Rodrigo e Monique Mourão no dia 9, com o tema “Conhecimento de si e do outro”, para os casais de noivos da Catedral Metropolitana (curso de noivos online). A segunda, no dia 26, ficou a cargo do casal Rafael e Layane Gaia (foto), que partilharam com os participantes do evento “Família sobre a Rocha” sobre o tema que deu nome ao encontro da Paróquia Catedral de Brasília.

II. A Fé Partilhada:a temporada de setembro não podia ter outra temática senão “Sagradas Escrituras”. Papel e caneta na mão para “não deixar nada cair da mesa”, pois os temas escolhidos nos convidam a avançar para águas mais profundas: “As tipologias bíblicas de Jesus Cristo”; “As tipologias bíblicas de Nossa Senhora”; e “As Sagradas Escrituras e espiritualidade”. As âncoras dessa temporada foram Maria Augusta (Mavie) e Taysa Brasil e os convidados foram Letícia Brasil, Henrique Sales, Amanda Resende, Daniel Borges, Letícia Duarte e Leandro Carlos, todos membros da Rede de Missão Campus Fidei. Confira a temporada completa no YouTube ou no Facebook!

Por Isabela Lopes

Queima de estoque na Loja Campus Fidei!

Já há bastante tempo que destinamos esforços na venda de livros, camisetas, squezzes, terços, entre outros artigos. Era o YOUCAT Shop, agora loja Campus Fidei. A renda das vendas dos produtos nunca foi o que, sozinha, nos sustentava. E, para além disso, era uma forma de aproximar as pessoas (com as quais entramos em contato em formações, por exemplo) de bons conteúdos ligados à nossa fé. Era evangelização!

Agora, a loja está encerrando suas atividades e está em queima de estoque desde setembro deste ano. E as promoções ainda estão acontecendo! Você pode conferir no link logo abaixo.

Com o anúncio da queima de estoque, várias pessoas adquiriram produtos por um preço super baratinho! Em especial, destacamos a venda providencial de todo o estoque (180 livros) dos exemplares do livro “O Tratado da Verdadeira Devoção” (São Luís Maria Grignion de Montfort) para o Frei Paulo Maria, líder da obra Fraternidade Misericórdia Materna.

A obra, tão jovem quanto a nossa, realiza suas atividades no Sol Nascente e em Minas Gerais. O Frei ficou sabendo da oportunidade e veio pessoalmente comprar os livros, levando todos os nossos exemplares em estoque. Só não levou mais porque não tínhamos mesmo! Essa venda providencial rendeu uma partilha riquíssima: assim como o Campus Fidei, eles têm o ensino e o enraizamento da fé como princípio básico de sua família eclesial.

Esse foi um dos casos que Deus nos permitiu tocar, mas muitos outros também foram canal da providência nos ajudando com a compra de produtos pessoalmente ou de forma online. Agradecemos a todos e aproveitamos para dizer que ainda temos alguns produtos para serem vendidos, aproveite você também!

Por Amanda Leal

“A alegria de um é a alegria de todos”: batizado de Sofia, filha do casal Matheus e Mayara, missionários Campus Fidei.

No dia 18 de setembro, dia de Santa Sofia, a filha do casal Matheus e Mayara Moreira recebeu o sacramento do batismo, a marca indelével de filha de Deus! Diante de tamanha graça, não podia ser diferente: foi um dia de muita alegria para toda a Rede de Missão Campus Fidei.

E como “nos desígnios da Providência não existem meras coincidências” (São João Paulo II), o dia escolhido para o batismo da pequena e bela Sofia foi propiciamente o dia de seu onomástico. A celebração aconteceu na Paróquia Maria Imaculada, no Guará/DF, e contou com a presença fraterna dos membros da Rede.

Os padrinhos, que ajudarão os pais na educação de Sofia na fé, são o casal de membros da Rede de Missão Osmar Júnior e Luana Beatriz. Para a consagração à Nossa Senhora foi escolhida como madrinha a irmã da Mayara, Priscila Borges.

Rezemos pela nossa pequena missionária Sofia, por seus pais e seus padrinhos!

Por Isabela Lopes

Primeira Feijoada Campus Fidei.

Momento de oração e de alegre fraternidade são características de uma comunidade cristã!

É a alegria que se vive no meio das pequenas coisas da vida quotidiana, como resposta ao amoroso convite de Deus nosso Pai: «Meu filho, se tens com quê, trata-te bem (…). Não te prives da felicidade presente» (Sir 14, 11.14).” (Evangelii Gaudium n. 4).

Assim foi para nós o dia da nossa primeira feijoada, um dia de alegria com gostinho de almoço em família! Alegria por poder reunir os membros da Rede de Missão, seus familiares e amigos, nossos colaboradores e pessoas que se fazem próximas de nós de muitas formas.

Começamos o dia com nosso Grupo de Oração mensal e, em seguida, participamos da Santa Missa na Capela do Instituto, presidida pelo Frei Layon (Mercedário). Depois do alimento da alma, cuidamos em alimentar o corpo!

E o evento foi um sucesso! Tudo estava bem preparado e saboroso para melhor atender a todos. Foi uma excelente ocasião para as pessoas nos visitarem, especialmente aqueles colaboradores que ainda não haviam conhecido nosso novo espaço físico. Foi também uma bela oportunidade de estreitar os laços fraternos.

O alimento tem dessas coisas: criar vínculo e distribuir amor!

Temos novos encontros e novas oportunidades de viver a vida fraterna comendo uma deliciosa feijoada a cada mês. Você é nosso convidado!

Por Amanda Leal

Grupo de Estudos Literários encerra o terceiro e último ciclo de estudos.

No dia 21 de setembro, encerrou-se o Grupo de Estudos Literários (GEL). Iniciado em agosto de 2019 (na época, Núcleo de Estudos Literários), o livro escolhido para a partilha no primeiro ciclo de atividades foi “A Vida Intelectual” de A. D. Sertillanges. No segundo ciclo o título eleito foi “O Trabalho Intelectual” de Jean Guitton. No terceiro e último, o Grupo partilhou da obra “A Educação da Vontade” de Jules Payot.

Vamos conferir a partilha de dois membros do Grupo?

[…] Quanto mais eu lia o livro, mais eu entendia a beleza que é ter pessoas junto comigo na busca da verdade. Poder contribuir com a formação dos nossos irmãos é uma graça de Deus […] Esse livro nos ajuda no longo processo de adequar a nossa vontade à vontade de Deus. Muitas vezes nós víamos coisas que até já sabíamos que eram importantes, mas ainda não tinham se tornado carne em nossas vidas. Percebemos que já estava mais do que na hora de transformar esses vícios em virtudes […]. Nós precisamos ter o domínio de nós mesmos e isso passa pela educação da vontade, pela nossa formação integral. Junto com todos os membros eu pude experimentar um carinho de Deus por mim e um grande desejo de continuar a minha jornada de estudos, pois sei que esse é o caminho que Deus escolheu para me colocar mais próxima Dele.” (Alexandra Araújo, coordenadora do Grupo de Estudos Literários – missionária Campus Fidei)

[…] o chamado para uma vocação intelectual, proposto pelo Padre Sertillanges em “A Vida Intelectual”, a elaboração ordenada de uma ideia, proposto por Jean Guitton em “O trabalho Intelectual” e a busca pelo controle dos nossos instintos a partir da nossa inteligência, instruído por Jules Payot em “A Educação da Vontade” ensinaram-me não só a ter essa rotina de leitura, mas a buscar cada vez mais o sentido do bom, belo e verdadeiro a partir dessas grandes obras, bem como das ricas partilhas que tivemos ao longo dessa jornada. A conquista de uma vida intelectual é um trabalho de uma vida. A cada dia que passa, desafios e alegrias vão se cruzando no nosso caminho em busca da Verdade. E o que seria isso, senão o nosso processo diário de santificação? […] Sou muito grato a Deus por ter participado do GEL […] (Henrique Sales, um dos membros do Grupo de Estudos Literários – missionário Campus Fidei)

Quanto Deus fez por meio desse Grupo de Estudos! Diante dessas partilhas tão belas, nos resta elevar o coração ao céu com muita gratidão e rezar para que esses estudos se enraízem naqueles corações e continuem frutificando.

(…) se a luta contra a preguiça e a sensualidade não é fácil, ao menos ela é possível, e o conhecimento dos nossos recursos psicológicos pode nos dar confiança. A conclusão motivada pela obra inteira é que podemos reformar nosso caráter, é que podemos nós mesmos fazer a educação da nossa própria vontade, é que com o tempo e o conhecimento das leis da nossa natureza temos a certeza de chegar a um alto domínio de nós mesmos.” (Jules Payot)

Por Letícia Brasil

Os santos padroeiros da Rede de Missão Campus Fidei.

Vivemos meses festivos! É que, em setembro e em outubro, festejamos a memória litúrgica dos nossos santos padroeiros.

Santa Teresa de Calcutá (dia 5 de setembro) e São João Paulo II (dia 22 de outubro), contemporâneos neste mundo e hoje juntos no céu, prestam seus especiais auxílios à Rede de Missão que nós somos!

Na origem desta obra, na Vigília da JMJ/2013, lá estava Teresa no discurso do Santo Padre. Se queremos, por meio desta Rede de Missão, mudar o mundo; ser construtores da Igreja de Cristo; semear o Evangelho; jogar “no seu time”; por onde começamos? Citando Madre Teresa, o Papa Francisco responde: “Por ti e por mim: respondeu ela. […] Sabia por onde começar. Hoje eu roubo a palavra a Madre Teresa e digo também a você: Começamos? Por onde? Por ti e por mim!”

Sua pedagogia (e sua incrível confiança na Divina Providência) tem lugar em nosso carisma: ser e formar! Principiando por nós mesmos, buscamos, sinceramente, primeiro ser para então formar.

Enraizados na fé, queremos viver o que aprendemos e dar testemunho da verdade nos nossos principais campos de missão: juventude e família, lugar do amor humano. Campos preciosos demais para São João Paulo II, aos quais dedicou sua vida.

Apaixonado pelo amor humano, ocupou-se de conhecê-lo muito bem, encontrá-lo sempre, partilhá-lo com todos que pôde e expressá-lo ao mundo inteiro. Lutava para que a humanidade conhecesse e vivesse conforme a dignidade dos filhos de Deus, revelando tudo que se opunha a essa realidade.

E não é isso que se propõe a fazer esta Rede de Missão?

Vamos trilhando o mesmo caminho de nossos santos amigos, comunicando a fé autêntica que da Igreja recebemos. Afinal, “Para que os homens possam realizar este ‘encontro’ com Cristo, Deus quis a sua Igreja.” (São João Paulo II)

São João Paulo II e Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós e por toda a Rede de Missão Campus Fidei.

Por Reno Lopes

Gostaria de falar conosco?

Estamos disponíveis pelo  (61) 98253-2310

Abrir no WhatsApp