As atividades missionárias da Rede de Missão estão a todo vapor!

Uma vida cheia de serviço ao próximo alegra o nosso coração e, com a graça de Deus, assim podemos tocar o coração dos outros.

I. No dia 6 de maio, Jerônimo Lauricio pôde partilhar com a Juventude da Arquidiocede de Recife e Olinda sobre o tema “O caminho da Juventude na ótica do YOUCAT e da Christus Vivit”. O missionário alcançou corações lá de longe e isso foi possível graças à transmição on-linevia YouTube. E como nenhum de nós jamais deve estar sozinho na missão que somos, Jerônimo contou com a companhia fraterna e fiel intercessão de Taysa Brasil e Mário Saturnino, também missionários Campus Fidei.

II. Também no dia 17 de maio o ambiente virtual se fez presente como veículo de evangelização, mas desta vez em formato de podcast. Alexandra Araújo e Amanda Leal participaram de um episódio do podcast“Gotas de Fidelidade”, da Comunidade Católica Fidelidade da Cruz, sobre a Rede de Missão Campus Fidei. Atendendo a um convite de Abílio Gonçalves, que dá suporte à galera da Comunidade e apresenta o podcast, Alexandra e Amanda falaram de nossa origem, do carisma, dos projetos, da transição do nome YOUCAT para Campus Fidei e de como Deus inspira essa obra nos corações que a compõem! Ah, Abílio é colaborador da Rede de Missão e foi membro do primeiro Grupo de Estudo YOUCAT, um amigo da Missão. Se quiser conferir o episódio acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=qYO_fsWSfho

III. No dia 30 de maio, foi a vez de Layane Amorim formar as almas em um retiro online promovido pelo movimento Escalada aqui em Brasília/DF. Ela falou àqueles jovens sobre “São José, o Pai de Jesus” a partir dos ensinamentos da Carta Apostólica Patris Corde, do Santo Padre o Papa Francisco. Nessa missão, contou com a companhia de Lorrane Lorençone (missionária Campus Fidei) e Aline Li (em acompanhamento de discernimento para ingresso na Rede de Missão).

IV. Outra iniciativa de formação mensal promovida pela Rede de Missão, esta destinada especialmente aos membros desta obra (agora extensível aos membros de Grupos de Estudo), são os Grupos de Estudo Temáticos do Núcleo de Formação. São 3 áreas temáticas: Teologia do Corpo, Catecismo da Igreja Católica e História da Igreja. Nesse mês, os assuntos estudados por cada grupo foram, respectivamente, “Castidade”, “A oração na plenitude dos tempos e no tempo da Igreja” (estudando a quarta parte do catecismo que se dedica a oração) e, para introduzir o novo bloco de estudos de História da Igreja sobre a Inquisição, o documento da Comissão Teológica Internacional, assinado por Joseph Ratzinger (Papa Emérito Bento XVI), intitulado “Memória e Reconciliação: a Igreja e as culpas do passado.”

V. E se você já nos acompanha no Instagram da Rede de Missão @campus_fidei,já percebeu que as coisas andam bem movimentadas por lá. Estabelecemos uma rotina de postagens e, desde então, feed, stories, interações etc. seguem animados. Isso tudo é de extrema importância para nós e para quem nos acompanha! Aquilo que todos os dias fazemos, fazemos com muitas mãos. A cada dia da semana há um missionário responsável pela gestão do conteúdo e interação com os seguidores do perfil. Ainda assim, todas essas pessoas falam uma mesma linguagem: nosso carisma e nosso DNA. Contamos também com uma equipe que se ocupa da produção dos textos que serão postados no feed e das belíssimas artes que são publicadas na mídia social. De verdade, esse ambiente virtual nos chama a ser cada vez mais ousados, mais criativos e mais corajosos para viver e anunciar o Evangelho. Convidamos você a visitar o nosso perfil. E se liga, todo domingo tem um Quiz para colocar em “prova” todo o aprendizado da semana. Não fique de fora!

Por Amanda Leal

Grupo de Oração do mês de maio.

Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles” (Mt 18,20).

Reunidos em nome do Senhor, no dia 16 de maio realizamos mais um Grupo de Oração da Rede de Missão Campus Fidei. A atividade aconteceu de forma presencial e virtual para os missionários da Rede, bem como para os irmãos que fazem o caminho de discernimento para ingresso nesta obra.

O Núcleo de Oração iniciou o momento apresentando as intenções pelas quais estivemos em oração durante o mês, bem como os motivos de ação de graças. Em seguida, rezamos juntos o santo terço, contemplando os mistérios gloriosos. Logo após, Monique Mourão conduziu a meditação sobre “São José: o trabalho expressão do amor”; tema inspirado na Exortação Apostólica Redemptoris Custos (n. 22 e 24).

Na meditação, Monique falou sobre a importância de olhar para o trabalho como oportunidade de darmos o dom de nossas vidas, o máximo de nós, exprimindo o amor. Nos exortou que essa doação por meio do trabalho foi uma grande virtude de São José e que, diariamente, devemos pedir a Deus que nos conceda a virtude da laboriosidade, a exemplo dele.

Para finalizar o Grupo de Oração, Amanda Leal testemunhou (princípio partilhar) o que Deus tem feito no seu ser e formar na Rede de Missão Campus Fidei. A missionária atualmente mora em São Paulo/SP, mas já teve a oportunidade de residir em Brasília/DF e destacou que essa foi uma grande graça, pois nesse período, além de servir presencialmente, encontrou uma valiosa rede de apoio. Enfatizou que as formações que recebeu ao longo desses anos de serviço foram um divisor de águas em sua vida e lhes deram a oportunidade de colher muitos frutos em diversos aspectos de sua vida.

Por Letícia Brasil

Mais uma família formada no seio da Rede de Missão Campus Fidei: Bruno e Paula recebem o sacramento do matrimônio.

No dia 29 de maio de 2021, Paula e Bruno Olivieri, missionários da Rede de Missão, se uniram em matrimônio. Pela nova família formada, fruto do Grupo de Estudo DATING São Judas Tadeu (2019-2020), não há outro sentimento senão o de genuína alegria por essa santa união conjugal. Afinal, para nós, “a alegria de um é a alegria de todos”!

A princípio, essa não foi a data que os esposos haviam escolhido para se casarem. Devido a pandemia da COVID-19, o casal discerniu pela mudança de data de seu casamento e Nosso Senhor não deixou de surpreendê-los. Os esposos abraçaram o sacramento do matrimônio na mesma data em que se celebra o dia de São Paulo VI, Papa que, por meio da Carta Encíclica Humanae Vitae, nos ensinou sobre a dignidade do amor conjugal e o valor da vida humana.

Que grande presente Paula e Bruno receberam de Deus! Afinal, como bem dizia nosso padroeiro São João Paulo II: “nos desígnios da Providência não existem meras coincidências”.

Rezemos uma Ave-Maria por essa nova família!

Por Letícia Brasil

Acampamento Wojtyla.

Era costume do padre Wojtyla (São João Paulo II) estar com os jovens, ser um com eles na vida fraterna. Promovia sempre ocasiões que lhe permitisse conviver com a juventude da universidade em que dava aulas e todos amavam estar com ele. Era sua Srodowisko, uma rede de convivência, uma rede de missão.

Aquele padre tinha um coração sempre jovem e um vigor de corpo e alma que contagiava a todos. Acampavam juntos, esquiavam juntos, subiam as montanhas e, mais que tudo, partilhavam o dom de si mesmos.

Inspirados pelo exemplo de São João Paulo II, Jerônimo e Danilo, missionários iniciadores da Rede de Missão Campus Fidei, unidos a outros sete jovens rapazes do Grupo de Estudo DATING São Pio, promoveram o Acampamento Wojtyla.

Nos dias 30 de abril e 1 e 2 de maio deste ano, seguindo os passos de nosso patrono, foram juntos acampar numa propriedade rural nos arredores de Brasília/DF. Oportunidade única e autêntica de vida fraterna!

Longe das distrações e dos afazeres quotidianos da típica vida na cidade, esses irmãos conviveram fraternalmente, conheceram-se melhor e partilharam tudo o que puderam, num estilo de vida todo diferente. Andaram a cavalo, pescaram juntos, brincaram o quanto puderam. Foi uma diversão só, visível em cada foto que mandaram.

Mais que isso! Foi ocasião de se dar a conhecer, de sair de si, dedicar tempo ao outro, de estar em comunhão com os irmãos. Ocasião de enriquecer e de ser enriquecido. Ocasião de evangelizar e se deixar evangelizar constantemente pelos outros.

É a alegria e o entusiasmo típicos da juventude, que nos fazem lembrar as seguintes palavras do Papa Bento XVI: “Amados jovens, a Igreja […] Precisa da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e confere-lhe renovado impulso.”

Por Reno Lopes

A fé partilhada: novo projeto de evangelização da Rede de Missão Campus Fidei.

Dia 10 de maio um novo projeto de evangelização da Rede de Missão Campus Fidei teve início: A fé partilhada.

“A fé partilhada” é um programa que reúne virtualmente membros da Rede para partilhar um tema da fé católica, daí a razão do nome escolhido para a iniciativa de evangelização.

O projeto propicia a vivência dos 4 princípios da Rede de Missão: os participantes conhecem e dão a conhecer um tema da fé (conhecer – vida intelectual) por meio de uma fecunda partilha entre irmãos (partilhar – vida fraterna), mas não sem o exercício da oração (encontrar – vida interior), e o fazem na doação de si mesmos ao próximo (expressar – vida missionária).

A primeira temporada do programa, não à toa, foi composta por temas marianos. À frente dessa temporada estiveram Jerônimo Lauricio e Ludmila Giacone. Da partilha no mês mariano participaram Tiago Giacone, Leandro Carlos, Letícia Duarte, Taysa Brasil, Alexandra Araújo, Amanda Leal, Monique Mourão e Amanda Resende.

A segunda temporada, iniciada dia 14 de junho, tem como tema São José. À frente dela estão Jerônimo e Tiago e, no primeiro programa dessa temporada, estiveram com eles Maria Augusta e Daniel Vieira.

O programa é exibido ao vivo às segundas-feiras no canal do Campus Fidei no YouTube e no Facebook. Fique ligado em nossas redes sociais e no grupo do Whatsapp para acompanhar tudo de perto e “não deixar nada cair da mesa”.

E se você não conseguiu acompanhar os programas passados basta acessar nossos canais e maratonar essa riqueza partilhada! Interaja conosco e compartilhe essa boa nova!

Por Isabela Lopes

CAMPUS FIDEI | NOTÍCIAS, nosso novo canal de divulgação.

A você que é missionário, amigo ou entusiasta desta Rede de Missão, anunciamos um novo canal de divulgação de nossos projetos formativos. Criamos o CAMPUS FIDEI | NOTÍCIAS, um grupo fechado no Whatsapp que pretende manter todos informados sobre todas as iniciativas de evangelização promovidas por esta obra.

Lá você receberá em primeira mão todas as novidades da Rede de Missão Campus Fidei sobre os novos livros e artigos que traduzimos; episódios do nosso Podcast e do programa A fé partilhada; as formações que ministraremos; os grupos de estudo que iniciaremos; os cursos e mini-cursos que ofereceremos e muito mais.

Para participar, basta acessar o link do grupo, fazer um cadastro simples e rápido (bastam menos de 30 segundos do seu tempo). Então você será imediatamente redirecionado para o WhatsApp. Pronto, você estará no grupo!

E não se preocupe! O CAMPUS FIDEI | NOTÍCIAS permanecerá sempre em modo adm para que só os administradores possam enviar mensagens (uma ou duas mensagens diárias). Não será um tumulto, nem atrapalhará sua rotina, mas garantirá que você fique por dentro de todos os projetos em andamento, para “não deixar nada cair da mesa”!

Não fique de fora! Acesse o link abaixo e ingresse no grupo.

Muito obrigado por confiar nesta Rede de Missão!

Por Reno Lopes

Fique por dentro das notícias!

Gostaria de falar conosco?

Estamos disponíveis pelo  (61) 98253-2310

Abrir no WhatsApp