Grupo de Oração do mês de junho.

Nós começamos a rezar acreditando que nossa própria iniciativa que nos compele a isso. Em vez disso, aprendemos que é sempre uma iniciativa de Deus dentro de nós”. (São João Paulo II, Cruzando o limiar da esperança)

No dia 20 de junho, ouvindo a voz de Deus dentro de nós, que nos chama a estarmos unidos em oração, realizamos o Grupo de Oração mensal da Rede de Missão Campus Fidei. Rezamos juntos o santo terço, com súplicas e ação de graças, e meditamos sobre o tema “São José: Patrono da Igreja do nosso tempo” (Redemptoris Custos, nº 28 a 32).

A meditação foi conduzida por Danilo Luiz, que nos ensinou que a Igreja tem inimigos externos e internos. Dentre os inimigos internos, chamou nossa atenção para dois deles: “eu e você”. Explicou que os pecados que cometemos afetam toda a Igreja e assim agimos como seus verdadeiros inimigos, porque, quando pecamos, o nosso testemunho vai embotando o testemunho do nosso irmão, servindo como pedra de tropeço. Desses perigos e males que eu e você causamos, São José defende a Santa Igreja. Ele está sempre aguardando os pedidos que fazemos em nossas orações para que assim possa atuar e defender a Igreja dos perigos que diariamente sofre. Assim, devemos sempre nos lembrar de recorrer a São José, patrono da Igreja do nosso tempo, para que a defenda contra as ciladas dos seus inimigos

Letícia Duarte finalizou o Grupo de Oração com seu testemunho sobre o que Deus tem feito no seu ser e formar na Rede de Missão Campus Fidei. Partilhou que sua maior dificuldade era sua sexualidade e que seu retorno à Igreja é fruto de uma formação sobre Teologia do Corpo, que recebeu no Summer Meeting de 2017. Contou que, desde então, sua santificação diária se dá em sua fertilidade, já que havia descoberto que muito provavelmente não poderia gerar filhos. Ainda assim, casando-se e estando abertos à vida, ela e seu esposo Davi, já na lua de mel, sentiram na carne que Deus tudo pode. Conceberam seu primeiro filho, que, no entanto, permaneceu com eles por apenas duas semanas. Isso não lhes foi, contudo, motivo de revolta, pois sabiam do pleno amor que Deus tinha por eles e reconheciam a grande graça de ter podido dar vida. Após a primeira gestação, o casal concebeu mais dois filhos: Isabel, hoje com 1 ano de idade, e um outro filho, que também permaneceu com eles poucas semanas.

Testemunhou que, para ela, a perda de dois filhos é um sinal de que talvez Deus quisesse para sua família esses intercessores no céu, para que fossem fiel auxílio na criação e proteção da “espoleta irmãzinha Isabel” aqui na terra. Também por isso mantém o costume de colocar duas rosas em seu altar doméstico, uma para cada um dos filhos que estão no céu. Por meio desse gesto, busca ensinar Isabel sobre o dom da vida e sobre a intercessão dos irmãos. Ao final, partilhou conosco uma notícia que emocionou toda a Rede de Missão: Letícia está gestando seu quarto filho!

Bendito seja Deus, que dá vida!

Rezemos uma Ave-Maria por essa família!

Por Letícia Brasil

Atividades missionárias do mês de junho.

I. No mês de junho, o Núcleo de Formação da Rede de Missão Campus Fideiconduziu na Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro, aqui da Arquidiocese de Brasília, um minicurso sobre o Catecismo da Igreja Católica. Com o tema “Aprofundamento Sobre a Vida de Oração”, o curso foi composto por quatro formações conduzidas por Jerônimo Lauricio, Monique Mourão, Layane Gaia e Ludmila Giacone, missionários da Rede de Missão, e transmitido pelo canal da Escola no YouTube (linkno final do texto). Uma jornada intensa de aulas cheias de testemunho, alegria e partilhas. Se você não pôde acompanhar ao vivo e quer conferir as aulas, é só acessar o link da playlist ao final do texto.

II. No Dia dos Namorados, o casal Maria Augusta (Mavie) e Guilherme Guimarães, membros da Rede de Missão, conduziram uma formação sobre namoro e matrimônio para o Grupo Recomeçar, na Paróquia São Pedro de Alcântara. Atendendo com coragem o pedido de formação daqueles jovens, os namorados Mavie e Guilherme se puseram a partilhar seu testemunho de namoro e tudo o que puderam aprender no Grupo de Estudo DATING do qual fizeram parte.

III. Nesse mês de junho, foi a vez de explorarmos no programa A Fé Partilhada tudo o que nos ensina a vida de São José. Os episódios foram apresentados por Jerônimo e Tiago Giacone, nossos mestres de cerimônia naquele mês, e deles participaram os convidados Mavie, Daniel Borges, Layane Amorin, Gabriel Dias, Layane Gaia e Thais de Barros. A cada semana esse time missionário trazia para nós documentos, curiosidades e aquele olhar de céu através das belezas que São José nos mostra com sua simplicidade, decisão e gestos de fé. Perdeu algum programa? Não fique triste! No nosso canal do YouTube você tem acesso à playlist com esses episódio incríveis!

IV. O mês de junho também nos rendeu lindas partilhas no Podcast Campus Fidei. E é tão bom ouvir do irmão suas experiências de vida! Isso inclui as suas dificuldades, suas lutas e, principalmente, como é viver em Deus a graça de continuar escolhendo o céu. A experiência com os episódios do Podcast carrega um pouco disso: identificar-se na simplicidade do outro e, assim, ver o extraordinário de Deus. Nesse mês foram lançados três episódios e todos estão imperdíveis. Confira! (Ep. 004 – Castidade no Namoro e no Matrimônio; Ep. 005 – um episódio bônus sobre Namoro e Vida Fraterna; e Ep. 006 – A Providência na Vida do Leigo).

Por Amanda Leal

Playlist Curso de Catecismo

Vida fraterna nos Grupos de Estudo DATING São Judas Tadeu.

Aos cristãos de todas as comunidades do mundo, quero pedir-lhes de modo especial um testemunho de comunhão fraterna, que se torne fascinante e resplandecente”. (EG 99)

Na vivência do terceiro princípio da Rede de Missão Campus Fidei (Partilhar), os casais membros dos dois Grupos de Estudo DATING São Judas Tadeu se reencontraram nos dias 12 e 26 de junho.

O primeiro Grupo de Estudo DATING, fruto do primeiro retiro de aprofundamento (2016) promovido pela Rede de Missão para casais de namorados e noivos, encerrou seu ciclo de atividades ao final de 2018. De lá até aqui muitas famílias se formaram. Os filhos vieram e com eles o enraizamento da comunhão fraterna. Neste espírito, seus membros se reencontraram mais uma vez, agora no Dia dos Namorados. É uma rede de amigos que nutrem entre si o desejo de constante encontro para que também os filhos convivam neste feliz ambiente da fecundidade fraterna. Uma nova geração que deseja ser mais enraizada na fé e fecunda em boas obras!

O terceiro Grupo de Estudo DATING, este mais recente, encerrou suas atividades em 2020. Também alguns de seus membros se reencontraram no mês passado para uma tarde de vida fraterna. Oportunidade preciosa de sadio convívio. Ocasião propícia para se fazer memória agradecida pelo encontro com o outro e pela luz da verdade recebida da Igreja durante o ciclo de estudos do Grupo.

É uma alegria contemplar os frutos dos Grupos de Estudo, ver que muitos desses casais de namorados e noivos ou agora são famílias fecundas ou se encontram a caminho do altar ou continuam namorando, mas mais enraizados na fé e fecundos em boas obras.

Por Reno Lopes

Gostaria de falar conosco?

Estamos disponíveis pelo  (61) 98253-2310

Abrir no WhatsApp