I – Formações internas: a partir da homilia de Dom José Aparecido no dia 4 de setembro deste ano (Missa de inauguração do Instituto Campus Fidei), o Núcleo de Formação preparou uma série de formações para os membros da Rede de Missão. É o carisma de ser e formar se enraizando em nós. Os formadores responsáveis foram Daniel Borges, Leandro Carlos, Mario Saturnino e Taysa Brasil.

II – Formações externas: seguindo a todo vapor, a Rede de Missão Campus Fidei passou por muitos lugares no mês de outubro. A começar pela internet, foi ministrado o curso sobre “São José: o Guardião do Redentor”, em parceria com a Escola de Formação do Vicariato Centro, com os missionários Alexandra Araújo, Leandro e Amanda Leal. Presencialmente, os missionários Campus Fidei Rafael Gaia, Gabriel Dias, Maria Augusta, Letícia Brasil, Jerônimo Lauricio, Tiago Giacone e Taysa estiveram levando a Boa Nova na Paróquia São Pio (Sudoeste), Paróquia Santa Teresinha (Cruzeiro Novo), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês (Asa Sul), na Paróquia São Pedro de Alcântara (Lago Sul), no Instituto São Boaventura (Asa Norte) e na Paróquia Santa Maria dos Pobres (Paranoá).

III – A Fé Partilhada: a edição de outubro ficou sob o comando dos missionários Campus Fidei Monique Mourão e Guilherme Guimarães e trouxe convidados especiais para partilhar sobre os temas “Beleza, Bondade e Verdade”; “Deus e as Artes”; e “Deus e a Ciência”. Do primeiro episódio participou a missionária Angela Oliveira e a convidada Angela Ferreira; do segundo participou o missionário Bruno Olivieri e o casal convidado Vinícius e Laila Sousa; e o terceiro contou com a participação da missionária Ludmila Giacone e o convidado Diácono Áderson Miranda. Perdeu algum episódio? Acesse o link abaixo e fique por dentro!

Por Isabela Lopes

Dia de vida interior e de vida fraterna na Rede de Missão Campus Fidei: confira as atividades do terceiro domingo no Instituto Campus Fidei.

Dia 17 de outubro, terceiro domingo do mês, tivemos nosso costumeiro encontro marcado com membros e colaboradores da Missão!

Primeiro, já sabemos, é ocasião de vida interior vivida comunitariamente, num só coração. É dia de Grupo de Oração mensal e de Santa Missa na Rede de Missão!

Os membros dessa obra se reuniram na Capela do Instituto para dar graças a Deus por cada bem que Ele nos concedeu no mês que passou (e são sempre muitos e generosos) e apresentar a Ele nossas súplicas para o mês que começava. Agora, assumimos para o Campus Fidei a segura via da Liturgia da Horas, que “é verdadeiramente a voz da própria esposa que fala com o esposo, e é até a oração de Cristo, com seu corpo, ao Pai” (CIC 1174), como ensina a Santa Mãe Igreja.

Do Ofício Divino rezamos a oração das Laudes, assim nos preparando para o que de melhor sucederia logo em seguida: a Santa Missa. Celebrada por Frei Layon, que já é fiel amigo desta obra, ali nos encontramos – membros, familiares, amigos e colaboradores – ao redor de Jesus Eucarístico, Senhor desta Missão!

Como também de pão vive o homem, permanecemos juntos para comer uma deliciosa feijoada, santo pretexto para vivermos um momento de vida fraterna. É bom receber em casa pessoas tão especiais para nós e partilhar de suas companhias!

Feita com cuidado e carinho para todos, a feijoada é também meio de arrecadação de fundos para custeio das necessidades materiais da Rede de Missão, que não são poucas.

A você que esteve conosco nesse dia, obrigado por sua presença fraterna e ajuda material. Deus lhe retribua com o cêntuplo!

Por Reno Lopes

Primeiro aprofundamento no Instituto Campus Fidei é dedicado à formação de noivos.

“A complexa realidade social e os desafios, que a família é chamada a enfrentar atualmente, exigem um empenhamento maior de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos para o matrimônio.” (Amoris Laetitia, n. 206)

Ciente dessa responsabilidade, a Rede de Missão promoveu, nos dias 23 e 24 de outubro, o Primeiro Aprofundamento ministrado no Instituto Campus Fidei. Foi o primeiro de muitos, se assim Deus permitir!

Nós começamos essa nova iniciativa assistindo aos noivos em suas necessidades de formação. Do encontro participaram 13 casais, animados pelo sincero desejo de saber mais sobre si mesmos, sobre aqueles a quem desejam receber como esposos e sobre o plano de amor de Deus para o matrimônio e para a família.

Naqueles dois dias de aprofundamento, aqueles casais mergulharam mais profundamente nos mistérios do Plano Criador de Deus e do Plano Redentor de Cristo, que iluminam e significam o sacramento para o qual se preparam. Ao todo, foram 9 formações sobre amor humano; masculinidade e feminilidade; matrimônio e família; espiritualidade conjugal e familiar; e geração e educação dos filhos.

As formações foram dadas por missionários Campus Fidei e por convidados especiais: o casal de esposos Vinicius e Laila Sousa, Pe. Fernando Gonçalves, Diácono Áderson Miranda e Pe. Daniel Campos.

No fim de semana de aprofundamento também tivemos a Santa Missa, celebrada nos dois dias de encontro. No sábado celebrou o Pe. Arnaldo Henrique e no domingo celebrou o Frei Layon Rogers.

E que grande alegria poder partilhar com cada um daqueles irmãos as belezas do Amor e da Verdade! Grande alegria foi também poder receber o precioso dom de suas partilhas e testemunhos ao final do encontro.

Rezemos para que a semente lançada encontre terra boa nos corações de cada um daqueles filhos do Pai, nossos irmãos, para que em suas vidas se cumpra o maravilhoso plano de amor de Deus!

Por Reno Lopes

Primeira Festa das Crianças do Instituto Campus Fidei.

”Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se assemelham a elas.” (Mt 19,14)

No dia 31 de outubro, a Rede de Missão Campus Fidei proporcionou um momento de vida fraterna dedicado às crianças, frutos das famílias que foram confiadas ao nosso carisma de ser e formar uma geração mais enraizada na fé e fecunda em boas obras.

A Providência Divina permitiu que realizássemos a Festa das Crianças na proximidade da Solenidade de Todos os Santos, oportunidade em que elas se caracterizaram de santos e participaram de um desfile com direito à análise de jurados e premiações. Os seus pais não mediram esforços e capricharam na caracterização dos pequeninos. A beleza e o encanto de cada um desses santinhos abrilhantaram nossa festa.

Além do desfile, foram preparados momentos de entretenimento para nossas crianças, que se envolveram com atividades de musicalização infantil e se divertiram na brinquedoteca.

Tudo isso foi um vislumbre do ardente desejo desta Rede de Missão de, nos anos seguintes, realizar essa festa em maior escala e levar a outras tantas famílias a mesma oportunidade de bem viver e dignificar esse dia festivo.

A oportunidade de estarmos rodeados por esses “pequenos grandes santos” nos relembra o convite que o Senhor faz a cada um de nós: “sede santos, porque Eu sou santo” (1 Ped 1,16).

Irmãos, sigamos firmes essa chamada à santidade e, como bem afirma o Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate, tenhamos a certeza de que os santos nos encorajam e nos acompanham nessa caminhada.

Por Letícia Brasil

Gostaria de falar conosco?

Estamos disponíveis pelo  (61) 98253-2310

Abrir no WhatsApp