Exemplos de fé (II): a vocação e a missão de Moisés

Moisés

Esse é o segundo artigo de uma série sobre personagens das Sagradas Escrituras que nos oferecem um exemplo de fé profunda em Deus e em Sua providência. 


 

Vimos como a fé de Abraão é um modelo de obediência e confiança em Deus, a tal ponto que ele é justamente chamado pai de todos os que crêem [1].  Agora vamos olhar alguns episódios da vida de Moisés que nos darão a oportunidade de ver a fé como uma forma de comprometer-se com Deus.

De fato, toda a vida de Moisés é caracterizada como  uma resposta de fé à revelação de Deus. Assim, lemos na Carta aos Hebreus: “Foi pela fé que deixou o Egito, não temendo a cólera do rei, com tanta segurança como estivesse vendo o invisível. Foi pela fé que mandou celebrar a Páscoa e aspergir (os portais) com sangue, para que o anjo exterminador dos primogênitos poupasse os filhos de Israel. Foi pela fé que os fez atravessar o mar Vermelho, como por terreno seco, ao passo que os egípcios que se atreveram a persegui-los foram afogados[2]

Quando Deus se aproxima de nós, convidando-nos a ter fé, ele não nos diz apenas o que é verdadeiro; Ele nos oferece a Si próprio. Aceitar o dom da fé nos leva a iniciar uma jornada em direção a Deus e a nos comprometer verdadeiramente com Ele por amor. “Deus espera por você. Então, onde quer que você esteja, você deve comprometer-se a imitá-Lo e unir-Se a Ele, com alegria e amor, embora as circunstâncias possam exigir que você – ainda que permanentemente – vá contra a corrente. Deus espera por você e precisa que seja fiel” [3]

A resposta da fé traz luz a toda a nossa vida, dando-lhe um senso de missão. “A fé e o chamado cristão afetam toda a nossa existência, não apenas parte dela. Nossas relações com Deus exigem necessariamente que nos entreguemos completamente. O homem de fé vê a vida, em todas as suas dimensões, a partir de uma nova perspectiva: aquela que nos é dada por Deus” [4]. Assim, a fé ” torna-se um novo critério de compreensão e ação que muda toda a vida do homem” [5]. Ter fé e comprometer-se com Deus em uma vida de missão apostólica são os dois lados de uma mesma moeda.

Vivendo pela luz da fé

Na época do nascimento de Moisés, o faraó ordenou que todos os filhos do sexo masculino nascidos dos israelitas fossem assassinados. Pela fé, Moisés foi escondido por três meses por seus pais [6]. Esta frase sugere que a fé de seus pais fez com que eles percebessem que não era da vontade de Deus que a criança morresse, e que sua fé lhes dava forças para desobedecer ao comando do governante. Eles não tinham ideia de tudo o que dependia dessa  ação. Quando eles tiveram, como pensavam, que abandonar seu filho, a Divina Providência não apenas permitiu que eles o vissem adotado por uma princesa egípcia, mas também permitiu que sua própria mãe continuasse alimentando-o e cuidando dele [7]

Moisés

Moisés cresceu no palácio do Faraó e foi educado com todo o conhecimento dos egípcios, mas algo aconteceu que mudou sua vida radicalmente. Para defender um israelita, ele matou um egípcio e se tornou um fora da lei. Na escolha de Moisés para tomar o lado de seus irmãos israelitas, podemos ver uma decisão baseada em uma convicção de fé, na consciência de pertencer ao povo escolhido. Pela fé, Moisés, quando crescido, recusou-se a ser chamado de filho da filha de Faraó, preferindo compartilhar maus-tratos com o povo de Deus, do que desfrutar dos prazeres fugazes do pecado. Ele considerou o abuso sofrido pelo Cristo maior riqueza do que os tesouros do Egito, pois ele olhava para a recompensa [8].

À luz da fé, Moisés reconheceu que assumir para si mesmo o ódio e o desprezo sofridos pelos israelitas tinha infinitamente mais valor do que os prazeres materiais do Egito que o levariam à perdição espiritual. “Eu vou lhe dizer quais são os tesouros do homem na terra para que você não os despreze: fome, sede, calor, frio, sofrimento, desonra, pobreza, solidão, traição, calúnia, prisão …” [9]

Moisés teve que fugir do Egito para não cair nas mãos do faraó. E então ele veio para a terra de Midiã, na Península do Sinai. Pode ter parecido que suas boas intenções e sua preocupação com os prisioneiros israelitas no Egito não lhe tinham feito bem algum. No entanto, os homens não são os únicos atores na história do mundo, nem mesmo os protagonistas. Quando Moisés se instalou em seu novo país, ele poderia imaginar que agora sua vida continuaria normalmente, mas Deus saiu para encontrá-lo e revelou-lhe a missão para a qual ele havia sido escolhido desde o seu nascimento. Essa seria sua vocação e moldaria todo o seu ser. 

O chamado e a resposta de fé 

A missão de Moisés é definida dentro do contexto da história dos patriarcas. Deus, ouvindo o gemido dos filhos de Israel oprimidos no Egito, lembrou-se de sua aliança com Abraão, com Isaac e com Jacó, [10] e escolheu Moisés para libertar seu povo da escravidão. Para ser fiel à sua promessa a Abraão, o Senhor interveio novamente na história. Enquanto Moisés estava mantendo o rebanho de. . . Jetro, sacerdote de Midiã. . . o Senhor apareceu a ele em uma chama de fogo do meio de um arbusto; e ele olhou, e eis que a sarça ardia, mas não era consumida. E Moisés disse: “Vou me aproximar – disse ele consigo – para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber por que a sarça não se consome” .Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça [11]. A história da vocação de Moisés nos mostra os elementos básicos encontrados em cada chamado para seguir os planos de Deus: Deus toma a iniciativa e Se revela; Ele confia à pessoa uma missão e promete sua graça para capacitar essa pessoa a cumprir a missão.

Deus abre um caminho de maneira surpreendente e se adapta à pessoa com quem está falando. Tendo atraído a atenção de Moisés pela sarça ardente, Ele o chama pelo seu nome: “Moisés, Moisés!” [12].  A repetição de seu nome enfatiza a importância do que está acontecendo e confere certeza sobre o chamado. Toda vocação inclui essa consciência de pertencer a Deus, de estar em Suas mãos, o que leva a pessoa a estar em paz. É o que Isaías expressou em seu hino: “Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.” [13]. São Josemaria gostava de saborear essas palavras, combinando-as com a resposta de Samuel: “Ecce ego, quia vocasti me – Aqui estou, porque o Senhor me chamou!” [14]. 

O chamado de Deus traz consigo a convicção de que a vocação não é mera fantasia ou produto da imaginação. A vocação de Moisés enfatiza este segundo aspecto do chamado em mostrar como o Senhor se apresenta: Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó [15] – o mesmo em quem ancestrais haviam acreditado. Eu sou Aquele que é [16]. Todo chamado divino inclui esta iniciativa de intimidade na qual o Senhor se deixa conhecer.

Podemos achar a reação de Moisés surpreendente. Apesar de ter visto a maravilha da sarça ardente, e estando certo do que está acontecendo, ele começa a oferecer desculpas: Quem sou eu para ir a Faraó? [17].  Ele tenta fugir do que o Senhor está pedindo a ele, da missão que lhe foi confiada, porque ele está ciente de sua própria insuficiência e da dificuldade da tarefa. Sua fé ainda é fraca, mas seu medo não o leva a afastar-se da presença de Deus. Moisés fala com Deus de forma humilde e expõe suas objeções, e permite que Deus mostre seu poder e forneça um remédio para sua fraqueza.

Neste processo, Moisés experimenta pessoalmente o poder de Deus, que começa a trabalhar através dele alguns dos milagres que Moisés mais tarde demonstraria ao Faraó[18]. Assim, Moisés percebeu que suas limitações não importavam, porque o Senhor não o abandonaria; ele percebeu que seria o Senhor quem libertaria o povo do Egito. Tudo o que ele, Moisés, tinha que fazer era ser um bom instrumento. Em qualquer chamado para uma verdadeira vida cristã, Deus assegura a pessoa de Sua graça e mostra que está perto: Eu estarei sempre com você. Estas palavras são repetidas para todos aqueles que receberam uma missão difícil para o bem da humanidade [19]

Moisés

Fé e fidelidade à missão Divina

Moisés, ciente de sua missão, sempre foi guiado por sua confiança na promessa de Deus de levar o povo escolhido para a Terra Prometida, certo de que, com o Senhor, ele seria capaz de superar todas as dificuldades. “Foi pela fé que mandou celebrar a Páscoa e aspergir (os portais) com sangue, para que o anjo exterminador dos primogênitos poupasse os filhos de Israel. Foi pela fé que os fez atravessar o mar Vermelho, como por terreno seco, ao passo que os egípcios que se atreveram a persegui-los foram afogados” [20]. Mas essa fé não foi fundada unicamente em um chamado recebido no passado; pelo contrário, foi alimentada pelo simples e humilde diálogo com Deus. Deus é invisível, mas de certo modo a fé o torna visível, porque a fé é uma maneira de conhecer coisas que não podem ser vistas [21]. A fé em Deus leva a viver a vocação pessoal com todas as suas consequências.

Como a fé é uma realidade viva que precisa crescer, o diálogo com Deus nunca terminará. A oração inflama a fé e nos torna conscientes do significado vocacional da nossa própria existência. Uma vida de fé começa a se desenvolver e ela conecta a oração às coisas cotidianas e nos impele a nos entregar aos outros e a desdobrar a riqueza de nossa própria vocação no nosso dia a dia. Daí a importância de aprender a rezar e ensinar os outros a rezar. Como São Josemaria ensinou:

“Muitas coisas, sejam elas materiais, técnicas, econômicas, sociais, políticas ou culturais, quando deixadas em si mesmas, ou deixadas nas mãos daqueles que não têm a luz da fé, tornam-se formidáveis obstáculos ​​à vida sobrenatural. Eles formam uma espécie de loja fechada que é hostil à Igreja. Você, como cristão e talvez como pesquisador, escritor, cientista, político ou trabalhador, tem o dever de santificar essas coisas – como o apóstolo diz – a criação está gemendo as dores do parto, esperando a libertação dos filhos de Deus” [22]

Moisés, em suma, é particularmente um bom exemplo da relação entre fé, fidelidade e eficácia. Moisés é fiel e eficaz porque o Senhor está perto dele, e o Senhor está próximo porque Moisés não tenta escapar do olhar de Deus, mas fala francamente sobre suas próprias dúvidas, medos e fraquezas. Mesmo quando tudo parece perdido, mesmo quando as pessoas recém-resgatadas fazem para si um bezerro de ouro para adorar, a confiança de Moisés em Deus o leva a interceder pelo povo. Então seu pecado é convertido na oportunidade para um novo começo, que mostra a misericórdia de Deus ainda mais claramente [23]. Pois Deus “nunca se cansa de perdoar, mas às vezes nós cansamos de pedir perdão” [24].

A Carta aos Hebreus destaca alguns momentos excepcionais quando a fé de Moisés se destaca.. Mas nós poderíamos passar por toda a sua vida e encontrar muitos outros episódios. Ele também estava obedecendo, por exemplo, quando subiu ao monte Sinai para receber a tábua da lei e quando estabeleceu e ratificou a aliança de Deus com seu povo. O elogio mais sucinto e preciso é aquele dado no final do Deuteronômio: “Não se levantou mais em Israel profeta comparável a Moisés, com quem o Senhor conversava face a face” [25].

A vida de Moisés foi marcada por sua vocação, unida inseparavelmente à sua missão: Deus chamou Moisés para libertar seu povo e conduzi-lo, para tirá-lo daquela terra para uma terra boa e ampla, uma terra que mana leite e mel [26]. A libertação de Israel confiada a Moisés prefigura a redenção cristã, a verdadeira libertação. Cristo é aquele que, por sua morte e ressurreição, nos resgatou da profunda escravidão do pecado, abrindo o caminho para a verdadeira Terra Prometida, o Céu. O êxodo do velho é cumprido, mais do que em qualquer outro lugar, dentro do nosso coração, e consiste em responder à graça. O “homem velho” dá lugar ao “novo homem”; a antiga vida é deixada para trás e agora podemos caminhar na vida nova [27]. E esse êxodo espiritual é uma libertação total, capaz de renovar toda dimensão pessoal e social.

Se assumirmos nossa vocação e ajudarmos nossos amigos a assumirem a deles, levaremos a ação libertadora de Cristo a todos os homens e mulheres. Como o Santo Padre disse, devemos “aprender a sair de nós mesmos para ir em busca dos outros, para ir para os limites da existência” [28]Ignem veni mittere in terram, eu vim trazer fogo ao terra [29],  nosso Senhor disse, referindo-se ao seu ardente amor pela humanidade. E São Josemaria sentiu-se impelido a responder, pensando em todo o mundo: Ecce ego, aqui estou!


[1] Rm 4,11
[2] Hb 11, 27-29
[3] São Josemaria Escrivá, Forja, 51
[4] São Josemaria Escrivá, É Cristo que passa, 46
[5] Bento XVI, Motu Proprio Porta Fidei, 11 Outubro de 2011, número 6
[6] Hb 11,23
[7] Cf. Ex 2,1-10
[8] Hb 11,24-26
[9] São Josemaria Escrivá, Caminho, 194
[10] Ex 2,24
[11] Ex 3,1-4
[12] Ex 3,4
[13] Is 43,1 /
[14] São Josemaria Escrivá, Caminho, 984. Veja também o comentário sobre este tópico na edição inglesa editada por P. Rodriguez.
[15] Ex 3,6
[16] Ex 3,14
[17] Ex 3,11
[18] Cf. Ex 4,1-9
[19] Cf. Gn 28, 15; Js 1,5; etc.
[20] Hb 11, 28-29
[21] Cf. Hb 11,1
[22] São Josemaria Escrivá, Sulco, 311
[23] Ex 33, 1-17
[24] Papa Francisco, Angelus de 17/03/2013
[25] Dt 34,10
[26] Ex 3,8
[27] Cf. Rom 6,4
[28] Papa Francisco, Audiência 27/03/2013
[29] Lc 12,49

_____________

Autor: S. Ausín – J. Yaniz 

Fonte: Opus Dei 

Traduzido por  Ludmila Giacone – Membro da Rede de Missão do YOUCAT BRASIL, como Voluntária no Núcleo de Tradução, Formação, e também atualmente participante do Grupo de Estudo YOUFAMILY em Brasília – DF.


Leia também: Exemplos de Fé na Escritura: Abraão nosso pai na Fé

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.