Minhas três citações favoritas da Teologia do Corpo de São João Paulo II

Recentemente me perguntaram quais eram as minhas citações favoritas da Teologia do Corpo do Papa João Paulo II. Existem tantas pérolas que é difícil de escolher apenas algumas, mas se eu fosse forçado a escolher, estas estariam no meu top 3:

1. “O corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus, e assim ser sinal d’Ele.” (TdC 19:4)

Esse é o argumento principal de João Paulo II, o pincel com o qual ele pinta todas as suas catequeses sobre o corpo. Nós não podemos ver as realidades espiritual e divina. Por definição, elas são invisíveis. Mas o corpo as torna visíveis. Se nós vemos o corpo corretamente, o que nós vemos é a história divina e espiritual sendo contada. O que é essa história? Em uma palavra – comunhão. O corpo do homem não tem sentido em si mesmo. Nem o corpo da mulher. Mas vistos à luz um do outro, nós descobrimos o glorioso chamado a uma comunhão que gera vida. E esse é um sinal da vida interior de Deus. O que nos leva a minha segunda citação favorita.

2. “Podemos então deduzir que o homem se tornou “imagem e semelhança” de Deus não só mediante a própria humanidade, mas ainda mediante a comunhão de pessoas, que o homem e a mulher formam desde o princípio. A função da imagem está em espelhar aquele que é o modelo, reproduzir o seu protótipo. O homem torna-se imagem de Deus não tanto no momento da solidão quanto no momento da comunhão.” Isto “constitui mesmo talvez o aspecto teológico mais profundo de tudo o que se pode dizer acerca do homem. […]Sobre tudo isto, desde o princípio, desceu a bênção da fecundidade, unida à procriação humana.” (TdC 9:3)

Aqui João Paulo II apresenta um importante e dramático desenvolvimento no pensamento católico. Tradicionalmente, os teólogos disseram que nós somos imagem de Deus como indivíduos, por meio da nossa alma. Isso é certamente verdade. Mas São João Paulo II leva isso um passo adiante. Ainda que ele nunca tenha alinhado marido, esposa e os filhos com Pessoas específicas da Trindade, ele afirma que a comunhão de vida do homem e da mulher em “uma só carne” é destinada a ser imagem da vida interior de Deus. Surpreendente. Muitas vezes a nossa noção de sexo foi jogada na sarjeta. João Paulo II, ao expor nossa sexualidade à luz purificante do plano original de Deus, eleva nossa sexualidade a alturas inimagináveis. E isso nos leva a minha terceira citação favorita…

3. “O ethos cristão é caracterizado por uma transformação da consciência e das atitudes da pessoa humana, quer do homem quer da mulher, tal que manifeste e realize o valor do corpo e do sexo, segundo o desígnio original do Criador.” (TdC 45:3)

A palavra “ethos” se refere a orientação interior dos nossos corações – o que nos atrai, o que nos repele. Todos nós, por causa do pecado original, precisamos de reorientação sexual para podermos recuperar o plano original de Deus para os nossos desejos sexuais. No princípio, antes do pecado, o desejo sexual era experimentando como nada além do desejo de viver e amar divinamente, à imagem de Deus. Nem precisa falar que esse não é o jeito que nós experimentamos o desejo sexual após a queda. Como essa citação deixa abundantemente claro, viver uma vida Cristã não é uma questão de reprimir nossos desejos, mas de redimi-los. E existe um poder real fluindo da morte e ressurreição de Cristo para redimir nossa sexualidade! Se nós continuamente permitirmos nossos desejos egoístas e concupiscentes serem crucificados, Ele vai continuamente levantar em nós um eros redimido que nos capacita a viver e amar à imagem de Deus. Senhor, nos ensine o caminho dessa transformação interior!

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Autor: Christopher West

Fonte: TOB Institute

Traduzido por Angela de Oliveira – Membro da Rede de Missão Campus Fidei.

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